Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) foi o vencedor da segunda etapa da Volta a Catalunya 2023 nesta terça-feira, 21 de março, a primeira das três chegadas de montanha desta edição com um percurso de 165,4 quilômetros começando em Mataró e terminando em Vallter 2000. O escalador Italiano conquistou a vitória à frente do líder do Volta, Primoz Roglic (Team Jumbo Visma) e do Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), que permanecem no topo da Classificação Geral após o primeiro duelo na etapa de abertura.

A primeira das três chegadas ao alto desta 102ª Volta Ciclista à Catalunha não demorou a chegar, e a segunda etapa da corrida catalã  viu todos os grandes favoritos em ação, em uma etapa importante na estação de esqui de Vallter 2000. Um grande espetáculo aos 2.135 metros da estação de esqui – o ponto mais alto desta Volta – após a explosiva largada do dia anterior em Sant Feliu de Guíxols.

A etapa 2 teve como destino a estação de esqui Valtter 2000

Os ciclistas Simon Carr, Simone Petilli, Xabier Mikel Azparren, Julen Amezqueta, Ewan Costiou, Christopher Juul-Jensen, Vadim Pronskiy e Francisco Galván (Kern Pharma Team), apontados como os mais combativos do dia, formaram a fuga. Eles pedalaram juntos sobre o Coll de Coubet (1ª categoria) para chegar com 2 minutos de vantagem sobre o pelotão no sopé da subida final do Vallter 2000, onde tudo ainda estava por decidir.

A subida para Vallter começou com o ritmo forte da equipe Bahrain Victorious, que eliminou nomes ilustres como Egan Bernal (Ineos Greandiers) e Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), demonstrando a falta de ritmo competitivo com que chegaram ao Volta em relação aos seus principais rivais. O Campeão Colombiano Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) fez o ataque mais convincente nos quilômetros finais, fazendo mais de meio minuto pro grupo do líder Primoz Roglic, mas no final, Mikel Landa (Bahrain Victorious) fez o trabalho de sua equipe valer a pena com um ataque que finalmente acendeu o ânimo dos grandes favoritos e aproximou do Chaves.

Após a Etapa 2, Roglic segue na liderança

O Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) encarregou-se de agarrar definitivamente o Colombiano e quebrar o grupo de favoritos, deixando na frente um grupo formado por ele próprio, Primoz Roglic e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) que conseguiu levar a vitória de etapa à frente dos dois grandes favoritos desta Volta e que continuam a liderar a Classificação Geral. Graças aos bônus, Roglic é líder da Volta a Catalunya pelo segundo dia, com Evenepoel e o próprio Ciccone apenas seis segundos atrás.

 


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 22.03.2023

ETAPA 3

Olost > La Molina

180,5 km / Alta montanha (3998 m) / Chegada ao alto

As etapas de montanha nos Pirineus ainda não terminaram nesta Volta a Catalunya 2023, que nesta quarta-feira, 22 de março, viverá um verdadeiro desafio de alta montanha em sua terceira etapa. Serão 180,6 quilômetros partindo de Olot que farão com que os ciclistas enfrentem as passagens de Coll de Coubet (1ª categoria) e Coll de la Creueta (categoria especial) antes da chegada à estação de esqui de La Molina (1ª categoria), um clássico moderno da última década onde venceram quatro finalistas da Volta. As subidas anteriores no Coll de Coubet (1ª categoria) e no Coll de la Creueta (uma das três passagens de categoria especial na rota deste ano) ajudarão a fazer a seleção.

Hastags da prova: #VoltaCatalunya102, #BikeBlz
Fonte: Volta a Catalunya

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Volta a Catalunha no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram