Esta semana conhecemos o baterista e percussionista holandês Marcel van Cleef. Muito simpático, nos mostrou este seu novo e inovador projeto que desenvolveu durante a pandemia: o BEATS op de FIETS, que pode ser traduzido como “BATUQUES sob a BICICLETA” e, com ela, vem fazendo uma turnê incomum.

O holandês, que mora em Berlim, é baterista e percussionista profissional e converteu uma bicicleta de carga em um palco móvel! Como holandês, ele sempre anda de bicicleta de qualquer maneira, então a ideia durante o seu “estágio de recolhimento” era óbvia. Quando as pessoas não podem entrar nos clubes e salas de concerto, a música chega às pessoas nos parques e lugares públicos. Acima de tudo, ele está interessado em conhecer o público e poder voltar a fazer música ao vivo. Um palco móvel foi criado a partir de uma bicicleta de carga convertida.

Móvel e sustentável

Cleef há muito tempo tinha a ideia de converter uma bicicleta de carga e, assim, ser independente e móvel em relação ao carro. Quando os shows não eram mais possíveis com o lockdown, o holandês não estava apenas mexendo em novos sons, mas vinha trabalhando em sua ideia de um palco móvel. Ele construiu o primeiro protótipo em uma bicicleta velha de carga. A caixa teve que ser projetada de forma que muito peso pudesse ser transportado com ela, principalmente como baterista ele sempre tem muitos instrumentos e equipamentos para levar. Com o que chamou de PickUp Stage ele está exatamente em sintonia com os tempos: móvel e ecologicamente sustentável.

Prático, compacto, flexível e independente

O PickUP Stage pode ser transformado em um palco profissional em apenas alguns minutos. A caixa da bicicleta pode ser aberta rapidamente e colocada em qualquer superfície. Quando dobrada, a caixa é compacta e oferece espaço para equipamentos, instrumentos e um PA. A bicicleta é simultaneamente meio de transporte, plataforma e zona de carga.

Com o PickUp Stage, o músico Marcel van Cleef é flexível e independente de todos os locais, podendo tocar em qualquer lugar. Ele transforma lugares públicos e parques em um palco ao ar livre. O palco integra-se naturalmente com o público urbano ou com a natureza, por isso mesmo locais inusitados tornam-se cenário de concertos. Solo ou junto com outros músicos, tudo é possível.

A bike

A e-cargo bike utilizada por van Cleef é fabricada por uma empresa alemã, a XCYC Pickup especializada no desenvolvimento de e-bikes de carga para os mais distintos usos e suporta até 300 kg! Transformando-se assim em uma solução para várias aplicação como: instalações de saúde
serviços de entrega e correio, gastronomia, mecânica, turismo, empresas industriais, marketing, promoção, lazer e agricultura. A empresa ajuda no desenvolvimento de projetos customizados como este do palco do músico Marcel van Cleef. Curtiu?

A música de Marcel van Cleef

Mas, além da bike impressionante, que nós aqui do BikeBlz estamos sempre de olho, vale muito conferir principalmente a música do Marcel. Ele estudou na ArtEZ University of the Arts em Arnhem, Holanda, e toca em várias formações e bandas internacionais, principalmente nas áreas de rock, pop, jazz e world music. Integrando estruturas harmônicas em suas composições rítmicas de uma forma original e imaginativa. Ele está constantemente desenvolvendo novas técnicas para criar sons incomuns. As composições variadas soam dinamicamente refrescantes. A técnica de alto desempenho de Marcel van Cleef é o que o diferencia. Em sua emocionante bateria de percussão híbrida, ele dá vida às visões musicais. Ouça abaixo a sua música!

Foto de capa: Divulgação Marcel van Cleef

Instagram