“Adoro vencer”, Wout van Aert.

Wout van Art pintou e bordou! Venceu na quarta-feira, e venceu também nesta quinta-feira, em Chaintré, depois de um final emocionante para coroar a etapa 5 da Critérium du Dauphiné, com uma velocidade incrível. A estrela Belga, derrotado por pouco nos últimos três dias, ultrapassou Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) com uma margem mínima, depois que os fugados foram pegos nos últimos 100 metros! Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) completou o pódio. Os 10 segundos de bónus fazem com que Van Aert aumente a sua liderança na Classificação Geral (GC) antes das três etapas finais.

Wout segue de amarelo

Até o último quilômetro, eu estava focado em pegar o freio e então rapidamente mudei para tentar fazer um bom sprint. Felizmente, Christophe [Laporte] fez uma puxada de mestre no final e antes de eu pedir aos meninos para fazer tudo o que podiam. Se até os caras do GC com 60kg puxarem na frente, você sabe que tem que terminar. É enorme vencer novamente no Dauphiné. Hoje foi muito difícil novamente pegar o intervalo. Eu precisava de todos os meus companheiros de equipe para preencher a lacuna e deu certo no final. Estou muito orgulhoso dos meus companheiros de equipe.” – Wout van Aert 

Etapa 5 – Destaques

A largada em Thizy-les-Bourgs viu 148 pilotos partirem para Chaintré, com 162,5 quilômetros no menu. Os fugitivos estavam inspirados e a batalha pela separação foi muito intensa, com 46,2 km percorridos na primeira hora!

3+2=5 pilotos na frente

Depois de muitas tentativas, a primeira subida do dia, o Col des Escorbans (cat.3, cume no km 27,9), serviu de trampolim para três ciclistas se lançarem na frente da prova: Fabien Doubey (TotalEnergies), seguido por Jan Bakelants (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Benjamin Thomas (Cofidis). E mais dois fugados partiram em perseguição, o camisa de bolinhas Pierre Rolland (B&B Hotels-KTM) e Benjamin Thomas (Cofidis). Eles preenchem a lacuna para os líderes na parte inferior da 2ª subida do dia, no Côte de Dun (cat.2, km 52,3). Enquanto a Jumbo-Visma controlava a diferença em menos de 3 minutos.

Batalha total entre o grupo e a fuga

Rolland levou os 5 pontos KOM no cume e depois voltou ao pelotão enquanto a BikeExchange-Jayco de Dylan Groenewegen começou a puxar para trás os quatro fugitivos restantes na frente. Eles reduziram a diferença para 1’15” com 70 km pro final. A fuga então acelera faltando 47,1 km na terceira hora a sua liderança está de volta para 2 minutos com 30 km na frente. Filippo Ganna (Grenadiers Ineos) marca o ritmo do grupo ao enfrentar a penúltima subida do dia, no Col du Bois Clair (cat.4). A estrela italiana reduz a diferença para 1’25” no cume (km 138,2).

Um final emocionante

A Ineos Granadiers mantém um ritmo forte na subida final, no Côte de Vergisson (cat.4, km 149,6). Groenewegen cai no último quilômetro de subida. No cume, o pelotão trilha por 35’’. E o velocista Holandês está 35’’ mais atrás. Thomas, Doubey, Bakelants e Schönberger ainda estão 10’’ à frente quando entram no último quilômetro. Até Primoz Roglic tem que dar uma volta na frente do grupo. A fuga acaba sendo pega nos últimos 100 metros, quando Wout van Aert (Jumbo-Visma) chega à vitória logo à frente de Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe).

Wout na apresentação da etapa


PRÓXIMA ETAPA

Etapa 6 – Média montanha (2958 m)

Rives > Gap (197 km)

Muita subida, mas a montanha categorizada final está a 60 quilômetros da chegada. É seguida de um looooongo falso plano, então é muito difícil um ciclista seguir solo de lá. Nos últimos 10 quilômetros, uma rampa de 3km antes da descida final é o “sweet spot”.

Image

* Título por Allan Alemeida
Fotos: Aurélien Vialatte
Fonte: Tradução livre do release oficinal da prova


Onde assistir a Criterium du Dauphiné?

ESPN

ESPN/ESPN Watch é o canal oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo.

GCN+/Eurosport

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver algumas provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Em muitos casos, não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site que transmite todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que, além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.

TacoPapo BikeBlz

Você pode conferir quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), o nosso programa semanal com Junimba e Allan Almeida, trazendo o melhor das principais corridas, destaques e comentários de tudo ao redor do mundo do ciclismo. Sempre no velho e bom português. Confira o próximo!

 

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, Instagram, no Twitch, no Facebook e também no Spotify!

Hastags da prova: #Dauphiné, #TacoPapo, #BikeBlz


Onde assistir

ESPN/ESPN Watch com Renan do Couto e Celso Anderson (serviço de TV a cabo), Eurosport/GCN+ (serviço pago de assinatura, disponível em inglês, francês, alemão e italiano), Tiz Cycling, Taco Papo, com Junimba e Allan Almeida, quase todo domingo às 18h (BRA)/21h (POR), contando tudo o que rolou no Twitter, Twitch, Facebook e Youtube do BikeBlz.

Acompanhe os horários da corrida no nosso #RACEDAY, todo dia às 7h no nosso feed do Twiiter.


Start list

Confira aqui os ciclistas confirmados na corrida.

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

A Critérium du Dauphiné tem Velogames e você pode participar da nossa Liga BikeBlz. Venha se divertir com a gente. O código da nossa Liga é #13044627. Não perca!
Monte agora o seu time e divirta-se →

Foto: LaPresse


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram