Novo ano, por isso espero que todos estejam bem, que os vosso Natais tenham sido bons e que vossas viradas de ano tenham sido as melhores. Para este novo mês e antes da chegada das corridas em Portugal, voltamos a contar com lado histórico, desta vez vamos para o início do Voleibol e ainda vamos falar de uma das maiores corridas que já existiram no calendário português.
O Começo do Voleibol
As origens do Voleibol remontam aos EUA, quando William G. Morgan, professor de educação física na YMCA, dava aulas para um grupo que misturava os mais jovens e outros mais velhos, que procuravam ter alguma atividade física. William era um apaixonado por esportes. Nascido em Nova Iorque ele se formou como professor de Educação Física na Springfield College e acabou indo exercer a sua atividade profissional em Heiyoke, Massachussets nos EUA, dirigindo a seção de Educação Física da Young Men Cristian Association (YMCA).
Numa certa aula ele estava procurando o que fazer com os seus alunos e pensou no basquete, mas achou muito cansativo e violento para os mais velhos. Nesta altura o basquete estava em grande crescimento e ia ganhando cada vez mais fãs, mas ele achou muito fatigante para um treino, pensou no tênis mas não tinha equipamentos suficientes para todos, foi então que lhe surgiu a ideia de levantar a rede o mais alto possível, perto do 1,90 metros e usar o interior de uma bola de basquete. Dividiu este grupo em duas equipes e estabeleceu algumas regras. O principal objetivo era manter a bola no ar o mais tempo possível, quem deixasse cair perdia um ponto e foi assim que surgiu o “Minonette”, a primeira denominação do Voleibol.
Os atletas gostaram e o jogo passou a fazer parte do programa das aulas de Morgan. Mas depois, Morgan deu conta de um problema: a bola era muito leve e a de basquete muito pesada, daí ele deu conhecimento das suas dificuldades à empresa A.G. Spalding & Brothers e após muitos testes, sempre com suas sugestões, a empresa fabricou a bola cujas dimensões originais se manteve inalterada ao longo dos tempos. Era uma bola de couro, com câmara-de-ar em borracha, entre 63,5 e 68,6 cm de circunferência, pesando entre 252 e 336 gramas.
Nos primeiros tempos a prática do jogo ficou restrita a HolYoke e, particularmente, ao ginásio onde Morgan lecionava. Mais tarde Morgan foi convidado pelo Dr. Luther Suliek do Spingfield College para fazer uma demonstração, Morgan preparou duas equipes, cada uma formada por cinco jogadores, que realizaram uma exibição que agradou plenamente ao grupo de professores que a presenciou. Depois, Morgan passou o estudo do Minonette para um grupo de professores e foi um deles que mudou o nome do esporte: o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse mudado para “Volley-ball” (bola no ar), designação que perdurou e é universalmente aceita.
Depois disso Morgan trabalhou nas regras e estabeleceu um guia para o desenvolvimento da modalidade com os diretores de Educação Física da ACM. Um breve relato sobre o novo jogo e suas regras foi publicado na edição de julho de 1896 da publicação “Educação Física” e as regras foram incluídas na edição 1897 do guia oficial da primeira Liga Atlética Norte-Americana da ACM, com isso surgiu o maior interesse pelo esporte, que aqui com ajuda de varias faculdades começou a ser jogado em todos os estados e em outros países. O sucesso quando chegou ao continente asiático foi tal, que passou a fazer parte logo do programa dos primeiros Jogos do extremo Oriente organizados em Manila. O crescimento mundial foi notório. Em 1916 nos EUA já eram mais de 200 mil praticantes. Em Portugal o jogo chegou através das tropas americanas que estiveram designados nos Açores em 1914 na base das lajes durante a 1ª Grande Guerra Mundial.
A paixão pelo jogo que ia apaixonando a todos, começou em Portugal quando o Engenheiro António Cavaco, natural da Ilha de São Miguel “levou” o voleibol para o continente. Antonio foi cursar engenharia em Lisboa e levou o esporte para as Escolas Superiores e Faculdades, com mais incidência na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico. Onde esta equipe viria a dominar o Voleibol Nacional até à década de 60. Ele foi fundamental para a divulgação do esporte.
O interesse dos praticantes pela nova modalidade e a necessidade de organizar regularmente as competições, levaram à criação da Associação de Voleibol de Lisboa, em 28 de Dezembro de 1938, seguido do Porto e de outras cidades. O primeiro clube a ser oficialmente filiado foi o Campolide Atlético Clube, juntamente com a Associação Cristã da Mocidade, Belenenses, Sporting, Técnico, Benfica, Clube Internacional de Futebol, A.A. Instituto Comercial, A.A. Faculdade de Direito, Associação de Alunos do Monte Estoril e outros. Se seguiram clubes no Porto e o primeiro jogo Porto x Lisboa, se realizou em 23 de Junho de 1946, saindo com a vitória para Lisboa por 2–0.
O primeiro Campeonato Nacional de Seniores Masculinos se disputou em 1946/1947, tendo como vencedor a Associação Estudantes Instituto Superior Técnico. A prova feminina apenas começou em 1959/1960 com a equipe do Sporting Clube de Espinho a se sagrar campeã nacional.
José Andrade é português de Santarém e torcedor do Sporting CP. Amante dos mais diversos e esquisitos esportes, inclusive ciclismo.