Domingo (5) começa talvez a principal prova de preparação ao Tour de France 2022: a Criterium du Dauphiné com 8 etapas, sendo 2 etapas de montanha, 1 crono, 1 plana e 4 de terreno misto. Como a sexta-feira está meio parada, vou fazer uma breve leitura da planimetria de cada etapa.

Image


Etapa 1 – Plano

La Voulte-Sur-Rhône > Beauchastel (191 km)

Uma montanha logo de largada para formar a fuga com puncheurs. Depois duas voltas em um circuito final de 40kms com uma subida CAT 3 que esconde logo após mais uma rampa de 3 kms a 5% não categorizada. Boa chance da Jumbo tentar repetir a Paris-Nice.

Image


Etapa 2 – Plano

Saint-Péray > Brives-Charensac  (169km)

Muitas colinas e novamente o roadbook esconde muito mais escalada do que a estrada realmente compreende. Provavelmente uma batalha de puncheurs e os 9 quilômetros finais em descida depois de uma rampinha. Deve ter um pequeno grupo ou alguém solo.

Image


Etapa 3 – Média montanha (2707 m)

Saint-Paulien > Montée de Chastreix-Sancy (164 km)

2.700m de elevação e uma chegada ao alto. Tem uma boa chance da fuga manter-se escapada até os últimos quilômetros e vermos alguma ação entre os favoritos. Vai ser interessante ver a dinâmica, mas deve ser um sprint no topo da montanha.

ImageImage


Etapa 4 – ITT

Montbrison > La Bâtie d’Urfé (31,9 km)

Um contrarrelógio de 32 quilômetros com algumas curvas mas trecho plano e muitas seções de potência bruta. Pippo Ganna (Ineos Grenadiers) tem tudo pra brilhar e Wout Van Aert (Jumbo-Visma) pode fazer bonito também.

ImageImage


Etapa 5 – Plano

Thizy-les-Bourgs > Chaintré (162,3 Km)

A grande chance dos sprinters, mas há uma combinação meio Poggio-Cipressa de duas subidas nos últimos quilômetros. O fim deve ser bem divertido, pelo menos por 30 minutos.Image


Etapa 6 – Média montanha (2958 m)

Rives > Gap (197 km)

Muita subida, mas a montanha categorizada final está a 60 quilômetros da chegada. É seguida de um looooongo falso plano, então é muito difícil um ciclista seguir solo de lá. Nos últimos 10 quilômetros, uma rampa de 3km antes da descida final é o “sweet spot”.

Image


Etapa 7 – Alta montanha (3828 m)

Saint-Chaffrey > Vaujany com o Col du Galibier (134,8 km)

Passagem no Telegraphe e BUM! Croix de Fer. A subida final parece a menos empolgante, mas a categorização esconde que há duas rampas totalizando 3 kms terríveis no início e fim. Explosiva!

ImageImage


Etapa 8 – Alta montanha (3782 m)

Saint-Alban-Leysse > Plateau de Solaison (139 Km)

Não deixe a planimetria te enganar. Colombiere é um colosso e a montanha final, Solaison é tenebrosa. Foi lá que Froome e a Sky mataram as chances de Richie Porte vencer a Dauphiné em 2017. O caos total viu Fuglsang sair como campeão. Imperdível!

ImageImage

Bônus: A Etapa 8 de 2017 com chegada na mesma montanha. Vale a pena ver de novo Froome vs Porte e o CAAAAOS!

 


Onde assistir a Criterium du Dauphiné?

ESPN

ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.

GCN+/Eurosport

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.

TacoPapo BikeBlz

Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!

 

 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!

Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz


Onde assistir

ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.

Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.


Start list

Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →

Foto: LaPresse


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram