É chegada a hora de mostrar as super máquinas! Co-protagonistas do ciclismo mundial, são capazes de chamar tanta atenção quanto os seus pilotos. E como todo início de temporada, as equipes além de apresentarem os seus novos uniformes, também apresentam as suas novas magrelas. Confira cada uma delas agora em detalhes aqui no BikeBlz.

Bike Exchange

O time que até ano se chamava Michelton Scott e consequentemente usava as bikes da marca Scott, teve seu contrato encerrado após 9 temporadas e este ano além de mudar de nome e também de patrocinador. Consequentemente também de bike. O time agora passará a usar as lendárias bikes Bianchi, uma espécie de Ferrari das bikes. E assim como os super esportivos de Maranello, são quase sempre vermelhas, as Bianchi também são encontradas quase sempre na mesma cor, o famoso ‘verde Bianchi’ e já podem ser consideradas como uma das mais belas do pelotão.

Bianchi Specialissima

A Bianchi foi a primeira empresa de bicicletas do mundo a criar uma divisão de corrida e o nome Reparto Corse está associado à excelência competitiva desde os tempos de Fausto Coppi. Agora com um novo logotipo, ele aparecerá na pintura das bicicletas do Team BikeExchange.

Bianchi Oltre XR4
A equipe contará com 3 modelos: a famosa Specialissima Disc, chamada de ‘all-rounder’ mais para as etapas planas, a Oltre XR4 Disc, a escaladora, com um quadro de apenas 750g testado e otimizado em túnel de vento, ideal para os sprints e etapas de montanha e Bianchi Aquila CV, mundialmente famosa e campeã mundial de contra-relógio, super aero e totalmente integrada, com uma construção extra leve. Todas vêm equipadas com Shimano Durace Di2 disc, rodas Shimano C40 – C60, cockpit Vision/Fsa, pneus Pirelli P Zero e selim Fizik. A equipe ainda usa Garmin e rolos e caramanholas Tacx.
Bianchi Aquila CV

Jumbo Visma

Cervélo S5

O super time holandês que até ano passado andava de Bianchi, esse ano passa a usar as bikes Cervélo. O conjunto completo de ofertas Cervélo para a Jumbo-Visma terá o modelo S5 Aero, mais rígida e veloz, a escaladora R5, a linda P5 para o contra-relógio e ainda a Caledonia-5 para as clássicas de paralelepípedo. O time também usará todo o conjunto Shimano.

Cervélo R5


Dependerá dos diretores e equipe de fisioterapeutas analisando os números dos atletas, determinar qual modelo dará a cada piloto a maior vantagem em um determinado dia.

Cervélo P5

AG2R Citroën

O time francês que ano passado usava as bikes Eddie Merckx, passa a usar em 2021 as bicicletas suíças da marca BMC pelos próximos 3 anos, como parte de uma grande mudança no WorldTour que viu Bianchi, Cervélo e Scott trocarem de equipe. As famosas BMC Teammachine SLR01 vêm complementar o layout branco da equipe e ainda toda a classe do conjunto Campagnolo.

AG2R Citroën BMC Teammachine SLR01


Van Avermaet deve ser o que mais gostou da notícia. Por oito temporadas ele correu de BMC no antigo time WorldTour que levava o nome da marca suíça antes de se mudar para a equipe CCC, onde andava nas Giant TCR Disc. As novas máquinas do time também usarão
o conjunto de freios a disco Campagnolo Super Record EPS após anos usando o Shimano Dura-Ace e o grupo eletrônico de ponta Campagnolo. As rodas de disco serão a Bora WTO e Bora Ultra, dando aos quadros BMC da seleção francesa o tratamento italiano completo. Para o contra relógio a bike será a TimeMachine SL01 Disc, mas ainda não saiu o modelo com a pintura da equipe. 

Além de Peter Sagan e do campeão mundial Julian Alaphilippe, o campeão olímpico Greg van Avermaet também tem a sua bike personalizada no pelotão com as cores da medalha de ouro conquistada na Rio2016.

BMC Teammachine SLR01 do campeão olímpico Greg van Avermaet

A BMC também fornece bikes para o time Qhubeka Assos e é uma das quatro equipes para as quais a Campagnolo fornecerá componentes, incluindo Cofidis, Lotto Soudal e UAE. A maioria das equipes do WorldTour usa Shimano – 13 – e duas usam SRAM.

BMC TimeMachine 01 DISC One

Groupama-FDJ

A equipe francesa vem com lindas Lapierres: Aircode, para etapas planas e a Xelius para as montanhas. E claro, Tibaut Pinot. Sempre!

Lapierre Xelius
Lapierre Aircode

Astana Premier Tech

A time Astana que agora atende pelo nome completo Premier Tech continuará pela segunda temporada consecutiva montando as Wilier Triestina Zero SLR para a maioria das etapas e a Wilier Turbine para as provas de contra relógio.

Wilier Triestina Zero SLR
Merida React

A equipe que foi fundada em 2017 manterá suas bikes Merida, bem como os cockpits da FSA, rodas Vision, selins Prologo, pneus Continental e medidores de potência Shimano. Nas fotos ainda aparecem o nome Bahrain McLaren, mas a equipe divulgou apenas fotos no Instagram mostrando que pretendem alterar estes nomes nas bikes.

Merida Time Warp Tri

Bora-Hansgrohe

Specialized S-Works Tarmac SL7

O time de Peter Sagan claro continua com sua parceria com os americanos da Specialized e com esta nova Tarmac SL7, eles passam a não mais contar com duas bikes. Uma para escaladas e outra aero para as etapas planas! Tudo agora está concentrado em um único modelo, que espera-se dar conta muito bem do recado, sem qualquer perda de performance. O modelo Roubaix para as clássicas de paralelepípedos e a Shiv TT Disc para os contra-relógios devem continuar sendo usadas.

Specialized S-Works Roubaix
Shiv TT Disc


Todos os equipamentos da equipe são da marca Specialized. Do capacete as sapatilhas. Eles usarão ainda o conjunto
Shimano Dura-Ace Di2 R9170, rodas Roval, cockpit PRO, pedais Shimano Dura-Ace R9100, power meter Shimano Dura-Ace FC-R9100-P, pneus Specialized S-Works Turbo, Turbo Cotton e Rapid Air, selins Specialized e ciclo-computadores Wahoo Elemnt Bolt GPS.


Team DSM

O time que também trocou de nome e que se chamava Sunweb e usava as bikes Cervélo, também mudou de patrocinador e além de se chamar agora Team DSM, passará a usar as bikes Scott na temporada 2021.

SCOTT Addict RC

A equipe irá competir com SCOTT Addict RC para escaladas e corridas mais longas, a SCOTT Foil para corridas de sprint e a SCOTT Plasma para o contra-relógio, todos equipados com componentes Syncros. A equipe DSM montará o mais recente cockpit de uma peça, o Creston iC SL em suas bicicletas Addict RC e Foil com roteamento de cabos interno inteligente e design ergonômico.

Scott Foil

O time ainda não divulgou fotos das Scott Foil e Plasma com as cores da equipe, mas estes serão os modelos utilizados, que até o ano passado montavam o time Michelton-Scott.

Scott Plasma

Israel Startup Nation

Factor Ostro VAM

O novo time de Chris Froome também continua com a mesma marca de bikes, a britânica Factor. E o time contará com o modelos aero Factor OSTRO VAM, a ‘all-rounder’ Factor O2 VAM, além da Factor Slick Disc para os contra-relógios.

Factor O2 VAM

As bikes Factor da equipe terão cockpit integrado Barstem, conjunto SRAM Red eTap AXS, CeramicSpeed Headset & BB, rodas Black Inc 45 e selim Selle Italia SLR Boost.

Factor Slick Disc

Intermarché – Wanty – Gobert

A cooperação já de sete anos entre o time Wanty-Gobert e a marca alemã CUBE se mantém para esta temporada 2021 com as bikes Litening C:68X com um quadro leve ‘all rounder’ e a Litening C:68X Pro que é a bike aero com desempenho aerodinâmico, incluindo 30% menos resistência ao ar.

Cube Litening C:68X
Image
Cube Litening C:68X Pro

O time ainda contará com a Aerium TT, uma bicicleta especialmente desenvolvida para corridas de contra-relógio com sofisticada tecnologia aerodinâmica.

Cube Aerium TT

Cofidis

Talvez o time mais francês do pelotão tem a curiosa característica de ter em todos os seus equipamentos não marcas francesas mas italianas e assim a Cofidis vem para a temporada 2021 com as De Rosas Merak Disc, a Aero SK Pininfarina e a TT-03 para o contra-relógio.

De Rosa Merak Disc Cofidis
De Rosa SK Pininfarina de Elia Viviani equipada com Campagnolo e rodas Fulcrum

A equipe também vem para a temporada com o grupo Campagnolo Super Record EPS 12s disc, cockpit Vision Metron 6D ACR, selim Selle Italia SLR Boost kit Carbonio SuperFlow, rodas Fulcrum Speed 40C disc tubeless, pneus Vittoria Corsa, pedais Look KEO blade carbon e powermeter Favero Assioma Duo.

