Dois dias de velocidade ficaram para trás e nesta sexta-feira 13, a montanha voltou ao Giro d’Italia com a possibilidade de os escaladores saírem na frente e tomarem a atenção que os velocistas roubaram nos últimos dois dias. E Koen Bouwman (Jumbo-Visma) compensou a decepção de seus capitães, Tom Dumoulin (Jumbo-Visma) e Tobias Foss (Jumbo-Visma) no Monte Etna e venceu a Etapa 7 entre Diamante e Potenza, de 196 Km. Com a ajuda de Dumoulin, o ciclista Holândes cruzou a meta em primeiro, seguido por Bauke Mollema (Trek Segafredo) e o italiano Davide Formolo (UAE) em terceiro. Lennard Kämna (Bora Hansgrohe), segundo no GC, venceu o sprint do pelotão, chegando em sexto, mas não conseguiu destronar Juan Pedro Lopez (Trek Segafredo), que permanece com a Maglia Rosa pelo quarto dia consecutivo.
Koen Bouwman @koenbouwman (@JumboVismaRoad) vence a Etapa 7. Sua primeira vitória em Grande Volta. #Giro #Giro105 https://t.co/KJWV3yDYjZ
— BikeBlz (@BikeBlz) May 13, 2022
Koen Bouwman foi recompensado com a vitória, após grande esforço na etapa de hoje
Primeira vitória no Giro d’Italia para Koen Bouwman. Sua única vitória em sete anos como profissional, havia sido a etapa 3 na Critérium du Dauphiné de 2017.
Na corrida, os ataques começaram com Wout Poels (Bahrain Victorious), interessado nos pontos de montanha e Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) para tentar recuperar a Maglia Rosa, arrancada de suas mãos na última segunda-feira, pelo Espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo). Mais tarde, foi a vez de Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) tentar escapar, mas ele foi logo neutralizado após cruzar a primeira subida das quatro do dia.
Na descida, a corrida conseguiu ter alguns minutos de calma até que Poels voltou a atacar, acompanhado por um punhado de rivais que conseguiram obter alguns minutos sobre o grupo de favoritos. Considerando que a fuga poderia vingar na montanha, outro trio de ciclistas subiu o ritmo e foi caçar o grupo líder. Tom Dumoulin, que sofreu na subida do Etna na segunda-feira, liderou o ataque junto com o colombiano Diego Camargo (EF Easy-Post) e Bauke Mollema (Trek-Segafredo). Dumoulin começou a se esforçar, mas foi a vez de Camargo e Mollema tentarem chegar mais perto da frente da corrida. E rapidamente, alcançaram a fuga e formaram um grupo de sete ciclistas que chegaram a abrir 5 minutos para o pelotão. Em La Sellata, quarto e último topo do dia, marcou o cansaço de Camargo e Poels que deixaram a disputa entre Davide Formolo (UAE), Mollema (Trek-Segafredo) e os dois ciclistas da Jumbo-Visma: Tom Dumoulin e Koen Bouwman.
Davide Formolo, Koen Bouwman e Bauke Mollema brigaram até o final
Não tenho palavras para descrever o quanto estou feliz. Ganhar uma etapa em um Grand Tour é inacreditável. Não pensei nas minhas duas derrotas anteriores quando estava no Giro. Quando Tom [Dumoulin] voltou faltando 2 km, pedi para ele pedalar forte para que ninguém pudesse atacar. Foi uma grande chance na minha carreira; Estou super feliz por ter conseguido. Assim que voltei depois de ficar para trás na subida, acreditei que era possível vencer e no final foi. Era importante para nós, fazer algo de bom depois da decepção do Etna. É bom que Tom mudou para uma nova tática hoje. Veremos mais dele nas fugas e no ITT em Verona, no último dia. Minha vitória aqui vai durar para sempre. Usar a Maglia Azzurra amanhã será a cereja do bolo. Eu gosto de pescar e hoje peguei um peixe grande.” – Koen Bouwman
O trabalho em equipe deste grupo líder continuou até os últimos 8,5 quilômetros, quando Mollema tentou escapar, mas Dumoulin respondeu alguns segundos depois, mas não não o suficiente para ir sozinho e pelo contrário, ficou para trás por quase um quilômetro, mas surpreendentemente voltou antes da reta final, não para vencer, mas para dar ritmo ao companheiro de equipe. Faltando 500 metros, o Campeão do Giro 2017, abriu para lançar Koen Bouwman e dar a Jumbo-Visma a sua primeira vitória nesta edição do Giro d’Italia 2022.
Koen Bouwman e Tom Dumoulin celebram a vitória
Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/
#Top10 Etapa 7 #Giro #Giro105 pic.twitter.com/yctw6DZqud
— BikeBlz (@BikeBlz) May 13, 2022
#GC após 7 etapas #Giro #Giro105 pic.twitter.com/kVLXwdyHpk
— BikeBlz (@BikeBlz) May 13, 2022