Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) foi o vencedor da 4ª etapa da Volta a Catalunya 2023, etapa de 188,2 quilômetros com largada em Llívia e chegada em Sabadell. O Australiano, que na última edição já havia sido o mais rápido em mais um sprint da Volta em Perpinyà, venceu na frente de Bryan Coquard (Cofidis) e Corbin Strong (Israel Premier Tech) na véspera da chegada em Lo Port, em que o líder Primoz Roglic (Team Jumbo -Visma) e Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) chegaram empatados no horário.

A cidade de Llívia acolheu a largada da quarta etapa da Volta a Catalunya, a mais longa desta edição, levaria os ciclistas pelas rampas de La Molina (1ª categoria), Alt del Collet de Sant Agustí (3ª categoria) e Coll de Lligabosses (3ª categoria) antes de chegar a Sabadell, que receberia o final da etapa.

Os primeiros quilômetros do percurso foram marcados por ataques constantes em busca de uma fuga acirrada. Só depois dos primeiros 40 km da etapa, e já na descida da Collada de Tosses, se formou um grupo de fugitivos que seriam o protagonista do dia. David de la Cruz (Astana Qazaqstan Team) queria buscar a vitória em sua cidade natal e fez parte da fuga do dia junto com Roger Adrià (Team Kern Pharma), Nans Peters (AG2R Citroën Team), Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla) e Torstein Traen (Uno-X Pro Cycling).

Várias equipes colaboraram no grande grupo para perseguir um quinteto líder que estava três minutos à frente. As estradas estreitas e sinuosas da segunda metade da etapa, com subidas e descidas constantes, complicaram a perseguição e só a quatro quilômetros da meta, à entrada de Sabadell, é que a corrida se reagrupou.

A Alpecin-Deceuninck, uma das favoritas à vitória em sua categoria, assumiu o controle do último quilômetro e abriu uma vantagem considerável com Kaden Groves, que acabou vencendo a etapa na frente de Bryan Coquard (Cofidis) e Corbin Strong (Israel – Premier Tech). O velocista Australiano levantou os braços pela segunda edição consecutiva da Volta à Catalunha, depois da vitória conquistada há um ano em Perpinyà.

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) manteve a liderança com o mesmo tempo de Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), numa etapa que não fez diferença na Classificação Geral. Na Classificação de Montanha, o Francês Guillaume Martin (Cofidis) marcou na primeira subida do dia e tornou-se o novo líder.

A corrida prepara-se agora para uma nova meta de montanha na sexta-feira, numa etapa que decorrerá inteiramente em Terres de l’Ebre. A largada será em Tortosa, localidade historicamente muito ligada à Volta, sendo a largada ou chegada de uma etapa até 68 vezes e vendo grandes nomes como Mariano Cañardo, Miquel Poblet, Federico Martín Bahamontes, Sean Kelly e Mario Cipollini vencerem . As rampas de Lo Port decidirão o vencedor da etapa em uma subida que acontecerá pela quarta vez na história da Volta. Até agora, Alirio Chizabas (1985), Lucho Herrera (1991) e Alejandro Valverde (2017) venceram.


PRÓXIMA ETAPA

Sexta, 24.03.2023

ETAPA 5

Terres de l’Ebre (Tortosa – Lo Port) > Terres de l’Ebre (Tortosa – Lo Port)

176,5 km / Alta montanha (2637 m) / Chegada ao alto

Se algo torna o percurso desta 102ª edição da Volta a Catalunya excepcional, será a quinta etapa, um dia de 176,6 quilômetros que mostrará o potencial ciclístico das quatro regiões de Terres de l’Ebre, com partida de Tortosa e uma finalização monumental em Lo Port, só vista nas edições de 1985, 1991 e 2017. Será a terceira chegada em altitude da edição, numa passagem de categoria especial com a dureza necessária para ser decisivo na resolução final da prova.

Hastags da prova: #VoltaCatalunya102, #BikeBlz
Fonte e imagens: Volta a Catalunya

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Volta a Catalunha no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram