Detalhes da Prova

Com a chegada da Primavera na Europa, acontece também as chamadas Clássicas de Flanders, uma série de seis corridas na região próxima a cidade de Ghent, na Bélgica que abre o calendário este sábado (27) com a Omloop Het Nieuwsblad. Prova com 200,5 km, 13 subidas íngremes e 9 seções de paralelepípedos para os homens. A prova feminina terá 124,4 km, com 5 trechos de paralelepípedos, 8 subidas, entre eles o Muur van Geraardsbergen. O percurso feminino sofreu alterações, mas as meninas farão a mesma volta final que os homens (55km).

As outras provas que compõe as Clássicas de Flandres são: a Gent-Wevelgen (28.03), a Dwars Door Vlaanderen (31.03), a Ronde van Vlaaderen (04.04), a Scheldeprijs (07.04) e a De Bragantse Pijl (14.04).

A primeira clássica belga, traz quatro equipes convidadas: além de Alpecin Fenix ​​e Arkéa Samsic pelo ranking, estarão também na prova os franceses B&B Hotels p/b KTM e Total Direct Energie e as duas equipas locais Bingoal WB e Sport Vlaanderen – Baloise. A elas se juntam as 19 equipes World Tour (WT).

As primeiras corridas na França e nos Emirados Árabes Unidos foram apenas o aperitivo da temporada. Infelizmente, nenhum público será permitido na largada, na chegada, nas pistas e nas seções de paralelepípedos. Há também a proibição de reunir mais de quatro pessoas em todos os lugares e máscara obrigatória ao longo do percurso de uma hora antes a uma hora depois da corrida. O curso da Omloop Het Nieuwsblad permanece virtualmente inalterado pelo terceiro ano consecutivo e contará mais uma vez com o lendário Muur van Geraardsbergen.

No domingo também acontece a Kuurne-Brussel-Kuurne que não faz parte oficialmente da mesma organização, mas que entra no bolo porque na Bélgica o que interessa é corrida de bicicleta para abrir a primavera.

Acompanhe as corridas no BikeBlz e assine o Patreon para ajudar na produção do canal

A Elite Feminina em Flandres

Com a presença confirmada de Annemiek van Vleuten estreando pela Movistar e ainda a campeã mundial Anna van der Breggen, Chantal Blaak e Amy Pieters, três ex-vencedoras da prova. Na Trek-Segafredo, resta saber se a rainha do cyclocross, Lucinda Brand competirá nas Clássicas. A nova equipe feminina da Jumbo-Visma de Marianne Vos e a Lotto Soudal, tem a ex-vencedora dinamarquesa Christina Siggaard também escalada.

Percurso FEMININO (124 km)

Na edição 2020, vitória de Annemiek van Vleuten

Percurso MASCULINO (200,5 km)

Vitória de Jasper Stuyven em 2020

Hastags da prova: #OHN21BikeBlz


Onde assistir

Embora ainda não esteja na programação, deve estar disponível no aplicativo ESPN. Também no GCN Race Pass (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês e italiano) e depois você instalando um VPN é possível ver no Brasil ou no Tiz Cycling.

Horário local: 13:30h / Brasília 9:30h


Start list

Nomes confirmados Elite Masculina: Mads Pedersen e Jasper Stuyven (Trek), Julian Alaphillipe, Kasper Asgreen, Yves Lampert (Deucenink Quickstep), Daniel Oss, Marcus Burghardt, Nils Politt (Bora-hansgrohe), Ivan Garcia Cortina (Movistar), Philippe Gilbert (Lotto Soudal), Tiesj Benoot, Romain Badet (DSM), Niki Tersptra, Boasson Hagen (Total Direct Energie), Arnaud Demare (Groupama- FDJ), Victor Campenaerts (Team Qhubeka assos), Greg van Avermaet (AG2R), Alexander Kristoff (UAE), Fabio Fellini, Manuelle Boaro (Astana), Dylan Teuns, Sonny Colbrelli e Marco Haller (Bahrain) entre outros. Elite Feminina: Annemiek van Vleuten (Movistar), Anna van der Breggen, Chantal Blaak e Amy Pieters (Boels–Dolmans), Marianne Vos, Christina Siggaard (Lotto–Soudal Ladies), dentre outras.

Confira a lista completa dos atletas da ELITE MASCULINA e da ELITE FEMININA.


Velogames

A prova infelizmente não terá Velogames, mas já anote aí o código da Liga BikeBlz para a próxima corrida: #64677977

 

Instagram