Embora a atenção dos palmenses estivesse direcionada para o eclipse de sábado (14) e para a Praia da Graciosa, às margens do lago que margeia a capital tocantinense, um observatório natural que receberia centenas de pessoas para observar o fenômeno celeste na parte da tarde, outras centenas estiveram antes pela manhã, no lado oeste da cidade, para observação de outro espetáculo: o show dos ciclistas nas provas de resistência do Campeonato Brasileiro de Estrada e Contrarrelógio para as categorias Masters e Sub-30, masculino e feminino.
Em um sábado em que parecia haver um sol para cada ciclista, na disputa mais acirrada e longa do dia, o matogrossense Ítalo Júnior Feleti teve seu dia bom, após a prata na crono no dia anterior, ao conquistar a Camisa Azul da Sub-30, que era defendida pelo paraibano Danrley Cavalcante, que havia faturado o CRI de sexta-feira, 13.
Danrley Cavalcante, vice na crono de 2022, conquistou o ouro na Sub30. No domingo ele colocará a sua ‘camisa pra jogo’ e tentará unificar os títulos. Ele é o atual campeão na prova de resistência. Aqui ele conversa com exclusividade p/ o @bikeblz, com o @LailtonCosta #Palmas2023 pic.twitter.com/VmqFDsTIhp
— BikeBlz (@BikeBlz) October 13, 2023
Depois de outra prata também no XCM disputado no Pará, Ítalo, também professor de educação física, sofreu o primeiro revés logo após a largada, às 10h35. O canote baixou por completo e ele precisou do apoio neutro para o reajuste em movimento.
Foi a senha para o pelotão atacar e esfacelar o pelote. Um grupeto de cinco atletas abriu fuga. Além de Italo Júnior, Patricson Emanuel Braz, Anderson Lucas, Thiago Filipe e o gaúcho Guilherme Winieski.
A três voltas do final – 30km – Ítalo atacou e apenas Patricson o acompanhou. Na reta oposta à chegada, o matogrossense acelerou para virar o contorno norte do circuito sozinho e cruzar à frente com 2h37’59” de prova e 108,5 km percorridos. O baiano se contentou com a prata a 18’885 segundos atrás. Anderson Lucas ficou com o bronze a 2’17″149 do líder. Danrlei foi o sexto a 07’58″355 do novo campeão, seguido pelo tocantinense Maicon Douglas, na 7ª posição, o último a completar as 10 voltas, sem tomar volta dos líderes, entre os 13 que completaram a prova.
Na A2, Adalberto Barreto (Sharks Cycle Team), do Rio de Janeiro faturou o ouro com o tempo de 2h25’00.152 para percorrer as 9 voltas do circuito, com largada às 10h39. O carioca bateu no sprint os goianos Alan Pedrosa Roggia, que ficou com a prata, e Willian Araújo (Clube Araguaia), o bronze. O paulista Michel Amador foi o quarto e Rafael Pinto, do Maranhão, fechou o top 5 da categoria.
O veterano ciclista joinvillense Geraldo Bandoch bateu o sprint disputado por nada menos que nove ciclistas da master D1 (60-64) dos 18 que completaram a prova. Bandoch fechou as 5 voltas em 1h38’38″212. A prata ficou com Alexandre dos Santos, do Rio de Janeiro, e o bronze com o paranaense Willians Sada. A última posição do grupo dos 9 coube a César Moreno, a 4segundos.
A definição da D2 também saiu no sprint, batido pelo carioca de Nova Iguaçu Guaracy Fernandes Bezerra, que fechou as 5 voltas em 1h45’42″392. O lendário ciclista santista Ricardo Venturelli Gonçalves ficou com a prata e o catarinense Irio Goede com o bronze.
Guaracy Fernandes Bezerra da Elite Bike do Rio, também foi outro atleta que unificou os títulos do contrarrelógio e da prova de resistência (D2, acima de 65 anos) e conversou com a gente com exclusividade para o repórter @LailtonCosta #Palmas2023 pic.twitter.com/eV0U6dY8xL
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Na C2, o brasiliense Beto França unificou as camisas de crono e resistência após 1h47’09”. A 13’415 chegaram o catarinense Evânio Zimmermann, prata e o gaúcho Dagoberto Luiz, o bronze.
