O ciclista de Thurgau, Stefan Küng (Groupama-FDJ) venceu o contra-relógio de abertura do Tour de Suisse 2023 e recebeu a Camisa de Líder da competição. Em uma corrida emocionante ao redor do alto Sihlsee, perto de Einsiedeln, ele segurou as duas superestrelas Belgas Remco Evenepoel (Soudal–Quick-Step) e Wout van Aert (Jumbo-Visma) e conseguiu uma vantagem de 6 segundos e 10 segundos, respectivamente. Pela terceira vez, Stefan Küng vence um contra-relógio individual do Tour de Suisse e assim garante um dia feliz na Suíça.

Um peso enorme caí do meu coração. Cheguei perto de vencer tantas grandes corridas. O fato de hoje ter bastado me enche de satisfação. Não há nada melhor do que vencer na frente de sua família e na Suíça.” – Stefan Küng

Apesar de sua força no contra-relógio individual, esta vitória foi uma surpresa, já que Küng viajou para o tour quase imediatamente após um campo de treinamento em alta altitude e ainda não se sentia 100% em forma. Após a vitória, Küng deixou em aberto se disputaria a Classificação Geral como no ano passado: “Com certeza vou defender a camisa pelo maior tempo possível. Amanhã isso ainda deve ser possível em Nottwil. E depois olhamos dia a dia.” No ano passado classificou-se em 5º da Geral, embora não seja considerado um especialista em circuitos.

50 segundos atrasado para o suíço Hoffnung Mäder

A corrida desenvolveu-se de forma imprevisível nas primeiras horas. A mudança do vento fez com que alguns ciclistas perdessem muito tempo nos primeiros 12,7 quilômetros do Tour de Suisse de 8 dias. Gino Mäder, a maior esperança da Suíça para uma posição de liderança na Classificação Geral, perdeu 50 segundos para o favorito Remco Evenepoel. Na entrevista de encerramento, ele afirmou que ainda não conseguiu avaliar seu desempenho. Os melhores ciclistas teriam então que colocar suas cartas na mesa a caminho de Villars-Sur-Ollon ou Leukerbad, o mais tardar.

Homenagem aos preciosos ajudantes Schär

A comitiva do Tour de Suisse permanecerá no centro da Suíça amanhã. A corrida segue por um atraente percurso montanhoso ao redor do Lago Sempach, de Beromünster a Nottwil. A etapa também pode ser vista como uma homenagem ao ciclista profissional suíço Michael Schär. O atleta de 37 anos está se aposentando no final da temporada após 18 anos como profissional e está em casa na região. Ele é considerado um dos gregários mais valiosos do pelotão profissional e, entre outras coisas, levou Cadel Evans à vitória no Tour de France em 2011.

Stephan Küng venceu o contrarrelógio de abertura da corrida

Fonte e Fotos: Tour de Suisse


PRÓXIMA ETAPA

Segunda, 12.06.2023

ETAPA 2

BEROMÜNSTER – NOTTWIL

173,7 km – Plano


Onde assistir o Tour da Suíça?

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Criterium du Dauphiné tem o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Tour da Suíça no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram