A Gran Partenza, abertura do Giro 2022, está acontecendo na Hungria e a segunda etapa foi uma curta, porém intensa crono na capital Budapeste. Como a milenar cidade húngara, durante a história, uma crono em grandes voltas abriga diversas batalhas dentro de si.

Há a briga pela etapa, pela Classificação Geral, do Líder para manter a Camisa, dos contrarrelogistas contra os escaladores, a disputa pela Camisa de Jovem…algumas às vezes se confundem. E em duas delas, o mesmo ciclista saiu vencedor hoje. Mas chegaremos lá.

Uma prova curta, de apenas 9 km com muitas curvas e uma subida final dura exigia perícia e precisão dos ciclistas. A briga pela vitória no dia começou cedo, com Edoardo Affini (Jumbo-Visma) estabelecendo uma boa marca: 12m10s, a uma média de 45km/h. O ciclista Italiano liderou por um bom tempo, até que Lennard Kamna (Bora Hansgrohe) foi 3 segundos mais rápido. Ele esteve na briga pela vitória no dia anterior e novamente se apresentou para o combate.

Os principais nomes a brigar pela Classificação Geral começaram a largar e entre eles, um novo nome, Thyman Arensman (Team DSM) conseguiu um bom resultado, ficando apenas a 1s de Kamna. Não daria pra vencer a etapa, mas no jogo principal, era um bom resultado. Arensman também poderia vestir a Camisa Branca, de líder entre jovens, que estava com Biniam Girmay (Intermarché), segundo colocado na etapa de ontem.

Disse que Arensman poderia, não fosse outro jovem talento que é Campeão Italiano e cunhado de um certo Filippo Ganna. Matteo Sobrero (Bike Exchange) não só foi mais rápido que o ciclista da DSM, mas também estabeleceu o novo melhor tempo com 12m03s a 45,792km/h. Sobrero era o novo Líder da etapa mas alguns especialistas e nomes para a Geral ameaçavam.

Pouco tempo depois, largaram dois homens da Jumbo: Dumoulin e Tobias Foss. O Norueguês passou perto, fez uma crono excelente e ultrapassou o Líder da Movistar pela Geral, Ivan Ramiro Sosa, que não foi bem. Um golpe na moral do rival Colombiano, que pode ajudar ao Líder da Jumbo, Dumoulin. Como dito, as batalhas se misturam dentro de uma grande volta. Apesar disso, Foss não bateu o tempo de Sobrero mas foi o segundo mais rápido até então.

Dumoulin, no entanto, voou e estabeleceu o melhor tempo como quem diz aos rivais “estou de volta e vim para vencer”. Mas essa impressão durou pouco, por que não muito tempo depois, Simon Yates (Bike Exchange) trucidou o tempo e se isolou como novo líder. Misturando as brigas pela Camisa Rosa e a vitória na Etapa. Outros favoritos como Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), João Almeida (UAE Team) e Pello Bilbao (Bahrain) ainda largaram depois, mas sem ameaçar a vitória de Yates, apenas limitando as perdas.

Já fiz alguns TT bons e ruins antes. Esse é o melhor com certeza. Trabalhamos muito em nosso equipamento e minha posição. É tarefa de Marco Pinotti e estou muito feliz por ele porque ele coloca muito. Não estou surpreso que Mathieu van der Poel tenha sido muito rápido. Estou surpreso por estar na frente dele, especialmente com a forma que ele mostrou ontem. Estou em êxtase por ter ganhado tempo hoje, mas não olharia muito para as diferenças de tempo de hoje pessoalmente. Será uma corrida muito diferente a partir de agora. Fiquei surpreso hoje que tantos Húngaros gostam de ciclismo. É bom ver!” – Simon Yates

O último a largar também foi a maior ameaça. Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) veio para engatar a segunda vitória e manter a liderança. No ponto intermediário, o tempo era idêntico ao do Britânico da Bike Exchange, mas no fim da etapa, havia uma diferença. Mathieu chegou 3s tarde demais e teve que contentar-se com o segundo lugar na crono apesar de ainda líder da Geral. Sobrero assumiu a Camisa de Líder entre os jovens enquanto que, na Classificação Geral, a hierarquia começou a ser definida.

Eu corri para manter a Maglia Rosa. Esse era o grande objetivo. Mas estar tão perto da vitória é mais do que eu esperava. É uma disciplina que eu realmente não gasto tempo, mas o percurso de hoje me agradou. Eu vi muitos fãs ontem e hoje novamente. Fiquei surpreso com o quão bonito é aqui. Estou feliz por poder usar o Maglia Rosa em uma etapa normal. Amanhã farei o trabalho para o nosso velocista Jakub Mareczko. Normalmente, deveria ser possível manter o Maglia Rosa até o Etna, mas acho que vou perdê-la lá.” – Mathieu van der Poel

Na Guerra pelo Giro, importantes batalhas foram travadas hoje, mas mesmo com dois vencedores bem definidos (Van der Poel e Simon Yates), essa disputa está longe do fim. Uma coisa é certa: o vencedor da Vuelta 2018 não está pra brincadeira e veio armado para guerrear.

Fotos: LaPresse


 

PRÓXIMA ETAPA

Etapa 3 –  Plano
KAPOSVÁR – BALATONFÜRED

201 Km

O PERCURSO
Um palco ao redor do Lago Balaton, o Mar Húngaro. No início, o percurso se aproxima do lago por estradas levemente onduladas. Depois de Nagykanizsa, a rota segue acentuadamente em direção ao Balaton, levemente ondulada até a costa. Contornando a margem do lago pelos 50 km finais, a rota leva em uma última e curta subida pela Abadia de Tihany. O ‘stage finale’ é quase todo reto, com apenas algumas curvas suaves.

QUILÔMETROS FINAIS
Os quilômetros finais são praticamente planos. Passada a península de Tihany, a rota segue a costa, fazendo uma pequena subida (com alguns metros de queda) no último quilômetro. Os 500 metros finais sobem quase imperceptivelmente até a reta final, no asfalto.


 

Onde assistir o Giro d’Italia?

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de JunimbaAllan AlmeidaAdriana NogueiraEdwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

 

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local. 

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


 

Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro#BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


 

Siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

Instagram