Beto França, Campeão Brasileiro Master (C2) unificou o título no contrarrelógio e na prova de resistência em #Palmas2023 e falou com a gente com exclusividade para o repórter @LailtonCosta pic.twitter.com/x6irQ40K4Y
— BikeBlz (@BikeBlz) October 14, 2023
O palmense que brilhou tem o nome de Junio Cesar
Para os palmenses, porém, as disputas de sábado atingiram o ápice na B2, quando Junio César, o Cowboy, abriu uma fuga logo na segunda das sete voltas, e apenas o brasiliense Robson Santos, saltou na roda. Os dois abriram a terceira volta para, aos poucos, deixar o pelotão para trás, sempre com o tocantinense ditando o ritmo.
Um dos ciclistas mais amados da capital, Junio César cruzou a linha 1h50145″ após a largada – que saiu às 10h41 e completou os 75 km com média de 41,1 km/h para faturar o primeiro e único ouro tocantinense na disputa. Com a vitória, se tornou o primeiro palmense da história da jovem cidade, fundada em 1990, a conquistar um título nacional no ciclismo. Robson Santos, de Brasília, foi o prata, 5’853, e o ex-piloto de stock car Vitor Meira ficou com o bronze, a 1’26”.
O atleta palmense Junio César
Domingo começou com elas
Todas as categorias femininas correram no domingo. A princípio, o dia parecia chuvoso até a primeira bateria, com todas as divisões femininas. Entre elas, uma das disputas mais emocionantes foi a da B2, com quatro atletas na disputa do sprint, incluindo a carioca Paula Almeida, que defendia a camisa, mas acabou com a prata ao ser superada pela baiana Cristiane Duque, que fecharam as cinco voltas em 1h39’32”. A definição sairia na análise fotográfica, mas a baiana já cruzou a linha levantando o braço. Kely Serafim, do Distrito Federal, fechou o pódio.
Outro destaque foi a catarinense Karoline Meyer, que unificou as camisas de crono e resistência da categoria C (+50). Durante a prova ela atacou diversas vezes, mas não conseguiu abrir e a disputa acabou no sprint. Campeã internacional de apneia, Karol completou os 43,4 km da prova em 1h21’54”, superando a matogrossense Larissa Carvalho, prata e a gaúcha Naura Rech, a bronze.
Karoline Meyer de SC, unificou os títulos brasileiros master da Crono e da Estrada e falou com exclusividade pra gente com o @LailtonCosta #Palmas2023 pic.twitter.com/8MxUiDtxei
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Quando a segunda bateria largou, com as três masculinas (A1, B1 e C1) o sol estava ardente como nem o palmense gosta, por volta das 10h30. O primeiro campeão saiu na C, com seis voltas e 1h38’ depois.
A estratégia do paulista André Orsalino de atacar o pelotão sucessivas vezes deu certo e ele abriu fuga com o brasiliense Juliano Augusto e o goiano Cristiano Cunha (Associação Alfa) até a volta final, quando acelerou no sprint para cruzar em primeiro completando as 6 voltas em 1h38’35”. A prata ficou para o brasiliense e o bronze para o goiano na categoria que teve ainda o paulista Hamilton Fernandes (Team Barra Bonita) na quarta posição e o tocantinense Adarciley Silva em quinto.
Na Master C1 (50-54 anos), André Orsalino da Silva se sagrou Campeão Brasileiro Master em #Palmas2023 e falou com o repórter @LailtonCosta sobre a dificuldade da corrida. pic.twitter.com/mvhADBezJG
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
O drama e a recuperação de Pedro Barbosa marcou a disputa pelo título da B1. O então campeão caiu no meio da prova. Remontou na bike e conseguiu buscar o pelotão na hora certa e a tempo de saltar atrás do brasiliense Fernando Vilela, quando o filho do lendário ciclista do cerrado Hélio Vilela atacou na descida do trecho oeste do circuito.
Olha aí a fera! Pedro Niteroí @pedro_niteroi conta sobre a prova (B1) e a bela disputa com Fernando Vilela que acabou vencendo o Brasileiro de Masters em #Palmas2023, com exclusividade para o repórter @LailtonCosta pic.twitter.com/JmCH2BRD2a
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Em revezamento justo, os dois abriram um minuto do grupo perseguidor formado pelo carioca Fabiano Mota, o paraibano André Assad e Gilberto Júnior, também do Rio de Janeiro, mas no sprint, o brasiliense fez valer da força e cruzou em primeiro e superou o então campeão nacional.
