Wout van Aert e Jumbo-Visma pensaram que tinham feito tudo certo para reivindicar a vitória na estação de esqui de Chastreix-Sancy, quando a estrela Belga levantou os braços para comemorar o sucesso no topo da escalada final… mas David Gaudu (Groupama-FDJ) saltou à sua frente na linha de chegada da etapa 3 da Critérium du Dauphiné e venceu a prova. O escalador Francês volta à vitória depois que suas ambições de primavera serem afetadas por acidentes e doenças.

David Gaudu vence a Etapa 3 da Critérium du Dauphiné

Segundo à frente de Victor Lafay (Cofidis), Van Aert reivindica de volta a Camisa Amarela que havia perdido na etapa 2 para Alexis Vuillermoz (TotalEnergies), que não conseguiu acompanhar os 2,5 km finais de subida. Seus companheiros de equipe e de Van Aert fizeram a maior parte do trabalho para conseguir um forte ataque da equipe da B&B Hotels-KTM de Pierre Rolland.

Etapa 3 – Destaques

Os 148 ciclistas que terminaram a etapa 2 em Brives-Charensac estavam de volta à ação para a largada em Saint Paulien ao meio-dia. Quatro ciclistas pulam na fuga desde o início: Omer Goldstein (Israel Premier Tech), Jonas Wilsly (Uno-X), Thomas Champion (Cofidis) e Sebastian Schönberger (B&B Hotels-KTM). A TotalEnergies de Alexis Vuillermoz reage rapidamente e a diferença era de apenas 2’30’’ quando Goldstein volta ao grupo, após 20km de corrida.

Dia duro para a fuga

B&B Hotels-KTM dá uma nova vida à batalha pela fuga com um ataque de equipe na primeira subida do dia, o cat-3 Côte de Saint-Vert. Pierre Rolland, líder da classificação KOM, ataca com Alexis Gougeard e Miguel Heidemann. No cume (km 44,7), o trio trilha por 3’, e o pelotão fica 1’30’’ mais atrás.

B&B Hotels-KTM vs TotalEnergies e Jumbo-Visma

Segue-se uma perseguição intensa, até que Rolland, Gougeard e Heidemann se juntam à frente da corrida no km 64. Atrás deles, o pelotão também anda em alta velocidade, e a distância é estável em torno de 2’30” no vale que leva aos desafios finais do dia.

À medida que a corrida entra nos últimos 50 km e a estrada sobe, Heidemann, Gougeard e Champion são descartados um a um. Schönberger marca o ritmo e Rolland vai primeiro no topo da cat-4 Côte de Besse-en-Chandesse (km 136,4). A Jumbo-Visma sobe a aposta nos últimos 30 km, e a diferença cai para 1’15” nos últimos 20 km. Faltando 10km, os fugados só lideram por 35’’. Eles são pegos nas primeiras encostas da subida final do dia, a subida para Chastreix-Sancy. Wilsly é o último fugado a ser alcançado, nos últimos 5 km.

Pelotão alcançou a fuga nos últimos 5 kms

Gaudu supera Van Aert apesar do trabalho de Roglic e Vingegaard

Tsgabu Grmay (BikeExchange-Jayco) acelera a 3,5km do fim, Rémi Cavagna (Quick-Step Alpha Vinyl) contra-ataca imediatamente e Ben O’Connor (AG2R-Citroën) também a 1,5km da chegada, mas Jonas Vingegaard e Primoz Roglic controlam todos os movimentos para tentar levar Van Aert a uma vitória na segunda etapa em três dias, enquanto Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) não consegue acompanhar o ritmo alto e cai a 2,5 km do final.

O Belga parece estar em uma posição privilegiada para correr para a vitória, apesar de lutar um pouco em torno de 1 km para atingir a marca. Ele está à frente de todos, mas levanta os braços logo antes da linha… Ao seu lado direito, Gaudu aproveita a situação para conquistar sua primeira vitória na etapa do Critérium du Dauphiné, à frente de Van Aert e Victor Lafay.

Wout comemorou antes e Gaudu cruzou na frente

Eu disse a mim mesmo que ia pegar Van Aert. Estava um pouco atrasado na reta final, pensei que não conseguiria. Então chegou Kevin Geniets e eu segui sua roda. Senti que tinha força, vi que Van Aert estava indo bem, mas disse a mim mesmo que estava Vou pegá-lo. E consegui. Estou emocionado porque esperava uma vitória assim desde o início do ano. Deixei as dúvidas para trás, depois de todas as lutas no início do ano. As pernas estavam boas na subida, isso é bom para o que vem a seguir, especialmente neste fim de semana.” – David Gaudu

Wout reassume a Camisa Amarela


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 4 – ITT

Montbrison > La Bâtie d’Urfé (31,9 km)

Um contrarrelógio de 32 quilômetros com algumas curvas mas trecho plano e muitas seções de potência bruta. Pippo Ganna (Ineos Grenadiers) tem tudo pra brilhar e Wout Van Aert (Jumbo-Visma) pode fazer bonito também.

ImageImage

Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova


Onde assistir a Criterium du Dauphiné?

ESPN

ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.

GCN+/Eurosport

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.

TacoPapo BikeBlz

Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!

 

 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!

Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz


Onde assistir

ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.

Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.


Start list

Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →

Foto: LaPresse


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram