A favorita Belga, Lotte Kopecky (SD Worx), dominou totalmente a final e foi solo na 20ª edição do Tour de Flandres feminino. Demi Vollering (SD Worx) chegou em segundo lugar, à frente de Elisa Longo Borghini (Trek Segaredo) que fechou o pódio.

Um grupo líder de três ciclistas acabou se formando no início da corrida com Ally Wollaston (AG Insurance – Soudal Quick-Step Team) embarcou em uma aventura solo, mas acabou se juntando a Elise Chabbey (Canyon//SRAM Racing) e Elinor Barker (Uno-X Pro Cycling Team). O Koppenberg tradicionalmente anunciava a final e assim a corrida explodiu completamente. Quatro delas permaneceram no topo do Koppenberg: Marlen Reusser, Lorena Wiebes e Lotte Kopecky para o Team SD Worx e Silvia Persico para o UAE Emirates ADQ. Quem não pôde ser vista na frente foi a Campeã Mundial Annemiek Van Vleuten (Movistar) que caiu na corrida no Koppenberg e ficou muito atrás no topo.

A perseguição consistia em um grupo de 9 ciclistas: Demi Vollering (Team SD Worx), Elise Chabbey e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing), Juliette Labous (FDJ-Suez), Arlenis Sierra Canadilla (Movistar), Anna Henderson (Team Jumbo-Visma) e o trio Lucinda Brand, Shirin Van Anrooij e Elisa Longo Borghini. Brand, Chabbey, Labous e Longo Borghini tiveram dificuldades no Steenbeekdries, enquanto também foi rápido demais para Wiebes na frente no Taaienberg e Reusser no Kruisberg. Resultado? Kopecky e Persico mantiveram-se na liderança da corrida como as duas restantes.

A diferença não era grande. O grupo perseguidor ficou apenas 20 segundos atrás, graças a italiana Longo Borghini. Ao pé do Oude Kwaremont, tudo parecia se encaixar, mas então Kopecky colocou seu poder em jogo. Persico inicialmente conseguiu se juntar a favorita Belga, mas acabou tendo que desistir. Kopecky foi sozinha sobre o Oude Kwaremont e correu até o sopé do Paterberg.

O grupo de perseguição diminuiu no Paterberg. Persico, Van Anrooij, Vollering e Niewiadoma perseguiram a líder Kopecky. Do fundo foram Reusser, Labous e Longo Borghini que conseguiram voltar e assim expandir o grupo de perseguidores para 7 ciclistas.

Kopecky fez uma apresentação solo convincente no Minderbroedersstraat em Oudenaarde. O segundo e terceiro lugares foram decididos no sprint e Vollering completou a festa do Team SD Worx chegando na segunda colocação. Kopecky também se torna co-recordista na lista de honras do Tour of Flanders com sua segunda vitória consecutiva.

Hastags da prova: #RVV23Women, #BikeBlz
Fonte e imagens: Ronde van Vlaanderen

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Ronde van Vlaanderen no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram