O Tour dos Alpes-Marítimos e Var (antigo Tour Haut-Var) acontece pela 53ª vez e percorre a região de Var, no sul da França, na região nos arredores de Cannes e Nice, a partir da sexta-feira 19 de fevereiro a domingo (21) em três etapas. Desde a criação dos Circuitos Continentais da UCI, em 2005 fez parte da UCI Europe Tour na categoria 1.1. Mais adiante, pertenceu à Copa da França de Ciclismo quando se disputava num único dia.

A partir do ano 2009, a corrida passou a ser de quatro etapas sob a categoria 2.1 no circuito UCI Europe Tour. Este ano, em função da pandemia, a organização decidiu por diminuir para apenas 3 etapas. São elas:

O percurso

A primeira etapa já tem chegada ao alto com uma subida de 8 quilômetros para a linha de chegada em Gourdon. As outras duas etapas serão de dois dias duros e cheios de encostas íngremes.

Sará o primeiro grande teste em montanhas para a campanha de 2021 de todo o pelotão, que chega para a corrida após o Tour de La Provence, que você acompanhou também aqui no BikeBlz.

#RACEDAY da corrida →

Sexta, 19 fevereiro 2021

Etapa 1 – Biot-Gourdon (183 km)

 

Sábado, 20 fevereiro 2021

Etapa 2 – Fayence-Fayence (177,4 km)

Domingo, 21 fevereiro 2021

Etapa 3 –  Blausasc-Blausasc (134,7 km)


Nairo estará na corrida

Nairo Quintana, vencedor da edição 2020, estreia na temporada e já recuperado da lesão no joelho, diz estar motivado para a prova.

“Já competi várias vezes no Tour des Alpes Maritimes e Haut-Var e tenho boas memórias dele. A melhor foi no ano passado, com uma vitória muito boa tanto na geral como no topo do Col d’Èze. Em 2021 a este teste, mas a verdade é que não tenho as mesmas condições do ano passado, mas a minha motivação ainda é forte”

Nairo Quintana em diálogo com a mídia oficial Arkéa Samsic.

Bons nomes confirmados

Grandes nomes também já confirmaram sua participação na Tour dos Alpes-Marítimos e Var como Oliver Naesen e Greg Van Avermaet (AG2R), Bauke Mollema, Gianluca Brambilla e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), Jesús Herrada (Cofidis), Magnus Cort (EF). Fabio Aru (Qhubeka) e Thibaut Pinot (Groupama) são sempre bons ciclistas pra ver em competição e a Ineos com quase todos os galáticos: Geraint Thomas, Dennis Rohan, Tao Geoghegan Hart junto com a estreia de Thomas Pidcock na equipe, depois da sua bela temporada no Cyclocross. Pela Astana escalou um belo time com Jacob Fuglsang, Fabio Felline, Garka Izagirre e Omar Fraile. Rui Costa e David de la Cruz (UAE). Pela Israel Startup Nation teremos Michael Woods, Sep Vanmarcke, Daryl Impey e Dan Martin. Pela Burgos, teremos o jovem espanhol Ángel Madrazo, que viralizou com um vídeo seu comemorando o Wild Card para a a equipe participar da Vuelta da Espanha.

https://twitter.com/AngelMadrazo/status/1361769258192154628?s=20

Hastags da prova: #Tour0683, #TDHV21, BikeBlz


Onde assistir

Embora ainda não esteja na programação, deve estar disponível no aplicativo ESPN. Também no GCN Race Pass (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês e italiano) e depois você instalando um VPN é possível ver no Brasil ou no Tiz Cycling.

Horário local: 11:15h / Brasília 7:15h


Start list

Nomes confirmados: Oliver Naesen, Greg Van Avermaet (AG2R), Bauke Mollema, Gianluca Brambilla e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo), Jesús Herrada (Cofidis), Magnus Cort (EF). Fabio Aru (Qhubeka) e Thibaut Pinot (Groupama), Geraint Thomas, Dennis Rohan, Tao Geoghegan Hart, Tom Pidcock, Jacob Fuglsang, Fabio Felline, Garka Izagirre e Omar Fraile (Astana). Rui Costa e David de la Cruz (UAE), Michael Woods, Sep Vanmarcke, Daryl Impey e Dan Martin (Israel Startup Nation), Ángel Madrazo (Burgos)

Confira a lista completa da prova aqui.


Velogames

A prova infelizmente não terá Velogames, mas já anote aí o código da Liga BikeBlz para a próxima corrida: #64677977

Instagram