Jonas Vingegaard conseguiu uma impressionante vitória na etapa no Plateau de Solaison, à frente de Primoz Roglic, que selou a vitória geral no cume final da 74º Critérium du Dauphiné.
A Jumbo-Visma já havia tirado uma vantagem significativa antes da etapa final, com o líder Esloveno vestindo a Camisa Amarela à frente do seu companheiro dinamarquês. Eles colocaram ainda mais ênfase em sua dominação com o apoio de todo o trem preto e amarelo e especialmente Steven Kruijswijk, que esmagou o grupo da GC em pedaços na subida final. Ben O’Connor (AG2R Citroën) foi o último rival a resistir, mas não conseguiu acompanhar a aceleração decisiva de Vingegaard a 5 km do final. O escalador Australiano completou o pódio da etapa e da Classificação Geral.
#ÚLTIMOKM da vitória de Jonas Vingegaard @JumboVismaRoad na última etapa da #Dauphine. Primoz Roglic venceu na Geral. https://t.co/oadOivaIL5
— BikeBlz (@BikeBlz) June 13, 2022
Etapa 8 – Destaques
O cume final da Critérium du Dauphiné estava quase à vista, com o pelotão de 134 ciclistas (com o abandono de Enric Mas) de Saint-Alban-Leysse em direção ao Plateau de Solaison. Eles enfrentaram imediatamente a subida ao Col de Plainpalais (cat.1, cume no km 8,8), onde se desenrolou uma grande batalha pela fuga.
Foi incrível. Tínhamos planejado atacar e que [Primoz Roglic] deveria me seguir porque queríamos ver se poderíamos derrubar todos. Conseguimos com isso, então acho que podemos estar muito felizes e orgulhosos do que fizemos. No clássico das Ardenas, não tive o melhor período, mas agora estou de volta em um nível muito alto e com certeza estou muito feliz. É uma das maiores corridas do mundo. Vencer uma etapa e ser o segundo no geral é ótimo para mim. Para ser honesto, seria difícil estar 1-2 no Tour porque haverá muitos candidatos do GC. Mas nosso objetivo é que pelo menos um de nós vença o Tour.”
15 ciclistas na frente
Depois de muitos ataques e contra-ataques, Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) foi por cima com a Camisa de Bolinhas nos ombros e 13 companheiros ao seu lado: Eddie Dunbar, Laurens De Plus (Ineos Grenadiers), Matteo Fabbro (Bora-Hansgrohe), Bruno Armirail, Michael Storer (Groupama-FDJ), George Bennett (UAE Team Emirates), Antonio Tiberi, Kenny Elissonde, Antwan Tolhoek (Trek-Segafredo), Simon Geschke (Cofidis), Alexis Vuillermoz (TotalEnergies), Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Franck Bonnamour (B&B Hotels-KTM).
Gorka Izagirre (Movistar) chega a 15 ciclistas na frente enquanto preenchem a lacuna para a segunda subida do dia, Col de Leschaux (cat.3, km 30,8), também conquistado primeiro por Rolland. A Jumbo-Visma de Primoz Roglic controla a diferença entre 2′ e 2’30” no vale que leva aos desafios finais da Critérium du Dauphiné 2022.
Atacantes tentam afastar Jumbo-Visma
A diferença era de 1’35” na parte inferior da subida para o Col de la Colombière (cat.1, km 100,5). Armirail e Storer aceleraram imediatamente e apenas três ciclistas seguiram a dupla da Groupama-FDJ na frente: Dunbar, Bennett e Elissonde. A diferença aumentava para 2’15’’ com 6km para chegar ao cume, mas a Jumbo-Visma também acelerou. Eles andavam há 2’ quando Armirail se afastou com 3km pro cume. De Plus e Hirt juntaram-se à frente da prova no último quilómetro da subida. A diferença para o grupo caia para 1’35” novamente quando eles mergulharam na descida em direção à subida final do dia.
Kruijswijk, Vingegaard, Roglic: domínio coletivo
Wout van Aert (Jumbo-Visma) guia o grupo na descida e no vale. Na parte inferior da subida para o Plateau de Solaison, a diferença era de 1’05’’. Steven Kruijswijk estabeleceu um ritmo brutal no grupo. Bennett foi o último atacante a ser pego, a 6,5 km do final. Naquele momento, apenas seis ciclistas permaneciam na frente: Kruijswijk, Vingegaard e Roglic para Jumbo-Visma, Ben O’Connor (AG2R Citroën), Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) e Jack Haig (Bahrain Victorious).
Kruijswijk continuou empurrando até que Vingegaard acelerou com 5,3 km para o final. O’Connor tentou resistir, mas não conseguiu acompanhar a dupla Jumbo-Visma, que colaborava na frente e dividiu os prêmios no topo: a vitória na etapa para Vingegaard e a vitória geral para Roglic. O’Connor termina com uma diferença de 15”.
Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova
#Top10 Etapa 8 #Dauphine pic.twitter.com/7w0hK2fBSv
— BikeBlz (@BikeBlz) June 13, 2022
#GC Final #Dauphine pic.twitter.com/5wIHgaHegw
— BikeBlz (@BikeBlz) June 13, 2022
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!
Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz
Onde assistir
ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.
Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.
Start list
Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →
Foto: LaPresse
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]