Jai Hindley (Bora-Hansgrohe) venceu a etapa 9, de 191 km de Isernia a topo do Blockhaus. Romain Bardet (Team DSM) e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. E Juan Pedro Lopez Perez (Trek-Segafredo) mantém o Maglia Rosa.

A Etapa 9 chegou ao alto no BlockHaus

Jai Hindley derrotou os pesos pesados da GC em um final eletrizante que a primeira vista, parecia que precisaria da ajuda do ‘Photo Finish ‘ para confirmar o resultado e que fez da Etapa 9, a primeira a colocar os líderes disputando ombro-a-ombro. O Australiano se recuperou como vencedor um ano e meio depois de se impor na etapa 18 e usar a Maglia Rosa no contra-relógio final do Giro d’Italia 2020. No topo do Blockhaus, ele superou Romain Bardet e Richard Carapaz em uma final apertada. Juan Pedro Lopez esbarrou na bike de Sam Oomen (Jumbo-Visma) enquanto ambos ainda estavam no grupo da frente a 8 km do final, mas o Espanhol lutou muito para defender a Maglia Rosa sozinho. Manteve a vantagem de 12 segundos sobre João Almeida.

É a segunda vitória de Jai Hindley no Giro depois de Laghi di Cancano em 2020. Ele não vencia uma corrida desde então.

Eu não estava me sentindo bem durante toda a subida, então apenas tentei sobreviver. Eu sabia que estava achatando um pouco nos últimos quilômetros. Eu também sabia que tinha que fazer a última curva em primeiro lugar. Então eu dei tudo. Passei por momentos difíceis no ano passado, então… ganhando aqui… estou sem palavras.” – Jai Hindley

Ineos Grenadiers com Richie Porte trazendo Richard Carapaz para o topo da montanha

A prova começou com a formação de um grupo de nove ciclistas formando a fuga, incluindo nomes como o britânico James Knox (Quick-Step), Nans Peters (AG2R) e Diego Rosa (Eola-Kometa), Felix Gall (AG2R), mas sem representar qualquer ameaça para a Maglia Rosa do Espanhol Lopez. A partir daí a Ineos-Grenadiers, quase como sempre, assumiu o ritmo do pelotão.

Com a aproximação do grupo dos favoritos, os fugados optaram por atacar na última montanha antes da subida ao Blockhaus, no Passo Lanciano. Primeiro com Nans Peters e os dois ciclistas da Drone Hoppers Androni, Natnael Tesfatsion, Eduardo Sepulveda e até que o Diego Rosa saltou na frente e foi o primeiro a chegar ao topo, assumindo a Camisa de Montanha de Koen Bouwman (Jumbo-Visma), vencedor da etapa de ontem. Na tentativa de diminuir a distância, Tesfatsion se arriscou um pouco demais na descida do Passo Lanciano e passou direto na curva, mas felizmente, sem grandes prejuízos para o Eritreu.

Com a pressão da Ineos, a vantagem da fuga foi diminuindo, deixando claro que o vencedor viria do grupo de trás. Peters e Joe Dombrowski (Astana) se juntaram à frente por um tempo, mas o pelotão chegou e o pegou por último. A partir daí a briga ficava entre os líderes a Classificação Geral. Pello Bilbao (Bahrein) foi vítima de uma queda precoce e sofreu as consequências durante todo o dia. No pé do Blockhaus, as emoções aumentavam, mas mesmo antes do primeiro ataque, Simon Yates ficou para trás. O ritmo da Ineos também foi muito alto para Hugh Carthy (EF Education) e João Almeida (Quick-Step), com Bilbao também ficando para trás. O Maglia Rosa Lopez, perdeu o contato por causa de uma quase queda, quando se enroscou com Sam Oomen, após uma desatenção. Enquanto isso, Ritchie Porte continuava a trabalhar para o Campeão Olímpico Richard Carapaz.

Primeira etapa que colocou os líderes frente-a-frente

João Almeida voltou, mas quando Carapaz atacou na parte mais íngreme, faltou pernas. Daí foi a vez de Bardet e Mikel Landa (Bahrein) seguirem forte, mas diferença nunca aumentou. Mas o Português colocou a si mesmo, Hindley e Domenico Pozzovivo (Intermarché) na liderança novamente. Pozzovivo foi o próximo a tentar, mas sem sucesso. Em seguida, Bardet seguiu com Landa e Carapaz. A luta foi boa e nos últimos metros Jai Hindley puxou mais forte e cruzou à frente de Bardet e Carapaz e por muito pouco, não é preciso o Photo Finish para decidir o vencedor.

Simon Yates dá adeus a Maglia Rosa

O britânico Simon Yates (BikeExchange) foi o grande perdedor deste domingo. Ele perdeu mais de onze minutos, segundo ele, devido a dores no joelho e problemas com o calor. Com a sua surprendente vitória no contra-relógio em Budapeste, Yates reforçou ainda mais suas ambições para vestir a Maglia Rosa, mas no topo do Blockhaus, foi realmente difícil achar palavras neste domingo após perder de mais de onze minutos. “Perdi a classificação,” Yates baixou a cabeça. “Mas é assim que acontece. Eu dei tudo, pronto.” Yates também teve dúvidas sobre a sua sequência no Giro. “Não sei. Vamos ver o que acontece”, disparou. “Amanhã é dia de descanso, vou ver como me recupero dessa etapa.”

Simon Yates dá adeus a Maglia Rosa

Meu joelho me deu muitos problemas hoje. Eu estava esperando que eu pudesse fazer alguma coisa. Mas tenho sentido muita dor desde o Monte Etna (Yates caiu nesta etapa), embora tenhamos tentado lidar com isso da melhor maneira possível. Mas o joelho não foi meu único problema hoje, eu realmente sofri também com o calor novamente.” – Simon Yates

Juan Pedro Lopez Perez mantém a Camisa Rosa, mesmo após acidente

Cheguei perto da grama [8km antes da chegada]. Depois disso, tive que manter minha mente focada. Precisava me esforçar para manter o ritmo e tentar ficar mais um dia no Maglia Rosa. Eu me sentia bem, mas meu problema era a má sorte. Meu sonho era ficar de rosa no dia de descanso e agora é real.”

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 17.05.22

Etapa 10 –  Média montanha (1756 m)
PESCARA – JESI

196 Km

O PERCURSO
A etapa é claramente dividida em duas partes. Começa super plana ao longo do Statale Adriatica, onde os principais obstáculos ao longo do percurso são os típicos das áreas urbanas. Na segunda metade, ao contrário, o percurso passa por uma sucessão de subidas suaves e íngremes ou mesmo ‘paredes’, sem pausa para respirar. À medida que o perfil muda, as estradas tornam-se mais estreitas e íngremes e ligeiramente danificadas em alguns pontos. O percurso segue em subidas consecutivas até Civitanova Alta (até Crocette di Montecosaro), Recanati, Filottrano, Santa Maria Nova e Monsano. Passado Monsano, a chegada será apenas a 9 km.

QUILÔMETROS FINAIS
A rota desce rapidamente em estradas largas em Jesi, com aproximadamente 1.400 m de distância. Um destro leva para a reta final, com uma inclinação média de 2%. A linha de chegada está no asfalto.


Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de JunimbaAllan AlmeidaAdriana NogueiraEdwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro#BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

Instagram