Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) venceu sua segunda etapa e agora é o líder da Volta a Catalunya 2023 após o quinto dia, que aconteceu entre Tortosa e a chegada em Lo Port. O Esloveno voltou a enfrentar um duelo emocionante com o Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) nas rampas da espetacular subida de Terres de l’Ebre, conseguindo aumentar a sua vantagem para dez segundos.
Esperava-se que a quinta etapa da 102ª Volta Ciclista a Catalunha fosse decisiva em Terres de l’Ebre, com um percurso de 176,6 km com início na cidade de Tortosa e chegada no espetacular Lo Port, final sempre decisiva, que este ano subiu pela quarta vez na história do ciclismo catalão.
No momento inicial da etapa, após várias tentativas, o líder da Classificação de Montanha Guillaume Martin (Cofidis) conseguiu consolidar um desempate com Tsgabu Grmay (Jayco-ALula), Ibai Azurmendi (Euskaltel Euskadi), Pablo Castrillo, José Félix Parra e Héctor Carretero (Kern Pharma Team) e Julen Amezqueta (Caja Rural-Seguros RGA).
Depois de Alt de Bot e Coll de Som (3ª categoria) e dos sprints intermédios de Móra la Nova e Roquetes, este último ao pé da subida final, o Etíope Tsgabu Grmay foi o último ciclista da fuga a resistir na frente da corrida nas primeiras rampas de Lo Port. Pouco depois de ter sido apanhado por um já muito apurado grupo de favoritos, foi Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) o primeiro a atacar a 4,5 quilómetros da meta, aproveitando o esforço mais uma vez demonstrado pela sua equipe.
O primeiro ataque do Campeão Mundial só foi respondido por Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) e o Catalão Marc Soler (UAE Team Emirates), que tentaram surpreender com um contra-ataque contra os dois grandes dominadores desta Volta a Catalunya 2023. A dois quilômetros da meta João Almeida, companheiro de Soler, alcançou-os, mas não conseguiram evitar um novo duelo entre Evenepoel e Roglic, que num frenético último quilómetro terminou com a vitória do líder Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma).
O Esloveno conseguiu ganhar seis segundos sobre Evenepoel, que se desvaneceu nos últimos metros, e graças a mais quatro segundos com os bónus, amplia a sua vantagem no topo da Classificação Geral da Volta a Catalunha para dez segundos à frente de Evenepoel. Em terceiro lugar está o Português João Almeida (UAE Team Emirates), na mesma posição que terminou na última edição da Volta, a 1:02 m do líder.
Assim, a tensão continua alta na Volta a Catalunya 2023 com duas etapas pela frente. A sexta será este sábado, com um percurso de quebra de perna de 174,1 quilómetros com início em Martorell e chegada em Molins de Rei, com a subida do Alt de la Creu d’Aragall (2ª categoria) nos últimos quilómetros. E ao que tudo indica ainda estará tudo em aberto no domingo para a etapa final em Barcelona, com as seis subidas ao Castell de Montjuic.
#Top10 Etapa 5 #VoltaCatalunya102 pic.twitter.com/T84mG3jR6y
— BikeBlz (@BikeBlz) March 25, 2023
#GC após 5 etapas #VoltaCatalunya102 pic.twitter.com/i12uT4l8wY
— BikeBlz (@BikeBlz) March 25, 2023
PRÓXIMA ETAPA
Sábado, 25.03.2023
ETAPA 6
Martorell > Molins de Rei
183 km / Plano
A sexta etapa ligará Martorell e Molins de Rei, duas cidades do Baix Llobregat que retornam à rota do Volta após décadas de ausência em um dia de 183,2 quilômetros que levará os ciclistas por terrenos montanhosos pelo centro da Catalunha, chegando ao território de Lérida. Na parte final, as subidas do Alt de la Creu d’Aragall (2ª categoria) e do Alt de Fontpineda (3ª categoria) podem trazer surpresas.
Hastags da prova: #VoltaCatalunya102, #BikeBlz
Fonte e imagens: Volta a Catalunya
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre a Volta a Catalunha no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]