A “Grandíssima” já foi para a estrada e já temos, então, o pelotão a rolar e, por isso mesmo, hoje estamos aqui para falar de alguns nomes que podemos e devemos ter mais atenção para esta Volta a Portugal. Nomes que vão desde quem vai lutar pela Geral até jovens que podem surpreender. Por isso, antes do segundo dia começar, venham daí que vamos falar das estrelas com diferentes brilhos desta Volta a Portugal.

Lutam pela Geral

Joni Brandão – W52 FC Porto

Joni Brandão

É o grande favorito. Mudou-se este ano para a equipe mais dominante na Volta a Portugal para ajudar ainda mais e que consiga conquistar o sonho. Depois do ano passado onde conseguiu a sua primeira vitória de etapa e um Top 10 na “Grandíssima”, ele que já leva 3 segundos lugares, dois quartos lugares e um quinto lugar. Joni parece que está mais perto de conseguir, depois de vencer este ano a Clássica das Aldeias do Xisto, ter sido nono na Geral da Volta ao Algarve e ter vencido uma etapa terminando depois na terceira posição no GP O Jogo. Ele está muito bem, como sempre o grande objetivo da temporada é a Volta e está na equipe certa para vencer.


Amaro Antunes – W52 FC Porto

Amaro Antunes

O vencedor do ano passado, que tal como no ano anterior, apesar das devidas diferenças, volta a chegar à Volta sem nenhuma vitória e longe de ter estado em destaque. A verdade é que sempre tem andando bem, trabalhando muito para os respetivos líderes dentro da W52 e chega a esta Volta em boa forma e como um dos principais candidatos a vencer.


João Rodrigues – W52 FC Porto

João Rodrigues

Mais um ex-vencedor da Volta a Portugal, ele que este ano já fez história ao vencer a Volta ao Algarve, não voltou a vencer, mas andou bem no GP O Jogo e se preparou muito bem para Volta. Sendo mais um candidato dentro da mesma equipe, podemos voltar a ter estes colegas a disputar a Volta, sendo que todos eles já mostraram que são capazes de abdicar da liderança para ajudar os colegas, como se viu com o João Rodrigues e o papel determinante que teve na vitória de Amaro Antunes no ano passado.


António Carvalho – Efapel

António Carvalho

O líder da Efapel é um dos maiores candidatos a vencer a Volta a Portugal. Falamos de um ciclista que aposta tudo na “Grandíssima”, que teve mais uma temporada onde o foco e a concentração foi em chegar a esta altura, no pico da forma em busca de vencer a tão desejada Volta. Um atleta que é um dos melhores ciclistas portugueses, que já demonstrou toda a sua capacidade a subir e a rolar, alguém resiliente e capaz de ir buscar forças onde ninguém espera. O António tem uma equipe mais forte para o apoiar este ano e tem um histórico de 10 participações na Volta a Portugal, com duas etapas conquistadas, uma Camisa da Montanha, dois Top15, três Top10 e um Top5. A grande dúvida é saber se será este ano que consegue lugar mais alto do pódio para conquistar a vitória tão desejada.


Frederico Figueiredo – Efapel

Frederico Figueiredo

Continuamos na Efapel para falar de um dos ciclistas em melhor forma esta temporada no calendário nacional. Frederico vem de três vitórias nesta temporada, todas antes da Volta, no GP Joaquim Agostinho onde venceu uma etapa, a Camisa por Pontos e a Classificação Geral. Mas antes disso, já vinha a andar muito bem como é normal ao longo de sua carreira. Um ciclista que na temporada passada foi uma das sensações da Volta, conseguiu lutar com o Amaro e acabou no terceiro lugar na Classificação Geral. É a oitava participação do Fred na Volta a Portugal, com um Top10, dois Top15, um Top5 e um Top3 sendo que mesmo nas edições que não terminou, ele animou a corrida com a sua forma atacante de correr. O líder da equipe é o António Carvalho, e Frederico deve ser o seu braço direito, mas se o líder falhar de certeza ele vai assumir e lutar pelos primeiros lugares.


João Benta – Rádio Popular/Boavista

João Benta

Aquele nome que sempre se fala, que se aponta sempre aos primeiros lugares e este ano não é exceção. Mais uma vez o João Benta é um dos ciclistas da Radio Popular – Boavista capaz de disputar os primeiros lugares. Falamos de um ciclista para as etapas mais duras e mesmo que não esteja na luta pela Geral como se prevê, ele vai ser um dos animadores da Volta a Portugal. Oito participações, com três Top20, três Top10 e um Top5, além de uma vitória de etapa conquistada em 2019 no alto de Santa Quitéria. O João é um nome incontornável da Volta, veremos se é este ano que ele consegue o pódio tão desejado por ele e pela equipe.


Daniel Freitas – Rádio Popular/Boavista

Daniel Freitas

O Daniel foi uma das surpresas da última Volta a Portugal, isto porque sempre foi um sprinter e na última edição ele apareceu a subir com os melhores, foi algo inesperado e por isso mesmo é um homem para a Geral. Vem de uma boa temporada, onde tem andando sempre bem e se mostrado a um bom plano em quase todas as corridas que tem estado, apesar de no último teste ter desiludido um pouco e assim criou-se algumas dúvidas para a Volta. O Daniel está apenas na sua quarta Volta a Portugal, conta com o surpreendente Top15 no último ano como o maior destaque, mas para este ano gera dúvidas e expetativas, isto porque queremos perceber se ele consegue dar prosseguimento para lutar para ficar entre os 10 melhores ou se consegue a tão desejada etapa na “Grandíssima” que ele tanto busca.


Luís Fernandes – Rádio Popular/Boavista

Luís Fernandes

O Luís é um nome que não podemos deixar passar e candidato a pelo menos terminar nos dez primeiros lugares. Este ano ele venceu a Camisa de Montanha na Volta ao Algarve, mas tem estado um pouco abaixo do que seria de esperar, mas é mais um que foca na Volta e que por isso, concentrou toda a sua preparação para esta fase e para estar no topo. Com três Top15 (dois 11º e um 12º), falamos de alguém que melhorou muito e nas últimas edições conseguiu passar a ser um dos animadores e mais fortes ciclistas na montanha.


Gonçalo Carvalho – Rádio Popular/Boavista

Gonçalo Carvalho

Uma das revelações da última edição da Volta a Portugal, um dos jovens com mais talento do pelotão nacional, que o ano passado conseguiu um Top20, já depois de se ter estreado com um 24º lugar no ano anterior, por isso percebemos que mesmo dentro de uma equipe com muitas soluções, o Gonçalo consegue aproveitar, mesmo trabalhando para os líderes e brilhar. Vem de uma boa temporada e tem andado muito bem e com tantas dúvidas sobre o Daniel e o Luís, Gonçalo pode subir na hierarquia e conseguir um lugar entre os 10 melhores, qualidade para isso ele tem, vem a andar bem e se tiver esse espaço pode ter a certeza que irá conseguir.


Vicente Garcia de Mateos – Antarte/Feirense

Vicente Garcia de Mateos

Depois de muitos anos na equipe do Louletano, o espanhol mudou-se para a Antarte-Feirense onde vai ser o líder de uma equipe que busca aqui voltar aos primeiros lugares da Volta a Portugal. Estranhamente não tem nenhuma vitória nesta temporada, algo que não é nada comum para ele. Não tem sido a temporada onde ele tem aparecido e isso pode indicar que Vicente este ano, preparou tudo de forma diferente, não se desgastando nas outras provas e deixando tudo para a Volta a Portugal. Na “Grandíssima” Vicente já venceu seis etapas, duas Camisas de Pontos, um Top15, um Top10 e três Top3. Muitas vezes na luta até ao final pela Classificação Geral, sempre um animador, alguém que passou de sprinter a um escalador e com isso deu o salto para estar na discussão dos primeiros lugares. O objetivo é claro: voltar aos primeiros lugares e lutar por uma etapa.


