A Etapa 1 do UAE Tour produziu o sprint mais próximo da história da corrida, com Tim Merlier (Soudal Quick-Step) superando Caleb Ewan (Lotto Dstny) pela margem mais apertada para assumir o controle da Camisa Vermelha de Líder da Corrida.

Merlier e Ewan trabalharam de forma brilhante em um grupo de 12 ciclistas que se afastaram durante a hora final de ação e depois foi de igual para igual ao longo da orla marítima de Al Mirfa. A dupla estava tão perto da linha de chegada que o júri da corrida levou cerca de 15 minutos para decidir o resultado da etapa, com Merlier finalmente coroado vitorioso.

A etapa Presight.ai começou no Castelo de Al Dhafra e ventos cruzados no deserto fizeram um dia dramático no selim. O pelotão se dividiu em vários escalões quase assim que a ação começou com 24 ciclistas, incluindo Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Sam Bennett (Bora – Hansgrohe) e Luke Plapp (Ineos Grenadiers) avançando na liderança da corrida.

As atuações de Plapp nos dois sprints intermediários garantiram que ele ganhasse a Camisa Preta, e foi logo após o segundo sprint intermediário que um segundo grupo com Mark Cavendish (Astana Qazaqstan Team), Dylan Groenewegen (Team Jayco Alula) e Ewan recuperou momentaneamente o contato com o líderes.

Esse estado de jogo não durou muito, com 12 ciclistas se afastando novamente e ficando à frente para disputar a vitória, com Merlier e Ewan provando serem os finalistas mais rápidos. Cavendish, por sua vez, conquistou o terceiro lugar na etapa, com Plapp adicionando a Camisa Branca à Camisa Preta que havia garantido no início da etapa ao terminar também no grupo da frente.

O vencedor da etapa e titular da Camisa Vermelha e Verde, Tim Merlier, disse na coletiva de imprensa pós-etapa:

Estou muito feliz com esta vitória. Recentemente me tornei pai e isso me deu muita motivação. Foi uma corrida difícil. Quando a corrida é dura, sou um dos mais fortes no final e acredito que posso vencer. Fizemos um bom trabalho como equipe, e também para a Classificação Geral. Também corremos por Remco Evenepoel hoje. Ele foi o mais forte. Levou-nos à vitória. No ano passado tive de esperar que o Tirreno-Adriatico conseguisse a minha primeira vitória, agora já tenho duas vitórias esta época – uma na estrada e outra no ciclocross.”

Instagram