O Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) foi o vencedor da terceira etapa da Volta a Catalunya 2023 nesta quarta-feira, 22 de março, a segunda etapa consecutiva de montanha com 180,6 km entre Olost e a estação de esqui de La Molina. Primoz Roglic (Team Jumbo Visma), segundo colocado na etapa, segue na liderança empatado com o Belga, mantendo vibrante um duelo que ainda tem quatro etapas pela frente, incluindo a chegada na montanha de Lo Port e a sempre emocionante jornada final em Barcelona .

A cidade de Olost, anfitriã inédita na história centenária da Volta a Catalunya, foi o início de uma terceira etapa que se esperava ser uma das mais decisivas da edição, com as passagens de montanha na parte final do Coll de Coubet (1ª categoria), no Coll de la Creueta (categoria especial) e em La Molina (1ª categoria), final onde quatro ex-vencedores da Volta conseguiram erguer os braços na última década.

O início da etapa foi marcado por uma fuga de especialistas em escalada com o Vice-Campeão do ano passado, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), que já havia perdido tempo em Vallter no dia anterior, Guillaume Martin (Cofidis), Maxim Van Gils (Lotto -Dstny) e Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA), a quem mais tarde se juntaram Simone Petilli (Intermarché-Wanty-Circus), que assumiu a liderança da Classificação de Montanha, o Campeão Italiano Filippo Zanna (Team Jayco-Alula) e Niklas Eg, (Uno-X Pro Cycling Team).

Como seria de esperar, o Coll de la Creueta (categoria especial) fez uma seleção importante tanto na fuga, que se manteve apenas com Carapaz, Martin e Van Gils como os ciclistas mais destacados, como no grupo do líder, no qual a Soudal-Quick Step do Campeão Mundial Remco Evenepoel impôs um ritmo importante que deixou o grupo de favoritos com apenas vinte caras. Finalmente, Maxim Van Gils (Lotto-Dstny) foi o último fugado a se segurar no sopé da subida final em La Molina.

Na subida final, o Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) lançou um ataque a 4,5 km da chegada que apenas o líder da prova Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) conseguiu acompanhar. O grande duelo prenunciado para esta 102ª Volta Ciclista à Catalunha viveu um novo capítulo, desta vez com a vitória do Belga, que graças à última corrida que deixou Roglic para trás e aos segundos de bônus, se coloca ao mesmo tempo que o Esloveno, com Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) na terceira posição com 19 segundos atrás.

Depois da vitória de Roglic em Sant Feliu de Guíxols e da vitória de Evenepoel em La Molina, faltam mais quatro etapas para continuar a emocionante batalha. Já se passaram 22 anos desde que o atual Campeão Mundial venceu uma etapa na Volta a Catalunya, depois que o letão Romanos Vainsteins fez um sprint na edição de 2001.

 



PRÓXIMA ÉTAPA

Quinta, 23.03.2023

ETAPA 4

Llívia > Sabadell

188 km / Plano

Após este emocionante início da Volta a Catalunya 2023, a corrida prossegue nesta quinta-feira, 23 de março, com a etapa mais longa desta edição, uma etapa de 188,2 quilómetros com início em Llívia e chegada em Sabadell, onde se espera um possível sprint no Eix Macià, depois de superar três passagens de montanha na rota.

Hastags da prova: #VoltaCatalunya102, #BikeBlz
Fonte e imagens: Volta a Catalunya

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Volta a Catalunha no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram