Fazendo reflexões a respeito da temporada de clássicas. O dragão de três cabeças (Pogacar, Mathieu e Wout) domou boa parte das provas senão todas onde esteve. Os maiores títulos foram pra Mathieu (Milan-Sanremo e Roubaix) e Pogacar (Tour de Flandres). Van Aert esteve próximo em todas, mas venceu apenas E3.

Não é, obviamente, uma má temporada do Belga, mas frente aos principais rivais, está em desvantagem, especialmente somando o Mundial de CX que era um dos três grandes objetivos do ano: Hoogerheide, Flanders & Roubaix. Wout van Aert falhou em todos. Mesmo estando um degrau acima do pelotão

Os dois rivais que estão na mesma liga que ele são canibais. Pogacar é o melhor do mundo. Mathieu é uma besta-fera incontrolável. Para além dos 3 grandes, temos um mini ET (Pidcock) que acostuma-se mais às vitórias na estrada. Uma excelente Strade Bianche para um belo Palmarés.

Dois nomes que tomaram gosto pelas vitórias são Laporte e Dylan Van Baarle. Repetiram bons resultados após 2022 e subiram de nível. Jasper Philipsen venceu Brugge de Panne e foi vice em Roubaix. Mais um que merece reconhecimento e atenção futura. Mads Pedersen não é mais surpresa, mas segue confirmando o gigante ciclista que é. Ninguém vence um Mundial à toa, especialmente aquele duríssimo em Yorkshire. Ainda acho que vencerá boas provas em 2023. A Souldal Quickstep vem amargando um apagamento nas Clássicas, mas brilha nas voltas com Remco Evenepoel.

Alaphillippe é uma sombra do que já foi mas sempre pode ressurgir nas Ardenas e tendo Remco de co-líder, menos peso nas costas pode lhe fazer bem. São as últimas semanas antes do Giro. Amstel, Fleche e Liege estão chegando. Os 3 melhores times até aqui são Alpecin, UAE e Jumbo.

Mas há espaço pra revisões. Olho na Ineos também.

Imagem: ASO/Thomas Maheux

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o ciclismo profisisonal no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram