Parecia questão de tempo. E era mesmo. Às vezes, o bonde da História passa como que anunciado no Ciclismo. Tudo se encaminha de um jeito que, mesmo antes, sabemos que não é questão de se, mas quando irá acontecer. O furacão Biniam Girmay (Intermarché) começou a ser reconhecido quando foi Vice-Campeão Mundial sub-23 em Flanders 2021. De lá para cá, uma vitória do Trofeo Alcúrdia, logo no início do ano, uma bela temporada de clássicas e a consagração máxima: vitória na Gent-Welvegen. Um feito gigante para um ciclista em sua primeira temporada como profissional, ainda mais sendo Eritreu.

O que dizer então de estrear em uma grande volta e ainda conquistar uma etapa?

A etapa 10 marcou a metade do Giro em um percurso claramente dividido em duas metades. A primeira, plana e reta, sem dificuldades e a segunda, ondulada, sinuosa e cheia de armadilhas. Vale ressaltar que à ocasião de completarmos 5 anos sem Michele Scarponi (Ciclista campeão do Giro 2011 e que foi assassinado por um motorista enquanto treinava), o Giro pagou tributo ao passar por sua cidade natal. Merecidíssimo. A Astana, equipe pela qual Scarponi competia, o homenageou com uma garrafa especial em sua memória.

Uma fuga tripla se formou e nela estavam Alessandro De Marchi (Israel-Premier Tech), Lawrence Naesen (AG2R) e Mattia Bais (Androni-DH). Os três tiveram passe livre para abrir até 5 minutos do pelotão na primeira parte e entraram na segunda metade da prova com cerca de 4 minutos de diferença para o pelotão.

Biniam Girmay é o segundo Africano vencedor de etapa do Giro d’Italia, depois do sul-africano Alan van Heerden em Pesaro em 1979. E o primeiro ciclista Africano negro a vencer uma etapa de uma Grande Volta.

Os quilômetros restantes diminuíam e a corrida ficava mais nervosa. A Intermarché acelerava na ponta do grupo, junto à Alpecin-Fenix, ambas trabalhando para os líderes, Girmay Van der Poel respectivamente. A 70 quilômetros do fim, Caleb Ewab (Lotto-Soudal) já sobrava do grupo. Em seguida, Mark Cavendish (Quickstep). As curvas levaram a alguns acidentes como de Richard Carapaz (Ineos-Grenadiers) que caiu na grama ao lado da estrada, mas sem nenhum problema ou machucado grave. A 56 quilômetros do fim, um problema mecânico para Mathieu Van der Poel  e uma cena atrapalhada da Alpecin-Fenix: o mecânico entregou a bike reserva a ele na marcha mais pesada, provavelmente um 53×11 em plena subida. Obviamente deu errado e ao tentar trocar a corrente de coroa, ela saiu e o mecânico teve que trocar a marcha antes de recolocar Mathieu na corrida.

Homenagem a Michele Scarponi na chegada a sua cidade natal.

O ritmo aumentou e ataques começaram a pipocar. Na fuga, De Marchi seguiu solo para tentar a vitória. No pelotão, Jull-Jensen (Bike Exchange), Tobias Foss (Jumbo) e Lorenzo Rota (Intermarché) também tentaram, mas foram capturados. A aventura de De Marchi durou até os 20 quilômetros finais. Quase 170 kms na fuga, não foi o dia, mas mesmo assim, chapeau para o ciclista da Israel.

E nos 10 quilômetros finais tudo explodiu. Pavel Sivakov (Ineos) acelerou enquanto seu colega de equipe Richie Porte sobrava. Alessandro Covi (UAE) atacou e logo após Vicenzo Nibali (Astana) e Lorenzo Rota contra-atacaram. Van der Poel estava isolado e começou a perseguir para em sequência lançar seu ataque também. O Holandês parecia não estar confiante no próprio sprint e queria garantir que iria deixar Biniam Girmay para trás. Na etapa de Nápoles, no sábado anterior, o Eritreu o marcou durante toda a etapa e Van der Poel aproveitou o momento em que Girmay errou uma curva para acelerar. A Intermarché buscou com Pozzovivo e Rota. Os líderes da Classificação Geral também atacaram: Carapaz, Bardet (DSM), Carthy (EF) tentaram mas sem sucesso. A Intermarché trabalhou para fechar os gaps Pozzovivo embalou Girmay para o sprintVan der Poel seguiu a roda do Eritreu, abriu o sprint, colocou ao lado, mas nunca teve a menor chance. O dia, a História e a vitória pertenciam a Biniam Girmay.  O Ciclista de 22 anos, que foi o primeiro negro e africano a vencer uma grande clássica na Gent-Welvegen, também é o primeiro a vencer uma etapa de Grande Volta, no Giro 2022.

É o primeiro sucesso de um ciclista Eritreu no Giro, totalizando 36 nações que venceram pelo menos uma etapa. A mais recente adição à lista foi a Eslováquia com Peter Sagan em 2020.

Comecei o Giro com o desejo de ganhar uma etapa. Todos da equipe me apoiaram hoje, até os pilotos do GC, Domenico Pozzovivo foi incrível no final. Faltando 600m, ele disse: ‘vem’. Ele me empurrou para ir e vencer. Percebo que estou fazendo história, mas é graças à minha equipe e minha família. Sou muito grato a eles.” – Biniam Girmay

Reconhecendo a superioridade do rival, Van der Poel ainda fez um sinal de positivo com a mão após ser batido e o cumprimentou após a chegada. Girmay é o novo super-herói do pelotão. Com ares de Peter Sagan no início de carreira, ele parece ser capaz de disputar em diversos terrenos e um candidato sério às Camisas de Pontos.

Girmay é o primeiro ciclista desde Edvald Boasson Hagen (2009) a vencer Gent-Wevelgem e uma etapa do Giro no mesmo ano.

Mas, como em toda jornada do herói, a queda vem quando menos se espera. E eis que em meio à festa do pódio, na hora de celebrar com o Prosecco que a organização dá aos atletas, a rolha acertou o olho de Bini e o ciclista teve que ser levado ao hospital.

Para preservá-lo, a equipe decidiu que ele não largaria na etapa seguinte do Giro. Um balde de água fria nas pretensões e expectativas de que ele disputasse a Camisa Ciclamino, até por que terminou a etapa a apenas 3 pontos de Arnaud Demare (FDJ). Mas, ap´os a queda, vem a volta por cima e com Bini, já aprendemos que vale esperar por mais. Primeiro ciclista africano e negro a vencer no Tour de France? Quem sabe…

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse


Entrevista exclusiva para o BikeBlz, com Biniam Girmay em 2019, no Mundial de Yorkshire.

 


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 18.05.22

Etapa 11 –  Plano
SANTARCANGELO DI ROMAGNA – REGGIO EMILIA

203 Km

O PERCURSO
O percurso é completamente ‘flat’ nas terras baixas da Emilia-Romagna, em estradas retas e principalmente largas. À medida que a etapa passa por várias áreas urbanas, rotundas, ilhas de trânsito e mobiliário urbano serão encontrados ao longo do percurso.

QUILÔMETROS FINAIS
Os quilómetros finais são em estradas largas e bem pavimentadas, sendo as rotundas, divisores de tráfego, ilhas  e a velocidade os principais obstáculos. A reta final tem 350 m de comprimento, em asfalto de 7 m de largura.

Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de JunimbaAllan AlmeidaAdriana NogueiraEdwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro#BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

Instagram