Hoje dia 5 de Maio, vai para a estrada uma das corridas mais espetaculares do calendário nacional e mundial. A Volta ao Algarve, que depois de ser adiada e passar do habitual mês de Fevereiro passou para este mês de Maio e vai contar com 7 equipes World Tour.
Uma corrida marcada pela participação de grandes nomes como: Lennard Kamna (Bora-hasngrohe), Rui Costa (UAE Team Emirates), Ivan Sosa (Ineos Grenadiers), Kasper Asgreen (Deceuninck–Quick-Step), Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe), Sam Bennett (Deceuninck–Quick-Step), Joni Brandão (W52–FC Porto), Elie Gesbert (Arkéa–Samsic). Corrida que ao longo dos anos foi conseguindo ter sempre alguns dos melhores do mundo no seu start list, como: Lance Armstrong, Alberto Contador, Richie Porte, Michal Kwiatkowski, George Hincapie ou Alex Zulle.
Hashtags da prova: #VAlgarve2021, #VAlgarve21
Onde assistir
Eurosport, CMTV, GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling
Horário local: 16:30h
Brasília: 12:00h
Start list
Nomes confirmados: Lennard Kamna (Bora-hasngrohe), Rui Costa (UAE Team Emirates), Ivan Sosa (Ineos Grenadiers), Kasper Asgreen (Deceuninck–Quick-Step), Pascal Ackermann (Bora-hansgrohe), Sam Bennett (Deceuninck–Quick-Step), Joni Brandão (W52–FC Porto), Elie Gesbert (Arkéa–Samsic), dentre outros.
Confira a lista completa dos atletas aqui →
Velogames
A prova infelizmente não terá Velogames, mas já anote aí o código da Liga BikeBlz para a próxima corrida: #88568367
Monte agora o seu time e divirta-se →
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter e também no Facebook
PERCURSO VOLTA AO ALGARVE 2021
Quarta, 05.05.2021
ETAPA 1
Lagos > Portimão
189,5 km / PLANO
A corrida começa com partida em Lagos e final em Portimão, a etapa continua a ser como sempre para os ciclistas mais rápidos, mas este ano a organização da algarvia inverteu o percurso e em vez de terminar em Lagos, a cidade de Faro vai receber a partida. Uma etapa rápida com 189,5 km, com apenas uma contagem de montanha para animar esta etapa inicial, o que se prevê é uma etapa com as equipes dos homens mais rápidos em busca de controlar, com todos os olhos a estarem colocados em Portimão, num final em ligeira subida.
Quinta, 06.05.2021
ETAPA 2
Sagres > Alto da Foia (Monchique)
182 km / MÉDIA MONTANHA (3026 m)
Para o segundo dia uma das etapas mais duras. Este ano a organização tentou mudar usando aquilo que é habitual nesta corrida. E por isso mesmo o Alto da Fóia surge neste segundo dia. Etapa muito complicada, que endurecendo ao longo da etapa. Várias subidas complicadas, sendo a primeira a mais complicada na fase final. É a subida de Alferce com 5,7 km a 6,5%. Depois se segue uma subida de 600 me a 11,2%. Um autêntico muro para reduzir ainda mais o pelotão. Depois o Alto da Pomba com 3,5 kms a 8,1%. Falamos de uma subida de segunda categoria, que vai criar muitos problemas no pelotão. Os ciclistas que já não estiverem bem vão ficar ainda pior. Depois a subida final no Alto da Fóia com são 7,7 kms a 5,8%.
Sexta, 07.05.2021
ETAPA 3
Faro > Tavira
203,1 km / PLANO
A terceira etapa é mais um dia para os mais rápidos deste pelotão. A clássica chegada é na cidade de Tavira. Uma etapa sem grandes dificuldades, embora a primeira metade da etapa permita ataques e com isso vai ser um dia animado para todos nós. Neste chegada a Tavira os últimos vencedores foram Cees Bol no ano passado e Dylan Gronewegen em 2019 e 2018. Uma chegada que é presença habitual na corrida, mas este ano acontece na terceira etapa e não na quarta como de costume.
Sábado, 08.05.2021
ETAPA 4
Lagoa > Lagoa
20 km / CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL
O contra-relógio na cidade de Lagoa. Por norma na última etapa, mas este ano ela vem na quarta. Mais uma das mudanças da organização. Em relação ao percurso, o habitual: uma luta contra o relógio muito complicada, com um início e um final onde se vai se rolar muito rápido e onde os especialistas vão brilhar como em todas as edições anteriores. No meio deste contra-relógio estão as duas dificuldades: dois topos: um de 600 m a 5,3% e o seguinte de 500 m a 7,2%.
Domingo, 09.05.2021
ETAPA 5
Albufeira > Alto do Malhão
169,5 km / MÉDIA MONTANHA (2686m)
Para terminar uma das subidas mais míticas desta prova: o Alto do Malhão, onde a edição deste ano termina. Dia em que os ciclistas vão subir e descer o tempo todo. Pouco plano nesta etapa. São 5 contagens de montanha, sendo que antes do Malhão temos três subidas que já vão colocar todos em sentido. Falamos da subida de Vermelhos com 3,4 km a 5.7%, depois Ameixeiras com 1,1 km a 9.8% e depois Alte com 1,1 km a 9.2%. Três subidas curtas mas muito duras, onde já vão surgir ataques e todas dentro dos últimos 30 kms. No caso de Alte, a última subida já se encontra a 13 km, por isso aqui já vai estar tudo nervoso e muitos a passar mal. Agora a Algarvia vai ser decidida na subida para o alto do Malhão, uma subida de 2,4 kms a 9.8%. Vão ser muitos os ataques e muita animação. Todos os ingredientes para se terminar com mais uma jornada épica de ciclismo.
Meus favoritos para a #VAlgarve2021:
⭐⭐⭐⭐⭐ Lennard Kamma
⭐⭐⭐⭐ Joni Brandão, Rui Costa, Ivan Sosa
⭐⭐⭐ Kasper Asgreen, Frederico Figueiredo, Elie Gesbert, João Rodrigues Carlos Rodriguez, Tiago Antunes, Amaro Antunes e De Mateos
⭐⭐ Tiago Antunes, José Diaz, Odd Eiking, Diego Rosa e Gavin Mannion
⭐ Ethan Hayter, Sean Quinn, Cesar Paredes, Emanuel Duarte e Diego Lopez
A Volta Algarve a ser a primeira corrida que lanço aqui, espero que acompanhem porque vai ser uma grande corrida.
Ver mais matérias do José Andrade →
José Andrade é português de Santarém e torcedor do Sporting CP. Amante dos mais diversos e esquisitos esportes, inclusive ciclismo.