Faça duas vitórias de etapa para Christophe Laporte (Jumbo-Visma) no Critérium du Dauphiné 2023 e três para as estrelas francesas! Com a Camisa Amarela e Azul nos ombros, o líder da Classificação Geral dominou o sprint de Le Coteau nesta terça-feira, depois que Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) venceu a etapa 2 no dia anterior. Esta é a primeira vez desde 1960 que ciclistas franceses vencem as três primeiras etapas da Critérium du Dauphiné. Na corrida final para a meta, Laporte levou a melhor sobre os velocistas puros Sam Bennett (Bora-Hansgrohe) e Dylan Groenewegen (Jayco AlUla). Mas os dois foram rebaixados após a etapa. Laporte também fortalece sua liderança Geral na véspera de um contra-relógio de 31,1 km de Cours a Belmont-de-la-Loire.

O pelotão de 141 homens começou em Monistrol-sur-Loire ao meio-dia. E dois ciclistas imediatamente entraram em ação: Mathieu Burgaudeau (Total Energies) parte, Lorenzo Milesi (Team DSM) o segue. Eles abriram rapidamente uma diferença de 1m55”, mas o jovem italiano não conseguiu acompanhar o esforço depois de 15 km. Burgaudeau estava sozinho na frente. E a sua vantagem atingiu o máximo de 6’05’’ no km 30. A Jayco AlUla, de Dylan Groenewegen, e a Bora-Hansgrohe, de Sam Bennett, foram as primeiras equipes a passar para a frente do grupo para controlar o pelotão. Os ataques voavam novamente na primeira subida do dia, de cat-2, no Côte de Bellevue-la-Montagne. Burgaudeau chegou primeiro ao cume, e Pierre Latour (Total Energies) seguiu para levar 3 pontos. Mas a Camisa de Bolinhas de Donavan Grondin continuou fora de alcance depois que o jovem da Arkéa Samsic somou 7 pontos nas duas primeiras etapas.

A prova começou em Monistrol-sur-Loire

Alaphilippe tenta perturbar Laporte

Com ritmo endurecido, o pelotão só perdeu 4 minutos no cume. Algumas equipes tentavam criar divisões no grupo. Mas todos estavam vigilantes e a situação se acalmou. Burgaudeau esperou pelo pelotão e foi pego no km 69. De lá, um pelotão amontoado seguiu até a chegada em Le Coteau, com uma curta neutralização para passar por um protesto no km 91.

A Soudal Quick-Step e Julian Alaphilippe tentavam aproveitar ao máximo o sprint intermediário. O Francês foi 2º na Classificação Geral, com o mesmo tempo de Christophe Laporte (Jumbo-Visma)… , que conseguiu 3 segundos de bônus (vs 2 para Alaphilippe).

Mathieu Burgaudeau (Total Energies) fez a fuga do dia de hoje

Bennett tenta, Laporte consegue

Muitos ciclistas atingiram o convés com um acidente em massa a 48 quilômetros da linha. Andrey Zeits (Qazaqstan) foi forçado a abandonar enquanto ciclistas como Alaphilippe, Matteo Jorgenson (Movistar) e Matteo Trentin (UAE Team Emirates) gradualmente retornaram ao grupo. Os velocistas sobreviveram à subida final e voaram para uma batalha de alta velocidade em Le Coteau. Alaphilippe sofreu um problema mecânico a 7 km do fim, mas conseguiu voltar 3,5 km antes da chegada.

Bora-Hansgrohe lançou o sprint para Sam Bennett, mas a estrela Irlandesa vacilou nos 50 metros finais. Christophe Laporte aproveitou esta oportunidade para conquistar a sua segunda vitória na etapa da Critérium du Dauphiné 2023. Amanhã é dia de um contrarrelógio individual de 31,1 km.

Laporte segue de amarelo

Fonte: Critérium du Dauphiné
Fotos: Billy Ceusters


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 07.06.2023

ETAPA 4

COURS > BELMONT-DE-LA-LOIRE

31,1 km – Contrarrelógio individual


Onde assistir o Critérium du Dauphiné?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Criterium du Dauphiné no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram