Eu nunca imaginei que um dia fosse morar na Europa. Aprender alemão? Só sabia falar Beckenbauer e Kraftwerk! Meus amigos surpresos perguntam: “Logo você Junimba? O que foi fazer aí? O maior Baiano-Carioca do Rio? O cara que conhece todos os buracos da Lapa a Grumari?” Pois é, eu já me fiz essa pergunta. Não sei bem a resposta, mas agora eu também conheço do Mitte a Schöneberg de olhos fechados e isso é bacana também. Mas é sempre bom não esquecer de se beliscar de vez em quando.

Tour do Junimba – Etapa 1 (Bavária – Zurique)

Por outro lado, nesse tempo, parece que a minha memória fotográfica foi multiplicada por mil! Acumulei tanta informação nova de lugares, pessoas e paisagens  que não sei onde achei espaço para tanto, mas tenha certeza: elas ficarão gravadas para sempre. Um amigo me disse, antes de me mudar para cá, que eu iria conhecer coisas que eu nem sabia que existiam. Ele não devia ter me falado isso, mas a verdade é que isso atiçou a minha curiosidade e se provou aqui a mais pura verdade.

E o Tour do Junimba? Bem, o Tour do Junimba é mais um desses desafios que você propõe para si mesmo, daqueles que todo ciclista faz. ‘Essa é a última ladeira…’. Vamos ver quem chega primeiro lá em cima? É gostar de sofrer. Você sabe como é isso. Se desafiar, descobrir novos pontos de vista com o único objetivo de superar a si mesmo.

Tour do Junimba – Etapa 2 (Zurique – Zweisimmen)

Tenho o desejo de escalar, com a minha bike, as mais famosas montanhas do mundo. Sou apaixonado pela beleza das montanhas. Pelos picos clássicos do Tour de France, do Giro, da Vuelta…da vida. Foi assim com o Tourmalet na França (ainda com vídeos inéditos) e agora chegou a vez do famoso Furka Pass.

Assim como nunca imaginei morar em Berlim, conhecer a Suíça também nunca havia passado pela minha cabeça. Os Alpes Suícos? Eu estava satisfeito em conhecer e sofrer apenas nos ‘Alpes Cariocas’, que me perdoe o Prof. Walter Tuche, mas para mim, os ‘Alpes Cariocas’ são ainda os mais bonitos do Mundo, mas eu adoro colecionar histórias e claro paisagens. Ou será postagens? 🙂 Mas preciso dizer o seguinte: os Alpes originais, os Suíços, são uma porrada! POW! Trazem uma combinação única e inacreditável da grandiosidade da natureza. Um lugar mágico. Para ficar boquiaberto a cada nova curva, nova trilha, nova montanha. As vezes você nem acredita no que vê. É meio surreal…

Tour do Junimba – Etapa 3 (Grosse Scheidegg)

E para cruzar de uma lado pro outro essas montanhas enormes, existem essas ‘Passagens’ (Pass/Passo). Muitas famosas! Como o Col do Galibier na França, o Passo Gavia na Itália e o Furka Pass na Suíca, que já foi inclusive, parte de um filme de 007 (Goldfinger, 1964), estrelado por Sean Connery.

A região de Lauterbrunnen onde fiquei, é inacreditavelmente estonteante. Um vale com mais de 70 cachoeiras, com linhas de trens morro acima que passam dos 2000 m de altura e as montanhas são tão grandes que chegam a dar medo. No topo de uma delas, no Piz Gloria, existe inclusive um skyline temático do 007 a 2.970 metros. Mas não fui lá não, meu tesão era outro: escalar o Furka Pass!

E para contar essa história, reuni nesses 4 episódios, ou melhor…4 etapas, toda essa aventura com cenário de cinema. Espero que curtam, compartilhem e aproveitem. Sigo por aqui dividindo histórias e espero, inspirando também os seus pedais por esse Mundão. Beijo grande, Junimba.

Tour do Junimba – Etapa 4 – Etapa Rainha (Furka Pass)

 

Instagram