Alessandro Covi (UAE) venceu a Etapa Rainha e penúltima etapa (20) do Giro d’Italia, de Belluno-Marmolada (Passo Fedaia) de 168 km, com Domen Novak (Bahrain) e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) em segundo e terceiro, respectivamente.

Alessandro Covi venceu a Etapa Rainha (20) do Giro

Covi fez as pazes com o capitão da equipe, após a desistência de João Almeida (UAE) que abandonou o Giro, após testar positivo para COVID. O italiano partiu solo após atacar no grupo da fuga para ganhar o prêmio Cima Coppi, ao atingir o ponto mais alto da corrida, no Pordoi antes de alcançar a linha de chegada do Passo Fedaia sozinho. Ele segurou Domen Novak e Giulio Ciccone, que completaram o pódio da etapa. No grupo dos contendores da GC, Mikel Landa se rendeu antes de Jai Hindley (Bora-hansgrohe) atacar e derrubar Richard Carapaz a 3,5 km antes do final. O Australiano, agora vestindo a Maglia Rosa, vai para o contrarrelógio de Verona com 1m25s de vantagem sobre o Equatoriano e 1m51s sobre o Espanhol.

O cenário da Etapa Rainha teve as Dolomitas como pano de fundo

Cheguei perto de ganhar uma etapa do Giro em duas ocasiões no ano passado. Eu queria ganhar este ano também, mas estava correndo pelo João Almeida que infelizmente teve que deixar a corrida. Hoje foi uma oportunidade. Ataquei de longe porque não sou alpinista. Andei muito bem na última subida. É fantástico para a equipe ganhar uma etapa e particularmente esta nas míticas montanhas.” – Alessandro Covi

Etapa Rainha do Giro aconteceu nas Dolomitas

Em um dia que poderia ter sido um jogo de xadrez para os líderes que lutam pela Classificação Geral, acabou sendo um dia impressionante nas montanhas para Jai ​​Hindley quando ele deferiu um golpe mortal em Richard Carapaz na subida final e agora é o novo Maglia Rosa. Uma etapa colossal pelas Dolomitas e o último cume do Giro d’Italia 2022. Começando em Belluno, o final da etapa apresentava três subidas consecutivas, Passo di San Pellegrino (com gradientes superiores a 15%), Passo Pordoi (Cima Coppi 2022) e Passo Fedaia, onde os gradientes pairam constantemente acima de 10%, chegando a 18% nos 6km finais.

As subidas do Passo San Pellegrino, Passo Pordoi e Passo Fedaia garantiram que o penúltimo dia do Giro d’Italia fosse muito difícil. Jai Hindley fez tudo o que pôde nos quilômetros finais para tirar a camisa de líder de Richard Carapaz e acabou conseguindo.

Jai Hindley ataca e deixa Carapaz em apuros

Antes de qualquer ataque, os ciclistas tiveram que percorrer 150 quilômetros pelos Alpes. Um grupo líder se separou no início da prova e eles sabiam que estariam competindo pela vitória da etapa. A fuga do dia incluiu mais uma vez, Mathieu van der Poel (Alpecin Fenix), que queria se salvar para o contra-relógio final de domingo, Andrea Vendrama (AG2R), Domen Novak, Lennard Kämna (Bora-hansgrohe), Edoardo Zardini (Androni), Gijs Leemreize (Jumbo-Visma), Sam Oomen (Jumbo-Visma), Sylvan Moniquet (Lotto-Soudal), Antonio Pedrero (Movistar), Davide Ballerini (Quick Step), Mauri Vansevenant (Quick Step), Thymen Arensman (DSM), Giulio Ciccone (Trek Segafredo), Alessandro Covi (UAE) e Davide Formolo (UAE). Nenhum deles era um perigo para a liderança geral. Kämna foi o melhor colocado com mais de 42 minutos.

Com a ajuda de seu gregário Lennard Kämna, a dupla da Bora martelou e não deu chances para Carapaz

O grupo líder permaneceu intacto por muito tempo no Passo San Pellegrino e na maior parte do Passo Pardoi. Vendrame foi o primeiro a ser dispensado, seguido de Van der Poel, Leemreize e Vansevenant pouco depois de Zardini aumentar o ritmo. Mathieu van der Poel voltou a fuga, mas o Holandês não obteve sucesso. Covi acabaria indo sozinho. O italiano começou sua jogada a 53 quilômetros do final. Novak, Kämna, Pedrero, Arensman, Ciccone e Formolo formavam um grupo de perseguição, que perdia cada vez mais tempo.

Enquanto isso, a Bahrain Victorious assumia o controle no pelotão. Covi conquistou o Cima Coppi e parecia estar a caminho da vitória da etapa. No Passo Fedaia, ele inicialmente conseguiu defender bem a liderança, mas Novak veio atrás dele e estava se aproximando. No entanto, o Esloveno não conseguiu fechar os últimos 30 segundos e o Italiano acabou cruzando sozinho a linha final.

A partir daí, todo o foco estava então na briga pela GC. A quatro quilômetros do final, o primeiro ataque de Hindley finalmente chegou e ele se aproximou de seu companheiro de equipe, Kämna, que se afastou para esperar seu líder Australiano. Carapaz tentouo seguir sua roda, mas quando Kämna puxou forte o seu líder, o Equatoriano ficou em apuros.

Hindley abriu 1m25s de Carapaz e veste a Maglia Rosa para a última etapa do Giro

Eu sabia que seria a etapa crucial e com uma final brutal. Se eu tivesse as pernas, poderia fazer a diferença e fiz. Nós nos salvamos para hoje e foi perfeito. Tínhamos Lenny Kamna na frente. Ele deu uma grande ajuda quando o pegamos. Ele não poderia ter cronometrado melhor quando caiu para trás. Foi uma etapa épica. É difícil dizer como será um contra-relógio ao final de três semanas de corrida, mas eu vou morrer pela a Maglia Rosa.” – Jai Hindley

Carapaz estava com problemas e Landa não podia segui-lo. A princípio, parecia que Carapaz poderia salvar sua segunda vitória no Giro, mas o ciclista da Ineos não tinha mais nada no tanque. Estava fisico e psicologicamente vencido e teve que deixar Hindley ir. O Giro virou de cabeça para baixo, pois ao derrubar Carapaz, Hindley assumiu a Maglia Rosa que o Equatoriano vestia desde o segundo dia de descanso. Carapaz acabaria por 1m25s para o Australiano.

Hindley beija a Maglia Rosa no pódio

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse



PRÓXIMA E ÚLTIMA ETAPA

Domingo, 28.05.22

Etapa 21 – Contrarrelógio (ITT)
VERONA

17,4 Km

Contrarrelógio de 17,4 km ao redor de Verona com uma pequena subida de categoria 4.

O PERCURSO
Um contra-relógio individual no Circuito Torricelle (o mesmo que nos Campeonatos Mundiais), coberto no sentido anti-horário. A primeira parte é em avenidas largas e retas, seguida de uma subida com inclinação de 4,5 km a 5% em uma série de degraus, em uma estrada mais estreita. O tempo parcial é tomado após o cume de Torricella Massimiliana. O percurso então desce por 4 km, ainda em estradas largas e retas. Os últimos 3 km ao longo das ruas da cidade, com algumas curvas fechadas, levam até a chegada na Piazza Bra e na Arena de Verona.

QUILÔMETROS FINAIS
Os quilômetros finais são em avenidas urbanas largas e retas. O tempo final é feito na Piazza Bra, antes de entrar na Arena. A reta final tem 150 m de comprimento, em estrada asfaltada de 6,5 m de largura.


Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro, #BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no Youtube, Twitter, Instagram, Twitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram