Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) conquistou uma vitória significativa no segundo dia da Critérium du Dauphiné, ultrapassando um grupo reduzido em La Chaise-Dieu. “Estou farto de falar em azar”, disse a estrela francesa à frente da Critérium du Dauphiné. E, de fato, ele enviou uma mensagem muito diferente com as pernas ao derrotar o Campeão Olímpico Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) para obter sua segunda vitória do ano e a primeira no UCI WorldTour desde uma etapa do País Basco de Itzulia em 2022. Natnael Tesfatsion (Trek Segafredo) sai do pódio do dia, logo à frente de Christophe Laporte (Jumbo-Visma), que mantém a Camisa Amarela e Azul antes da etapa 3, levando a Le Coteau. Esta é a terceira vitória de Julian Alaphilippe na Critérium du Dauphiné, após sucessos anteriores em 2018 e 2019. Cada uma delas foi seguida por atuações estelares no Tour de France.
Depois das chuvas do primeiro dia, o sol acompanhou os 144 ciclistas na largada da Etapa 2, em Brassac-les-Mines. Os primeiros quilômetros foram no entanto agitados, com muitos ataques e uma queda significativa no km 8. Três ciclistas foram forçados a desistir: Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), Staff Cras (Total Energies) e Romain Combaud (Team DSM). Os primeiros aventureiros a abrir diferenças partiram ao km 6,5: Andrea Piccolo (EF Education-EasyPost), Jonas Gregaard (Uno-X), Victor Campeanaerts (Lotto Soudal) e Donavan Grondin (Arkéa Samsic). Os ataques continuam voando e mais três ciclistas fizeram a separação de 7 homens: Nans Peters (AG2R Citroën) fez a ponte no km 21, Pierre Latour (Total Energies) e Kenny Elissonde (Trek Segafredo) fizeram o mesmo no km 23.
Após a chuva da etapa 1, uma etapa seca no segundo dia da Dauphiné
Deleite de Grondin
Depois de uma batalha intensa, o pelotão soltou os atacantes. Mas a Jumbo-Visma controlou rapidamente a diferença em menos de 2 minutos. Com a Camisa de Bolinhas nos ombros após a fuga anterior na etapa 1, Donavan Grondin aproveitou as subidas cat-3 do Col de Toutée (cume no km 46,7) e do Col des Fourches (km 53,8) para consolidar sua liderar na Classificação KOM. Os atacantes seguiram para o circuito final com o pelotão logo atrás. Grondin deixou seus companheiros percorrerem 5 quilômetros antes de cruzar a linha pela primeira vez e fazer um circuito de 35,1 km com a subida de cat-4 do Côte des Guêtes (1 km a 8%, com cume a 9,7 km do final).
Luta de Grondin
Nos últimos 50km, a Soudal Quick-Step e Jumbo-Visma controlaram a diferença entre 35” e 55”. A intensidade foi muito alta para Grondin, que precisou parar na beira da estrada por sofrer visivelmente com cãimbras na coxa esquerda. O Francês voltou a montar na bicicleta para tentar completar a etapa, com mais uma Camisa de Bolinhas para conquistar no pódio. Latour foi primeiro no topo da primeira subida do Côte des Guêtes, mas suas pernas o abandonam alguns quilômetros depois e ele cai de volta para o grupo com 39 km para percorrer. Peters, Piccolo, Elissonde, Gregaard, Victor Campeanaerts estavam 35” à frente do grupo ao entrar na última volta. Grondin perdeu por 9’30’’.
A fuga do dia
Outro final emocionante
O pelotão sobiu a aposta na última volta e a diferença caiu para 15’’ quando Campenaerts atacou, faltando 28 km. Apenas Elissonde o seguiu. E os dois conseguiram aumentar a vantagem para 30” antes da subida final do Côte des Guêtes. Mas eles foram pegos no meio da subida. Tobias Bayer (Alpecin Deceuninck) contra-atacou logo em seguida e abriu uma brecha de 13’’ no cume, faltando 10km para o fim. Ele foi pego depois de 6 km na frente. Harrison Sweeny (Lotto Dstny) também atacou, mas Andrea Bagioli (Soudal Quick-Step) o puxou. E o próprio Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) puxou no último quilômetro, como fez no dia anterior, mas desta vez, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) abriu o sprint. Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) o seguiu e avançou para a vitória. Christophe Laporte (Jumbo-Visma) manteve a Camisa Amarela e Azul, mas se contentou com a quarta posição do dia, atrás de Natnael Tesfatsion (Trek-Segafredo). Enquanto os vencedores do dia recebiam seus prêmios, Grondin terminou a etapa 22’48” depois dos líderes, apenas dentro do corte de tempo de 23’30”.
Será a volta de Julian Alaphilippe?
#Top10 Etapa 2 #Dauphiné pic.twitter.com/lhzwr2BylU
— BikeBlz (@BikeBlz) June 5, 2023
#GC após 2 etapas #Dauphiné pic.twitter.com/KoYgchBt8M
— BikeBlz (@BikeBlz) June 5, 2023
Fonte: Critérium du Dauphiné
Fotos: Billy Ceusters
PRÓXIMA ETAPA
Terça, 06.06.2023
ETAPA 3
MONISTROL-SUR-LOIRE > LE COTEAU
194,5 km / Plano
Onde assistir o Critérium du Dauphiné?
ESPN 3/Star +
ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.
GCN+
GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.
Tiz-Cycling
Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.
Velogames
O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612
→ Monte agora o seu time e divirta-se
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre o Criterium du Dauphiné no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.