O photofinish foi necessário para determinar o vencedor da etapa 10 entre Magnus Cort (EF Education-EasyPost) e Nick Schultz (BikeExchange-Jayco) em Megève Altiport e o Dinamarquês que foi o mais combativo da primeira semana, finalmente conquistou a vitória que buscava desde o Grand Départ do Tour de France em seu país. Tadej Pogacar (UAE) manteve a liderança geral pela pequena margem de 11” sobre Lennard Kämna (Bora-hansgrohe).

25 na fuga

A largada da etapa 10 foi dada com 161 ciclistas, pois tivemos 4 abandonos: George Bennett (UAE Team Emirates) (Covid), Ben O’Connor (AG2R-Citroën) (Covid), Luke Durbridge (Team BikeExchange) (Covid) e Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) (machucado). Houve várias tentativas de fuga no início da corrida. Após Alexis Gougard (B&B Hotels-KTM), um dos atacantes, ter sido alcançado no km 50, Dylan van Baarle (Ineos Grenadier), Philippe Gilbert (Lotto-Soudal), Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) e Luis Leon Sanchez (Bahrain Victorious) partiram no km 53, enquanto Pogacar ficou à frente do pelotão quase sem companheiro de equipe. Em várias ondas, formou-se um grupo na frente com 25 homens no km 62: Christophe Laporte (Jumbo-Visma), Filippo Ganna e van Baarle (Ineos Grenadiers), Lennard Kämna (Bora-Hansgrohe), Matteo Jorgenson (Movistar Team), Ion Izagirre e Benjamin Thomas (Cofidis), Sanchez e Fred Wright (Bahrain Victorious), Kristian Sbaragli (Alpecin-Deceuninck), Andreas Leknessund (Team DSM), Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty Gobert), Simone Velasco (Astana Qazaqstan), Alberto Bettiol e Magnus Cort (EF Education-EasyPost), Hugo Hofstetter e Connor Swift (Arkéa-Samsic), Gilbert (Lotto-Soudal), Mads Pedersen e Quinn Simmons (Trek-Segafredo), Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), Simon Clarke (Israel -Premier Tech), Jack Bauer e Nick Schultz (BikeExchange-Jayco) e Rolland (B&B Hotels-KTM).

A fuga venceu na Etapa 10

Corrida neutralizada com 36 km pro final

Rolland e Wright seguiram em frente depois que o Francês pegou a pontuação do KOM com 50,8 km para o final, enquanto a diferença do pelotão era de 6’45’’. A fuga com 25 ciclistas estava 8 km à frente e Bettiol aproveitou a oportunidade para contra-atacar sozinho. Até que a corrida foi interrompida devido a uma manifestação de sete pessoas que estavam acorrentadas na estrada. Uma nova largada foi dada com 36 km antes da chegada, primeiro com Bettiol, 25’’ depois os 24 perseguidores e 7’25’’ depois o pelotão. 20 km antes do final, Kämna tornou-se o Maillot Jaune virtual, já que o grupo estava com mais de nove minutos de atraso.

Pelotão chegou 9 minutos depois de Magnus Cort

Cort cortou

Bettiol continuou na subida final de 19,5 km até Megève Altiport. Zimmermann e Wright ficaram no meio, enquanto os demais estavam perdendo contato com o grupo de Kämna. Zimmermann, Wright e Thomas alcançaram Bettiol, assim como Van Baarle, Jorgenson, Cort e Velasco, então Bettiol atacou novamente 10 km antes da linha de chegada. O Italiano foi acompanhado por Zimmermann. Um grupo de 11 ciclistas foi formado novamente com 6 km para o final, quando Sanchez tentou a sorte e conseguiu uma vantagem de 30’’. O Espanhol conquistou o KOM há 2,2 km antes do final e foi acompanhado por Schultz e Jorgenson. Van Baarle os alcançou no quilômetro pro final. Os quatro ciclistas líderes se observaram 400 metros antes da linha. Isso permitiu que alguns de seus ex-companheiros de fuga, liderados por Thomas se reconectassem. Sanchez acelerou novamente, Schultz parecia que venceria, mas Cort veio por trás e o ultrapassou na linha. O pelotão completou o percurso 8’55” depois de Cort, então Kämna perdeu o Maillot Jaune por apenas 11 segundos, pois Pogacar o manteve.

Pogacar suou pra manter a Camisa Amarela na Etapa 10

Hastags da prova:#TDF2022#BikeBlz
Fonte: Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez, Aurélian Viallate


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 13.07.2022

ETAPA 11

ALBERTVILLE>COL DU GRANON SERRE CHEVALIER
151,7 km / Alta montanha (4070 m)

Nenhum dos candidatos à Camisa Amarela pode se dar ao luxo de cometer um deslize nesta etapa. As subidas são apertadas, começando com os grampos de Montvernier, depois continuando com a travessia das passagens Télégraphe e Galibier. Depois de passar por Serre-Chevalier, faltam 10 quilômetros de escalada com uma média de mais de 9% para chegar ao Col du Granon, a 2.413 metros, que foi o ponto de chegada mais alto do Tour por 25 anos.

→ Confira todas as etapas do Tour de France 2022

 


Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

 

Instagram