O novo Campeão Brasileiro Master (B1) em #Palmas2023, Fernando Vilela de Brasília, fala com exclusividade para o @BikeBlz sobre sua vitória no campeonato para o repórter @LailtonCosta pic.twitter.com/i51brXauw8
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Inspirado no pai que tb já foi Campeão Brasileiro, Fernando Vilela comenta sobre as dificuldades da prova em #Palmas2023 com exclusividade para o repórter @LailtonCosta pic.twitter.com/TTOoXGlLu4
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
De pai pra filho. Hélio Vilela, pai do novo Campeão Brasileiro Master (B1), Fernando Vilela, mostra de onde vem a inspiração de casa para o repórter @LailtonCosta com exclusividade para o BikeBlz. #Palmas2023 pic.twitter.com/8XMRCxRjlj
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Na última disputa do domingo, após 10 voltas encerradas e sol o escaldante às 13horas, os recém-saídos da elite do ciclismo formaram um diversificado grupo em uma fuga. No grupeto, um mineiro, um baiano, um cearense, um paraense e um brasiliense, mas o mineiro João Matheus e o baiano Geci dos Santos Rocha forçaram o ritmo e esfacelaram a fuga. Os dois chegaram juntos para o sprint final, batido pelo mineiro, campeão nacional pela quarta vez (16/18/19), mas a primeira na A1. O cearense Vinícius Antônio Cordeiro ficou com o bronze, a 3’23″do líder.
João Matheus de Uberlândia foi o vencedor da categoria Master A1 (30-34 anos) em #Palmas2023 e já como novo Campeão Brasileiro, falou com a gente com exclusividade para o @LailtonCosta pic.twitter.com/Gd1g9VrITX
— BikeBlz (@BikeBlz) October 15, 2023
Todos os medalhistas em Palmas
SUB 30 MASCULINO
Itálo Júnior (MT)
Patricson Emanuel (BA)
Anderson Lucas (SP)
MASTER A1 (30-34 anos)
MASCULINO
João Matheus (MG)
Geci dos Santos (BA)
Vinícius Antônio (CE)
MASTER A1 (30-34 anos)
FEMININO
Júlia Oliveira (GO)
Sarah Pinheiro (RJ)
Kelly Cristina (SP)
MASTER A2 (35-39 anos)
MASCULINO
Adalberto Nascimento (RJ)
Alan Pedrosa (GO)
Willian Araujo (GO)
MASTER A2 (35-39 anos)
FEMININO
Sheila Priscíla (MT)
Jaquelini Pereira (SP)
Maria Cecília (RN)
MASTER B1 (40-44 anos)
MASCULINO
Fernando Vilela (DF)
Pedro Barbosa (RJ)
Fabiano Mota (RJ)
MASTER B1 (40-44 anos)
FEMININO
Daniela Santos (GO)
Flávia Real (RJ)
Giselle Bertolotti (SP)
MASTER B2 (45-49 anos)
MASCULINO
Junio César (TO)
Robson Santos (DF)
Vitor Meira (DF)
MASTER B2 (45-49 anos)
FEMININO
Cristiane Duque (BA)
Paula Almeida (RJ)
Kelly Cristina (DF)
MASTER C1 (50-54 anos)
MASCULINO
André Orsalino (SP)
Juliano Augusto (DF)
Cristiano Cunha (GO)
MASTER C2 (55-59 anos)
MASCULINO
Roberto França (DF)
Evânio Zimmermann (SC)
Dagoberto Luiz (RS)
MASTER C 50+
FEMININO
Karoline Meyer (SC)
Larissa Carvalho (MT)
Naura Rech (RS)
MASTER D1 (60-64)
Geraldo Bandoch (SC)
Alexandre dos Santos (RJ)
Willians Sada (PR)
MASTER D2 (65+)
Guaracy Fernandes (RJ)
Ricardo Venturelli (SP)
Irio Goede (SC)
Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Twitch, Instagram e também no Facebook
Acompanhe tudo sobre ciclismo no BikeBlz
Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você tanto ama.