Bob Jungels (AG2R-Citroën) se recuperou de três anos de soluços com sua primeira vitória no Tour de France após uma fuga solo de 60 km depois que ele escapou de com um grupo formado por iniciativa de Thibaut Pinot (Groupama-FDJ). O Francês lutou muito atrás do ciclista da AG2R-Citroën, mas não conseguiu fechar a lacuna antes do topo de Pas de Morgins. Jungels é o primeiro Luxemburguês a vencer uma etapa do Tour de France desde Andy Schleck no topo do Galibier em 2011. Quinto na etapa e primeiro dos favoritos do GC, Tadej Pogacar manteve a Camisa Amarela.
21 ciclistas na fuga
165 pilotos começaram a etapa 9 em Aigle. Guillaume Martin (Cofidis) com Covid, Kasper Asgreen (Quick Step-Alpha Vinyl) com problemas físicos e Ruben Guerreiro (EF Education-Easypost) por doença, não largaram. Philippe Gilbert (Lotto-Soudal) foi o primeiro atacante logo após a bandeirada, mas o primeiro ciclista que conseguiu escapar foi Mads Pedersen (Trek-Segafredo) no km 13. Um acidente afetou Neilson Powless (EF Education-Easypost) e Michael Woods (Israel-Premier Tech). O pelotão seguiu firme até a primeira fuga do dia tomar formar no km 44, com 15 ciclistas na liderança: Patrick Konrad (Bora-Hansgrohe), Warren Barguil (Arkea-Salsic), Rigoberto Uran (EF Education-Easypost), Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadier), Bob Jungels (AG2R-Citroën), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Franck Bonnamour (B&B Hotels-KTM), Carlos Verona (Movistar), Simon Geschke (Cofidis), Luis Sanchez (Bahrain-Victorious) ), Kobe Goossens (Intermarché-Wanty-Gobert), Joe Dombrowski (Astana), Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), Guy Niv e Hugo Houle (Israel-Premier Tech). A eles se juntaram no km 53, Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Wout van Aert (Jumbo-Visma), Pierre Latour (TotalEnergies), Nils Politt (Bora-Hansgrohe), Ion Izagirre (Cofidis) e Benoît Cosnefroy (AG2R-Citroën).
A etapa de montanha trouxe muita emoção para os fãs
Bob Jungles vence solo
Van Aert levou mais 20 pontos na Classificação por Pontos no sprint intermediário. Uran tornou-se brevemente a Camisa Amarela virtual na subida ao Col des Mosses quando a diferença horária atingiu 3’24” com 95 km para o final. Mas a UAE Team Emirates manteve a diferença de cerca de três minutos durante a maior parte da corrida. Latour passou o Col des Mosses (km 108,5) na primeira posição. Geschke chegou ao Colo de la Croix na frente de Jungels que havia atacado 3 km antes do cume. Jungels montou Geschke na descida e obteve uma vantagem de 1′ para si mesmo sobre um grupo de 13 ciclistas com 40 km pela frente. Sua vantagem aumentou para 1’30’’ com 30km restantes e 2’ no sopé do Pas de Morgins.
Simon Geschke conquistou a Camisa de Rei da Montanha nesta etapa
A espetacular mas vã perseguição de Thibaut Pinot
Pinot andou sozinho atrás de Jungels nos 20 km que faltavam. Ele foi cronometrado em 20” com 3 km restantes antes do cume, enquanto Castroviejo e Verona estavam perseguindo forte com menos de um minuto de déficit do líder solitário. Jungels manteve-se composto para manter uma vantagem de cerca de 30’’ sobre o Francês que recebeu um grande apoio da torcida, mas nunca conseguiu diminuir a diferença. Jungels conquistou a vitória em Châtel, enquanto Castroviejo e Verona superaram Pinot no último quilômetro para completar o pódio da etapa. Pogacar venceu o sprint do grupo de favoritos para manter confortavelmente a Camisa Amarela.
A perseguição do Pinot esquentou a etapa no final
Amanhã é dia de descanso e vamos fazer um #TacoTour com Allan Almeida e Junimba.
#Top10 Etapa 9 #TDF2022 pic.twitter.com/FQgb1x9vZl
— BikeBlz (@BikeBlz) July 10, 2022
#GC após 9 etapas #TDF2022 pic.twitter.com/65Gwo8UAxs
— BikeBlz (@BikeBlz) July 10, 2022
Hastags da prova:#TDF2022, #BikeBlz
Fonte: Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate
PRÓXIMA ETAPA
Terça, 12.07.2022
ETAPA 10
MORZINE LES PORTES DU SOLEIL >MEGÈVE
148,1 km / Média montanha (2733 m)
Realizada no dia seguinte ao dia de descanso, esta etapa apresenta paisagens montanhosas de tirar o fôlego, especialmente quando corre ao longo do Lago Genebra antes de seguir em direção a Megève. A rota serpenteia por uma série de vales e deve culminar com uma batalha entre os homens fortes da corrida na bandeira de um quilômetro. A linha de chegada está localizada no altiporto como na Critérium du Dauphiné 2020.
Onde assistir ao Tour de France 2022?
#TacoPapo BikeBlz
Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Start List
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.
Twitter @BikeBlz
[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]