Primoz Roglic (Jumbo-Visma) é o vencedor final da 102ª Volta Ciclista a Catalunya após uma grande defesa de sua liderança na etapa final no Circuito de Montjuic, em Barcelona. O Esloveno chegou à linha de chegada com o Campeão Mundial Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), que conquistou a sua segunda vitória de etapa, após a sua vitória em La Molina, somando assim à sua já extensa lista de vitórias a histórica corrida catalã, uma das últimas corridas de etapa do WorldTour, que ele tinha para vencer.

Uma edição extraordinária da Volta a Catalunya 2023 fechou neste domingo, 26 de março, uma etapa final de 135,8 km com partida e chegada em Barcelona, com a inclusão do Alt de Begues (2ª categoria) na parte inicial da etapa e as seis subidas ao Alt del Castell de Montjuic (2ª categoria). Um final festivo que, como todos os anos, oferece um enorme espetáculo desportivo e público num cenário icônico da história do ciclismo internacional, no coração de Barcelona.

Em um início de etapa muito disputado, uma fuga de alto nível foi formada com o segundo colocado da última edição, o Campeão Equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), um Guillaume Martin (Cofidis) que tentava para lutar pela Classificação nas Montanhas, o Catalão David De La Cruz (Astana-Qazaquistão), Carlos Verona (Movistar Team), Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Simon Carr (EF Education-EasyPost), Mikel Bizkarra (Euskaltel Euskadi), Geoffrey Bouchard (Ag2r Citroën) e Tsgabu Grmay (Team Jayco-Alula), como sempre controlados por um ambicioso grupo de favoritos em um circuito final que sempre oferece uma bela batalha.

De La Cruz conseguiu se destacar sozinho nas primeiras voltas do circuito, mas para mais um dia a corrida virou um duelo entre os dois principais protagonistas da prova quando Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), que largou na etapa 10 segundos atrás do líder Primoz Roglic (Jumbo-Visma), voltou ao ataque a pouco menos de 30 km da linha de chegada, na terceira das seis voltas do circuito de Castell de Montjuic.

Como no dia anterior, Roglic, Evenepoel e Marc Soler (UAE Team Emirates) provaram ser os ciclistas mais fortes quando a estrada estava subindo. O ciclista catalão respondeu aos movimentos iniciais, mas foi interrompido quando Evenepoel voltou a atacar na parte mais difícil da subida no Castell a duas voltas do fim. O Belga e o Esloveno, duas das grandes referências do ciclismo internacional da atualidade, protagonizaram um novo capítulo deste duelo, o grande protagonista da Volta 2023, que culminou com a vitória de Evenepoel a sua segunda vitória de etapa na competição, após a sua conquista em La Molina.

Assim, Primoz Roglic sagrou-se vencedor da Volta a Catalunya 2023 com apenas 6s de vantagem sobre Remco Evenepoel, tendo também conquistado duas vitórias de etapas (Sant Feliu de Guíxols e Lo Port) e a Classificação por Pontos. Completaram o pódio de luxo, Evenepoel, vencedor das etapas de La Molina e Barcelona e das Classificações de Montanha e Melhor Jovem Ciclista e, em terceiro lugar, o Português João Almeida (UAE Team Emirates), repetindo o pódio da época passada. UAE Team Emirates como melhor equipe e como Melhor Catalão Marc Soler (UAE Team Emirates), 4º Classificado Final e grande protagonista, foram os outros prémios do pódio final, de uma edição da Volta para recordar.

João Almeida fez #Top3

O ciclista Português, João Almeida (UAE) se mostrou em ótima forma conquistando o terceiro lugar do pódio final da Volta a Catalunha 2023. Um resultado que levou a equipe a conquistar o título de melhor equipe e se favorecendo de um duelo particular dentro da casa, entre Almeida e o catalão Marc Soller (UAE), que venceu o troféu de Melhor Catalão.

Hastags da prova: #VoltaCatalunya102, #BikeBlz
Fonte e imagens: Volta a Catalunya

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Volta a Catalunha no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram