O mundo está se vacinando e aos poucos voltando ao normal, ou pelo menos ao ‘novo-normal’, mas é certo dizer que de lá pra cá, muita coisa mudou! Principalmente a imagem, o mercado e a relação das bicicletas com o espaço urbano e a maior feira de bicicletas do mundo, a Eurobike, que visitamos no início de setembro, também mudou bastante desde então e é isso que vamos contar para você agora.

Muita gente trocou o carro pela bike e se aventurou pelo mundo do pedal como forma de se prevenir da Covid-19 e isso mudou tudo! Milhares de pessoas redescobriram o prazer de pedalar e com isso, nunca se vendeu tanta bicicleta no mundo como agora.

Nós, que estivemos na Eurobike 2019, vimos na ocasião, a explosão dos motores elétricos, o despertar dos treinos indoors e o desenvolvimento das cargo bikes em meio a muitos scooters misturados as magrelas. Mas após a edição 2020 ter sido cancelada, muita coisa mudou. A principal delas: sentimos falta das grandes marcas de bicicletas na edição deste ano! Trek, Cannondale, Bianchi, Cervélo, Canyon…nenhuma delas estava lá! Marcas de acessórios como POC, Rapha, Oakley, 100% também não. E ficamos com esta dúvida atrás da orelha…para onde será que elas foram?

Antes de tentar responder a esta pergunta, vamos dar um passeio pelas coisas que nos chamaram atenção na Eurobike 2o21, que se realizou pelo último ano em Friedrichshafen, cidade ao sul da Alemanha, fronteira com a Suíça e a Áustria em meio a uma grande greve dos trens na Alemanha. No ano que vem, ela se realizará em Frankfurt.

1. Cargo Bikes

As cargo bikes que já haviam sido estrelas na última edição da feira, se mostraram ainda mais fortes este ano. Reforçando a sua vocação para a micro-logística nas cidades e também para o uso familiar. Uma infinidade de formatos e soluções foram encontradas, o que demonstra que o futuro das cargo-bikes está apenas começando.

2. Hidrobike

A Manta 5 ficou famosa por seus vídeos na internet e é um projeto muito interessante que mistura a facilidade da bike com um misto de catamarã e jetski. Talvez eu esteja exagerando, mas o certo é que a invenção estava em destaque na Eurobike deste ano e foi premiado pela feira como vencedor na categoria ‘Soluções de Mobilidade’.
O Manta5 é a primeira bicicleta elétrica hidrofólio do mundo que reproduz a experiência do ciclismo na água. Usando a mesma tecnologia dos veleiros da America’s Cup, o Hydrofoiler XE-1 abre uma nova fronteira para o ciclismo. Adequado para uma ampla gama de níveis de condicionamento físico, os ciclistas podem explorar a costa do oceano, treinar ao longo de rios ou cruzar o lago com amigos e família.

3. Fugindo da China

Dois projetos incipientes me chamaram atenção na Eurobike 2021. E os dois partilhavam da mesma premissa: ficar livre da dependência do fornecimento de produtos fabricados na China.

ASKA BIKE

O primeiro deles foi o projeto da Aska Bike. Uma bike projetada sem o uso de tubulares! Feita exclusivamente com chapas metálicas. Muito mais fáceis de se confeccionar do que os perfis tubulares feitos na China. Com isso todas a fabricação da bike é feita na Europa, assim como a maioria dos principais componentes e montagens.

V-FRAMES

A outra grata surpresa foi conhecer a V-Frames, uma fábrica que inicialmente fabricava caixas de plástico injetado e que a fabricar também quadros de bicicletas usando a mesma tecnologia para criar um produto realmente inovador. Fabricado a partir de um composto termoplástico totalmente reciclado e reutilizável, capaz de reduzir as emissões de CO2 em mais de 50% em comparação com estruturas de aço e alumínio.

Segundo o fabricante, o composto plástico é formado por 90% de termoplástico e 10% de fibra de carbono, capaz de ser até 10% mais leve que um quadro equivalente de alumínio. Com produção 100% realizada na Alemanha, 1000 quadros de bicicletas podem ser produzidos por dia. Cada quadro fica pronto em apenas 90 segundos. Revolucionário!

Quadro de plástico da V-Frame

4. Capacetes conectados

Que tal pedalar conectado? Mas nós já andamos com o ciclo computador, não? Bem, pelo menos não nesse nível de conexão apresentado pela empresa Sena, na Eurobike 2021. Com uma linha completa de capacetes inteligentes, você é capaz de falar com todo mundo do pelotão, usando um sistema de comunicação integrado com microfone e caixinhas de som, capazes de fazer você ouvir e ser ouvido durante o pedal. Eles oferecem a opção integrada ou o sistema à parte capaz de ser adaptado a qualquer capacete.

A comunicação pode ser feita por um número virtualmente ilimitado de usuários em um raio de 900 metros e incorpora até 9 canais, permitindo que os usuários alternem entre grupos diferentes. Os ciclistas podem se emparelhar rapidamente com o toque de um botão. Quando um ciclista sai do alcance, o resto do grupo permanecerá conectado.

Capacete Sena R1
Fone de ouvido estéreo Bluetooth para atividades ao ar livre SPH10

5. Mala bike leve e prática

Mala bike é um produto esquisito. Pesado, grande, difícil de guardar e que você usa uma vez em nunca. Fora claro, o preço! Custam geralmente uma fortuna. E na Eurobike eu vi duas ótimas soluções que resolvem boa parte dessas questões. Uma mala bike de feita de plástico daquele tipo polionda e outra versão em papelão! Eu que sempre achei que nada é melhor que a sua caixa da bike para fazer o  seu transporte, estas duas soluções são perfeitas. Em custo, em espaço e em praticidade. A caixa em polionda é da marca BikeBox e a de papelão, da marca RuffBox e Thimm Packaging.

6. Lava-jato de bike

Que tal chegar daquele pedal e levar a bike pra lavar num lava jato? O Velobrush é um lava-jato totalmente automatizado, fácil e com o mínimo consumo de água. O equipamento, de tecnologia alemã, pode ser usado para limpar suavemente todos os tipos de bicicletas usando baixa pressão e uma tecnologia de escova suave.

WINTER­STEIGER Velobrush

O lava-jato impressiona com seu conceito inovador de escovas rotativas horizontais, garantindo a limpeza dos pneus e dos aros. O sistema totalmente fechado, recebe a bicicleta por meio de um carrinho de transporte ergonômico.

7. Pedalar na neve

Se você acha que não dava para pedalar na neve, o chamado E-Trace Arosno veio resolver este problema. Como uma espécie de bike para a neve, ele possui um conceito único, que não requer a necessidade de aprendizagem inicial.

Transferindo a força do pedal para a esteira rolante e propiciando uma experiência única de poder pedalar em locais nunca antes imaginados. O projeto inovador, levou 15 anos até ficar pronto e está em fase de pré-venda. Deve ser muito divertido. 

8. Se a chuva apertar…

Essa é daquelas invenções que você fica imaginando da onde o cara tirou isso, mas parece ser bem eficiente. O RainRider é uma capa de chuva para a sua bike que promete fazer você não se molhar durante o toró. Será?

9. Tranca no selim

Levar a tranca da bike é sempre um problema. Seja pelo seu peso, pelo barulho de ficar batendo no quadro ou mesmo ignorá-lo por não ter lugar pra levar. Afinal, suporte de tranca sempre quebra, mas o UPLOCK é uma tranca invisivelmente integrado ao canote da bike. A tranca fica guardada de forma invisível e protegida dentro do canote de selim e assim você nunca mais vai esquecer de levá-lo.

10. GridSkin

A tecnologia chamada de GRDXKN foi desenvolvida recentemente e permite ‘imprimir’ tecidos! Permitindo ao mesmo tempo, manter o peso têxtil baixo e a flexibilidade alta. O resultado é um material resistente à abrasão e absorvente de impacto. A tecnologia de impressão transforma substratos em tecidos inteligentes, criando uma combinação de materiais inédita e abrindo novos campos de aplicação para os tecidos.

11. Grávida e ciclista

Será que dá pra pedalar grávida? Apesar do risco, é possível, mas e roupa? Para resolver este problema a Veloine criou uma linha de roupas de ciclismo para grávidas! Acreditando que o ciclismo é uma parte importante de nossas vidas e que nos acompanha em muitas fases diferentes, incluindo a gravidez e por isso eles desenvolveram o primeiro Kit de Ciclismo para Gestantes e saíram premiados da Eurobike.

12. Bikes, bikes e mais bicicletas

Um dos grandes prazeres de visitar uma feira de bikes como a Eurobike é viajar nas soluções, quadros e diferentes bicicletas em exposição. Cada uma mais incrível que a outra, cada uma mais curiosa, divertida e diferente da outra. Aqui reuni algumas que me chamaram atenção.

A pandemia colocou o mercado da bicicleta em outro patamar

Com a pandemia de COVID-19, o mundo mudou. E especialmente o mercado de bicicletas sofreu um impacto inimaginável. Para todos os lados, em todos os setores e principalmente na mente das pessoas. As cidades que ainda não mudaram, mudarão. O mercado já mudou! As grandes marcas de bicicletas não estavam na feira. Os patinetes elétricos, tão presentes na edição de 2019, não estavam também mais lá. Para onde será que foram?

Na semana seguinte a Eurobike, aconteceu a IAA Mobility 2021, a maior feira de automóveis do mundo! Realizada em Munique, também na Alemanha, reuniu pela primeira vez em sua história, mais bicicletas expostas do que carros!

Com o impacto da pandemia, as bikes deixaram definitivamente de serem vistas apenas como objetos de lazer e passaram a ser vistas com o que realmente sempre foram: um modal muito importante na mobilidade das pessoas e como solução de transportes no desenvolvimento sustentável dos centros urbanos.

E com isso, a industria automobilística passou a enxergá-las também de forma diferente e esperamos que esta ligação perdure e traga frutos ainda melhores no futuro.

Instagram