Christophe Laporte (Jumbo-Visma) é o primeiro líder do 75º Critérium du Dauphiné após um final emocionante da etapa 1, neste domingo em Chambon-sur-Lac. O próprio vencedor do Tour de France Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) teve que puxar um grupo reduzido para alcançar Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), que atacou no início do dia e só foi pego nos últimos 20 metros. O jovem baroudeur Belga chegou a terminar em 3º no dia…mas não resistiu a Laporte, que conquistou sua terceira vitória em 2023, em apenas nove dias de corrida. Ele agora quer honrar a Camisa no dia 2, outra etapa para o desgaste de pernas de Brassac-les-Mines a La Chaise-Dieu.
O pelotão de 147 homens partiu das margens de Chambon-sur-Lac no início da tarde. O percurso exigente inspirou os atacantes e foram necessários 12 km de batalha para moldar a fuga do dia. Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty) e Fabio Van den Bossche (Alpecin Deceuninck) foram os primeiros ciclistas a fugir. Eles foram rapidamente acompanhados por Donavan Grondin (Arkéa Samsic), e então Dorian Godon (AG2R Citroën) e Brent Van Moer (Lotto Dstny).
A formação da fuga do dia
O atacante Belga participou pela terceira vez da Critérium du Dauphiné, e também é a terceira vez que faz a fuga no dia 1. Em 2020, ele caiu fora da corrida enquanto rodava na frente, mas em 2021, ele foi o primeiro líder do Critérium du Dauphiné… O pelotão poderia estar desconfiado dele e de seus fortes companheiros, mas Jumbo-Visma e Bora-Hansgrohe rapidamente começaram a puxar para controlar a diferença.
Hayter abandona
Nas estradas que serão visitadas pelo Tour de France e pelo Tour de France Femmes avec Zwift no próximo mês, Donavan Grondin (Arkéa Samsic) perseguiu os primeiros pontos KOM, subindo as montanhas cat-4 do Côte du Mont-Dore (km 33,8) e do Côte de La Stèle (km 41,6). Enquanto isso, o grupo controlava a fuga em cerca de 2 minutos.
As chuvas cobriam os ciclistas quando eles chegaram a Besse-et-Saint-Anastaise, 75 km após o início da etapa. Em estradas molhadas e escorregadias, vários ciclistas caíram no convés, incluindo Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) um dos favoritos para a etapa. Enquanto ele perseguia seu caminho de volta ao grupo, a estrela em ascensão Britânica caiu novamente e foi forçado a abandonar quando a corrida entrava no circuito final, com um loop de 23,1 km para cobrir três vezes.
A fuga do dia
Temperatura sobe apesar da chuva
Quando eles cruzaram a linha pela primeira vez, a diferença era de até 2m45”. Chegou até a 3′ na primeira subida de cat-4 no Côte du Rocher de l’Aigle (1km a 7,3%, cume a 11,1km da linha). Donavan Grondin (Arkéa Samsic) passa primeiro no cume e praticamente garante a Camisa de Bolinhas.
A intensidade aumenta no circuito de final. Grondin é largado da fuga com 44 km pro fim, e Van den Bossche sofre o mesmo destino um quilômetro depois. Enquanto isso, Jumbo-Visma e a Soudal Quick-Step estabelecem um ritmo forte e muitos ciclistas são descartados, incluindo velocistas como Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Dylan Groenewegen (Jayco AlUla).
#ÚLTIMOKM da vitória de Christophe Laporte @LAPORTEChristop (@JumboVismaRoad) na Etapa 1 da Critérium du Dauphiné 2023 🇫🇷 #Dauphiné pic.twitter.com/RY0niZWcU5
— BikeBlz (@BikeBlz) June 4, 2023
Desgosto por Herregodts
Na volta final, Van Moer também caiu do grupo da frente com 18 km para o fim. Godon e Herregodts ainda empurram juntos, mas o pelotão está apenas 20 segundos atrás. O Belga derruba Godon na subida final do Côte du Rocher de l’Aigle. O pelotão só perde por 8”… Mas Herregodts aumenta sua vantagem para 15” na descida em direção a Chambon-sur-Lac!
Todos os companheiros de equipe da Jumbo-Visma estão esgotados e Jonas Vingegaard tem que puxar o grupo para a bandeira do último quilômetro. Herregodts empurra. Mas é de partir o coração para o jovem Belga, pois Christophe Laporte passa por ele nos últimos 20 metros para subir ao pódio à frente de Matteo Trentin (UAE Team Emirates) e o herói atacante do dia.
#Top10 Etapa 1 #Dauphiné pic.twitter.com/ttGpPtQcAF
— BikeBlz (@BikeBlz) June 4, 2023
Fonte: Critérium du Dauphiné
Fotos: Billy Ceusters
PRÓXIMA ETAPA
Segunda, 05.06.2023
ETAPA 2
BRASSAC-LES-MINES > LA CHAISE-DIEU
167,5 km / Média montanha (2865 m)
Onde assistir o Critérium du Dauphiné?
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Velogames
O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o Criterium du Dauphiné no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.