Joaquim Silva – Tavfer/Measindot/Mortágua

Joaquim Silva

O Joaquim é uma eterna promessa, tarda em conseguir cumprir todo o potencial que lhe víamos, mas este ano vem em grande forma, a andar muito bem. Será que é desta vez? Essa é a grande questão. No ano passado acabou por abandonar quando estava bem na Volta, mas este ano tem tudo para conseguir um lugar entre os 10 melhores e confirmar todo o potencial que lhe é conhecido.


Gustavo Veloso e Alejandro Marque – Atum Geral/Tavira/Maria Nova Hotel

Gustavo Veloso e Alejandro Marque

Eu coloco os dois homens do Tavira juntos, porque são dois ciclistas parecidos, que andam bem nos ITTs. São dois especialistas nessa matéria que ao longo dos anos foram melhorando a subir. O Tavira aposta claramente nos dois para a Geral. São dois antigos vencedores da Volta a Portugal (Marque perdeu essa conquista por doping), mas são dois ciclistas que nos últimos anos estão sempre na luta pelos 10 primeiros lugares e este ano não será diferente, sendo que se colocam mais dúvidas nisso, isso porque pela concorrência parece que Veloso não vai conseguir repetir o pódio e Marque vai ter mais dificuldades para um Top10.


Emanuel Duarte – Atum Geral/Tavira/Maria Nova Hotel

Emanuel Duarte

Mais um ciclista do Tavira, mas este um jovem, um dos maiores talentos do ciclismo português, alguém que vai ser uma das surpresas desta edição e que pode ganhar maior protagonismo se algum dos líderes que falei antes acabar por falhar.


Outros nomes que podem estar na luta pelo Top10

Henrique Casimiro (Kelly–Simoldes–UDO), Keegan Swirbull (Rally Cycling), Juan Diego Alba (Movistar) e Sérgio Samitier (Movistar).


Ciclistas que vão animar

Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), Jhojan Garcia (Caja Rural – Seguros RGA), Garikoitz Bravo (Euskaltel – Euskadi), Luís Gomes (Kelly–Simoldes–UDO), Gonçalo Leaça (L.A. Aluminios / L.A. Sport), Marvin Scheulen (L.A. Aluminios / L.A. Sport) e Roniel Campos (Louletano – Loulé Concelho).


Para as etapas que não são finais em alto

Daniel Mestre (W52 / FC Porto), Jelle Vanendert (Bingoal – Valônia Bruxelas), Enrique Sanz (Equipo Kern Pharma), Gavin Mannion (Rally Cycling), Luis Mendonça (Efapel), Tomas Contte (Louletano – Loulé Concelho), Iuri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua, Maurício Moreira (Efapel) e Rafael Silva (Antarte – Feirense).

Ficam aqui muitos nomes para a Volta a Portugal, nomes para discutir a vitória, os primeiros lugares, para animar e para as poucas etapas que não são de montanha. Espero que tenham gostado e acompanhem a Volta a Portugal, porque vale muito a pena.

Tudo o que você precisa saber sobre a Volta de Portugal 2021 →

 


             Onde assistir

As provas terão transmissão oficial na RTP PLAY

Horário local: 15h – 18h / Brasília: 11h – 14h


Start list

Nomes confirmados: Amaro Antunes, Joni Brandão (W52/FC Porto), Gonçalo Carvalho (Radio Popular Boavista), Emanuel Duarte (Atum general/Tavira/Maria Nova Hotel), Sergio Samitier (Movistar), dentre outros.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A prova também tem Velogames! Não deixe de se divertir com a gente montando o seu time. O código da nossa Liga BikeBlz é #88568367.

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #VoltaPortugal, #BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, no Instagram e também no Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram