Depois de um ataque solo no Muur van Geraardsbergen, Lotte Kopecky (SD Worx) coroou-se a primeira vencedora Belga da Omloop het Nieuwsblad. Lorena Wiebes (SD Worx) conquistou o sprint pelo segundo lugar à frente de Marta Bastianelli (UAE Team ADQ).

Na 18ª edição da Omloop het Nieuwsblad para as mulheres, uma fuga precoce não estava nas cartas. Foi a cerca de 40 km da linha, perto do Molenberg, que se deu a primeira separação. Um grupo de 16 ciclistas, incluindo Van Vleuten (Movistar Team Women), Kopecky e Wiebes (Team SD Worx), Uttrup Ludwig (FDJ-Suez), Balsamo e Longo Borghini (Trek-Segafredo) se descolou do pelotão.

A cerca de 27 km da linha, Sierra Canadilla (Movistar) partiu solo. Ela puxou sozinha para a subida da penúltima encosta: o Muur van Geraardsbergen. No Vesten, foi Kopecky quem deu o ritmo no pelotão. Georgi (Movistar) juntou-se, mas não conseguiu seguir. A principal favorita Belga partiu sozinha em busca de Sierra Canadilla. No topo do Kapelmuur, Kopecky conseguiu engatar sua roda a da líder.

Na perseguição, as companheiras de equipe de Kopecky colocaram as coisas para descansar. No início da corrida, Sierra e Kopecky uniram forças em direção ao Bosberg. No sopé da subida final, Kopecky acelerou mais uma vez. Ela deixou Sierra para trás e partiu sozinha em busca da vitória na Clássica de abertura.

Ela lutou sozinha contra um pelotão de perseguição com uma vantagem de cerca de meio minuto. Com o vento de frente, ainda eram 12 longos quilômetros pro final. Mas Kopecky não abriu mão de sua liderança. Ela completou seu solo para se tornar a primeira vencedora Belga da Clássica de abertura. A companheira de equipe de Lotte e Campeã Européia Lorena Wiebes venceu o sprint para o segundo lugar, ficando à frente de Marta Bastianelli que fechou o pódio.

Instagram