Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) venceu a etapa 9, de 191 km de Isernia a topo do Blockhaus. Romain Bardet (Team DSM) e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. E Juan Pedro Lopez Perez (Trek-Segafredo) mantém o Maglia Rosa.
#ÚLTIMOKM da bela vitória de Jai Hindley @JaiHindley hoje na Etapa 9 do #Giro. Amanhã é restday! https://t.co/D1YrJrdCbz
— BikeBlz (@BikeBlz) May 15, 2022
A Etapa 9 chegou ao alto no BlockHaus
Jai Hindley derrotou os pesos pesados da GC em um final eletrizante que a primeira vista, parecia que precisaria da ajuda do ‘Photo Finish ‘ para confirmar o resultado e que fez da Etapa 9, a primeira a colocar os líderes disputando ombro-a-ombro. O Australiano se recuperou como vencedor um ano e meio depois de se impor na etapa 18 e usar a Maglia Rosa no contra-relógio final do Giro d’Italia 2020. No topo do Blockhaus, ele superou Romain Bardet e Richard Carapaz em uma final apertada. Juan Pedro Lopez esbarrou na bike de Sam Oomen (Jumbo-Visma) enquanto ambos ainda estavam no grupo da frente a 8 km do final, mas o Espanhol lutou muito para defender a Maglia Rosa sozinho. Manteve a vantagem de 12 segundos sobre João Almeida.
HINDLEISMO 🔥#Giro pic.twitter.com/BNTOLotzeL
— Matteo Vasile (@TeoMatt89) May 15, 2022
É a segunda vitória de Jai Hindley no Giro depois de Laghi di Cancano em 2020. Ele não vencia uma corrida desde então.
Eu não estava me sentindo bem durante toda a subida, então apenas tentei sobreviver. Eu sabia que estava achatando um pouco nos últimos quilômetros. Eu também sabia que tinha que fazer a última curva em primeiro lugar. Então eu dei tudo. Passei por momentos difíceis no ano passado, então… ganhando aqui… estou sem palavras.” – Jai Hindley
Ineos Grenadiers com Richie Porte trazendo Richard Carapaz para o topo da montanha
A prova começou com a formação de um grupo de nove ciclistas formando a fuga, incluindo nomes como o britânico James Knox (Quick-Step), Nans Peters (AG2R) e Diego Rosa (Eola-Kometa), Felix Gall (AG2R), mas sem representar qualquer ameaça para a Maglia Rosa do Espanhol Lopez. A partir daí a Ineos-Grenadiers, quase como sempre, assumiu o ritmo do pelotão.
Com a aproximação do grupo dos favoritos, os fugados optaram por atacar na última montanha antes da subida ao Blockhaus, no Passo Lanciano. Primeiro com Nans Peters e os dois ciclistas da Drone Hoppers Androni, Natnael Tesfatsion, Eduardo Sepulveda e até que o Diego Rosa saltou na frente e foi o primeiro a chegar ao topo, assumindo a Camisa de Montanha de Koen Bouwman (Jumbo-Visma), vencedor da etapa de ontem. Na tentativa de diminuir a distância, Tesfatsion se arriscou um pouco demais na descida do Passo Lanciano e passou direto na curva, mas felizmente, sem grandes prejuízos para o Eritreu.
Natnael Tesfatsion (Drone Hopper–Androni) tomou um tombaço na etapa de hoje. Por sorte está tudo bem com ele. #Giro #Giro105 pic.twitter.com/KJTz95vvuw
— BikeBlz (@BikeBlz) May 15, 2022
Com a pressão da Ineos, a vantagem da fuga foi diminuindo, deixando claro que o vencedor viria do grupo de trás. Peters e Joe Dombrowski (Astana) se juntaram à frente por um tempo, mas o pelotão chegou e o pegou por último. A partir daí a briga ficava entre os líderes a Classificação Geral. Pello Bilbao (Bahrein) foi vítima de uma queda precoce e sofreu as consequências durante todo o dia. No pé do Blockhaus, as emoções aumentavam, mas mesmo antes do primeiro ataque, Simon Yates ficou para trás. O ritmo da Ineos também foi muito alto para Hugh Carthy (EF Education) e João Almeida (Quick-Step), com Bilbao também ficando para trás. O Maglia Rosa Lopez, perdeu o contato por causa de uma quase queda, quando se enroscou com Sam Oomen, após uma desatenção. Enquanto isso, Ritchie Porte continuava a trabalhar para o Campeão Olímpico Richard Carapaz.
Primeira etapa que colocou os líderes frente-a-frente
João Almeida voltou, mas quando Carapaz atacou na parte mais íngreme, faltou pernas. Daí foi a vez de Bardet e Mikel Landa (Bahrein) seguirem forte, mas diferença nunca aumentou. Mas o Português colocou a si mesmo, Hindley e Domenico Pozzovivo (Intermarché) na liderança novamente. Pozzovivo foi o próximo a tentar, mas sem sucesso. Em seguida, Bardet seguiu com Landa e Carapaz. A luta foi boa e nos últimos metros Jai Hindley puxou mais forte e cruzou à frente de Bardet e Carapaz e por muito pouco, não é preciso o Photo Finish para decidir o vencedor.
Simon Yates dá adeus a Maglia Rosa
O britânico Simon Yates (BikeExchange) foi o grande perdedor deste domingo. Ele perdeu mais de onze minutos, segundo ele, devido a dores no joelho e problemas com o calor. Com a sua surprendente vitória no contra-relógio em Budapeste, Yates reforçou ainda mais suas ambições para vestir a Maglia Rosa, mas no topo do Blockhaus, foi realmente difícil achar palavras neste domingo após perder de mais de onze minutos. “Perdi a classificação,” Yates baixou a cabeça. “Mas é assim que acontece. Eu dei tudo, pronto.” Yates também teve dúvidas sobre a sua sequência no Giro. “Não sei. Vamos ver o que acontece”, disparou. “Amanhã é dia de descanso, vou ver como me recupero dessa etapa.”
Simon Yates dá adeus a Maglia Rosa
Meu joelho me deu muitos problemas hoje. Eu estava esperando que eu pudesse fazer alguma coisa. Mas tenho sentido muita dor desde o Monte Etna (Yates caiu nesta etapa), embora tenhamos tentado lidar com isso da melhor maneira possível. Mas o joelho não foi meu único problema hoje, eu realmente sofri também com o calor novamente.” – Simon Yates
Juan Pedro Lopez Perez mantém a Camisa Rosa, mesmo após acidente
Cheguei perto da grama [8km antes da chegada]. Depois disso, tive que manter minha mente focada. Precisava me esforçar para manter o ritmo e tentar ficar mais um dia no Maglia Rosa. Eu me sentia bem, mas meu problema era a má sorte. Meu sonho era ficar de rosa no dia de descanso e agora é real.”
Fotos: Alpozzi/D’Alberto/
#Top10 Etapa 9 #Giro #Giro105 pic.twitter.com/BcNxFHHRnn
— BikeBlz (@BikeBlz) May 15, 2022
#GC após 9 etapas #Giro pic.twitter.com/Ma56HQgHlx
— BikeBlz (@BikeBlz) May 15, 2022