Deu a lógica! Venceu o mais forte e o grande favorito. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) mostrou porque é um dos grandes ciclistas do pelotão atualmente. Depois de sua queda e abandono no Tour de France, veio o título de contra-relógio olímpico, em Tóquio e chegou a Burgos pronto para buscar o triple na Vuelta.
Preciso e imbatível, Roglic conquista pela terceira vez seguida o lugar mais alto do pódio da grande volta espanhola. Com uma performance impressionante, soube controlar e dosar o seu esforço, junto com seus gregários, para não cometer os mesmos erros do passado. Durante os 21 dias de corridas, não faltou estratégia e total confiança no seu capitão.
Roglic nunca perdeu o domínio da corrida. Vestiu a Vermelha logo no primeiro dia, após o prólogo de abertura. Na Etapa 3, foi a vez de Rein Taaramäe (Intermarché) no Picón Blanco, vestir a Camisa de Líder. Depois veio Kenny Elissonde (Trek Segafredo) na etapa 5, voltou a vesti-la na Etapa 6 até que na Etapa 10, o Norueguês Odd Christian Eiking (Intermarché) assumiu a dianteira da prova, após Roglic sofrer uma queda enquanto descia o Rincon de la Victoria. Fora este susto, que o fez cair para a 3ª colocação na Geral, o Esloveno nunca esteve em apuros e parecia estar se divertindo a cada etapa, como que sabendo que se tudo desse certo, cedo ou tarde a Camisa voltaria para as suas mãos.
Ao mesmo tempo, não vesti-la durante uma boa parte da competição, lhe trouxe tranquilidade e uma boa dose de descanso. Retomá-la com uma vitória espetacular em Covadonga na Etapa 17, o consagrou. Dali em diante, ele estava no controle. Apesar das duras etapas que ainda restavam pela frente, manteve sempre uma margem segura de pelo aproximadamente 2’30”, para Enric Mas (Movistar), seu principal adversário, apesar de nunca sequer ter conseguido ameaça-lo. Ao conquistar o contra-relógio de hoje e vestir definitivamente a Vermelha, chegou a ultrapassar o Espanhol nos últimos metros do contra-relógio e colocou mais de 2 minutos na sua conta. Mas terminou à 04’42” atrás de Roglic na Geral e Jack Haig (Bahrain Victorious) fechou o pódio com 7’40” atrás do ex-saltador de esqui.
É incrível, é uma loucura. Às vezes você ganha muito, às vezes muito pouco. Mas enquanto você pode ganhar, você tem que aproveitar. Não estou focado em números e estatísticas, eu só vou dia a dia. Eu gosto de dar o meu melhor e com certeza eu gosto “.
Primoz Roglic
Como foi a prova de contra-relógio
Primoz Roglic (Jumbo-Visma) confirmou sua terceira vitória consecutiva da Vuelta em grande estilo em Santiago de Compostela, fazendo o melhor tempo no percurso de 34 km pela última etapa da Vuelta e somando a sua quarta vitória de etapa nesta edição. O Esloveno superou a impressionante marca de Magnus Cort-Nielsen (EF-Nippo), líder provisório durante grande parte da prova em 14” e Thymen Arensman (DSM), o segundo colocado, em 52”!!
Enric Mas (Movistar), que foi dobrado por Roglic nos últimos metros, fez o 9º melhor tempo, mantendo o segundo lugar no pódio final, enquanto Jack Haig (Bahrain-Victorious) fechou sua participação na 17ª posição, salvando o seu terceiro lugar na Classificação Geral contra Adam Yates (Ineos-Grenadiers) que chegou a ameaçá-lo durante o trecho inicial do percurso, marcando boas parciais, mas que foram diluídos na parte final.
Quanto às classificações adicionais, a Camisa de Rei da Montanha ficou com o Australiano Michael Storer (DSM), a Camisa Verde de pontos com o Holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck QuickStep), o Melhor Jovem, Camisa Branca para o Suíço Gino Mader (Bahrain-Victorious), depois de tomá-la ontem de Egan Bernal (Ineos-Grenadiers) e o prêmio de Melhor Equipe, ficou com a Bahrain-Victorious. O Dinamarquês Magnus Cort-Nielsen também foi declarado o ciclista mais combativo da competição.
Obrigado a todo mundo que acompanhou o ReviraVuelta
Qria deixar o MUITO OBRIGADO a todo mundo que ouviu, participou e se divertiu com a gente nestes 21 dias no #ReviraVuelta. Em especial aos meus companheiros nessa jornada. Sem vcs, nada disso seria possível! @AllanAlmeiida, @DavideGomes17, @Rallo_Makuin, @dricanogueira e @bismarkazevedo.
Acompanhe tudo sobre a Vuelta de España 2021 no BikeBlz →
Hastags da prova: #LaVuelta21, #BikeBlz
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram e também no Facebook
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]