De Rosa TT-03

Deceuninck-Quickstep

Specialized Tarmac SL7

A equipe do campeão do mundo Julian Alaphilippe, também vem com todo o conjunto Specialized e as mesmas bikes usadas pela equipe Bora-Hansgrohe: Tarmac S-Works SL7, a Roubaix e a Shiv TT Disc para o contra-relógio, todas com freios a disco.

Tarmac S-Works SL7 2021
Specialized S-Works Shiv TT Disc

Education First

O time que mais se destacou na última temporada no quesito fashion em função da escandalosa jersey em parceria com a Rapha e a Palace, continua no quesito bikes também com as lindas Cannondale.

 

SuperSix EVO Hi-MOD Disc Dura-Ace Di2

A Cannondale é sem dúvida uma das marcas mais queridas do mercado e onde se encontra uma curiosa característica comum entre os seus felizardos donos: eles não imaginam trocar a sua bike por outra que não seja outra da própria marca Cannondale. É sem dúvida um estudo de caso desta marca americana.

SystemSix Hi-MOD Ultegra Di2


A equipe e a Cannondale trabalham juntas desde 2015 e vêm pra temporada com as SystemSix Hi-MOD Disc, a SuperSix EVO Hi-MOD Disc e a Cannondale Superslice para os contra-relógios, que não recebeu a pintura do time desde o ano passado e foi usada pela equipe com na pintura original de fábrica.

Canondale Superslice

Ineos Grenadier

O time inglês que tem as lindas Pinarello tem sido o principal parceiro técnico da equipe desde a sua fundação em 2009. A parceria viu o desenvolvimento de 12 bicicletas de estrada diferentes e três bicicletas de contra-relógio que foram usadas com sucesso pela equipe para vencer corridas em todo o mundo. Foram 6 vitórias no Tour de France em 9 tentativas – um feito que levou a Pinarello ao título de fabricante de bicicletas mais premiado da história do Tour, com 11 vitórias sem precedentes.

Pinarello F12

Com a Dogma F12, a Pinarello desenvolveu dois projetos simultaneamente; uma versão com freios a disco, o Dogma F12 Disk, e uma versão com freios tradicionais, o Dogma F12, fazendo com que a INEOS seja a única equipe do pelotão com essa configuração de freios. Segundo a marca, o quadro e o garfo da Dogma F12 apresentam muitos refinamentos, desenvolvidos para fornecer uma vantagem aerodinâmica que resultam em uma redução de arrasto de 7,3% e uma economia de 8 watts a 40km/h em comparação com a Dogma F10.

Pinarello TT Bolide

O Tour de France 2016 marcou a primeira vez que a equipe usou o novo design da TT Bolide. Com uma redução de peso de 350 gramas e reduções adicionais no arrasto aerodinâmico. O modelo foi utilizado pelo italiano Fillipo Ganna para se tornar o atual campeão mundial de TT. É realmente uma bicicleta de sonho.

Lotto Soudal

A equipe Belga é patrocinada pelas bikes Ridley com grupos de discos Campagnolo EPS e assim como no ano passado, eles vão montar os modelos Ridley Noah Fast Disc e Ridley Helium SLX Disc com rodas tubulares de fibra de carbono Bora Ultra de 50 mm, pneus Vittoria Corsa e guidão aerodinâmico Alanera de uma peça da Deda Super Zero.

Ridley Noah Fast Disc de John Degenkolb
Ridley Helium SLX de Thomas DeGendt

A equipe corre com o grupo Campagnolo Super Record 12sp EPS Disc, pedais Look K Blade Carbon Ceramic, selim Selle Italia Team Editions Flite, Novus e SLR e ciclo computadores e power meter SRM PC12. Para o contra-relógio a bike será a Ridley Dean Fast.

Ridley Dean Fast

Movistar

A equipe espanhola Movistar Team e a Canyon vêm de uma jornada de 6 anos envolvendo várias vitórias no Grand Tour, Monumentos e Clássicas de um dia e essa relação vencedora continua para a temporada 2021 com as Canyon Aeroad CFR Disc, Aeroad CF SLX Disc 9.0 ETAP e a Speedmax CF SLX 9.0 TT para os contra-relógios.

Canyon Aeroroad CFR

A equipe tem veste ainda os capacetes Abus e é equipadas com as rodas Zipp, selins Fizik, conjunto Shimano (apesar das fotos estarem com Campagnolo), pneus Continental, pedais Look e ciclo computadores Garmin.

 

Aeroad CF SLX Disc 9.0 ETAP

A Aeroad CF SLX Disc 9.0 ETAP conta com medidor de potência integrado, grupos RED eTap AXS de 12 velocidades da SRAM, um quadro aerodinâmico de 980 g e rodas DT Swiss ARC 1100. Já a Speedmax CF SLX foi projetada para ser a bicicleta de contra-relógio mais rápida da marca.

Speedmax CF SLX 9.0 TT

Trek Segafredo

O time americano da Trek, claro seguem usando suas próprias bikes e talvez figurem entre os modelos mais famosos e reconhecidos de todo o mercado. O time de Vincenzo Nibali estará muito bem servido com as Émonda SLR, uma das bikes de estrada mais leves do mercado que agora possui ganhos adicionais no desempenho aerodinâmico com novos formatos de tubos aerodinâmicos, novo roteamento de cabos e rodas de carbono de última geração.

 

Trek Émonda SLR

Para as etapas que exigirão aerodinâmica, a não menos famosa Madone é a superbike do time. Rápida, leve, suave e projetada para a velocidade. É sem dúvida uma das bicicletas de estrada mais sofisticadas do mundo.

Trek Madone

E para o contra-relógio a equipe virá com a Speed Concept, a bicicleta mais aerodinâmica da marca de de 11 velocidades e construída para velocidade total.


UAE Team Emirates

O time árabe continuará montando as lindas e clássicas bikes Colnago. Um dos nomes mais famosos do ciclismo, possui uma longa história nas corridas profissionais, mas que apenas em 2020, graças às façanhas de Tadej Pogacar, ganhou o seu primeiro Tour de France. A parceria com a marca de bicicletas começou em 2017 e assim como no ano passado, contará com as Colnago C64, a aero Colnago Concept e a Colnago K.one de contra-relógio para a temporada 2021. 

Colnago C64

A marca utiliza ainda o grupo Campagnolo SuperRecord 12 Speed Electronic, rodas Bora Campagnolo, pneus Vittoria e selins Prologo.

Colnago Concept
Colnago K.one

E com isso chegamos ao fim do pelotão. E aí?! Já escolheu a sua preferida? Pra finalizar, sentimos falta da marca americana Giant entre as super máquinas. Ela que é uma das maiores fabricantes de quadros de bicicletas do mundo, não está presente desde 2018 quando figurava como co-patrocinadora do time Sunweb, hoje DSM.


Team Qhubeka ASSOS

Image
BMC Teammachine SLR01

O time Sul Africano que até o ano passado se chamava Team NTT, recebe agora o nome de Team Qhubeka ASSOS e é patrocinado pela organização sem fins lucrativos Qhubeka e pelo fabricante suíço de roupas de ciclismo Assos. Ano passado, a equipe anunciou que o vencedor do Tour de France de 1996, Bjarne Riis, que havia trabalhado anteriormente com a Tinkoff-Saxo, havia adquirido um terço da propriedade da equipe e atuaria como gerente, mas no fim do ano ele acabou deixando a equipe junto com o patrocinador e desde então a equipe seguirá em frente como “Qhubeka ASSOS”. A equipe terá a sua disposição os mesmos modelos de BMCs usadas também pelo time francês AG2R, as lindas Teammachine.


Team Total Direct Energie

O time francês é da categoria UCI-ProTeam e vem para a temporada usando as mesmas bikes Wilier Triestina Zero SLR do time Astana, apenas só um pouquinho mais extravagantes. O time traz de novidade o norueguês Edvald Boasson Hagen que após correr seis temporadas com a NTT/Dimension Data chega para unir forças ao lado de Niki Terpstra.

Wilier Triestina Zero SLR

Vini Zabù-Brado-KTM

Corratec CCT EVO

O time de categoria UCI-ProTeam assinou contrato com a alemã Corratec para as temporadas 2021-2022 e traz de volta a marca à elite mundial do ciclismo de corrida com a Corratec CCT EVO com câmbios eletrônicas Sram. A pintura preta e amarela remonta as cores da equipe e será uma das novidades no pelotão.


Espero que você tenha gostado desse grande catálogo de bikes e tenha aprendido também que da próxima vez que for tirar foto da sua bike, aponte-a sempre para o lado direito! #ficaadica. Nos vemos em breve com mais notícias do mundo das bikes sempre aqui no BikeBlz e não deixe de nos seguir também no Twitter. Um abraço e até lá.

Instagram