Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) conquistou sua terceira vitória no Giro d’Italia após um longo período de sem vitórias. Ele seguiu solo os últimos 19 km da etapa alpina para Cogne, vindo de um grupo da fuga que foi reduzido a três ciclistas. O Colombiano Santiago Buitrago (Bahrain) chegou à estação de esqui cross-country um minuto e meio depois, enquanto o Espanhol Antonio Pedrero (Movistar) completou o pódio. Não houve alteração na Classificação Geral, mantendo-se Richard Carapaz (Ineos Grenadier) na liderança, à frente de Jai Hindley (Bora Hansgrohe) e João Almeida (UAE), antes do segundo dia de descanso.

Giulio Ciccone venceu a Etapa 15 do Giro d’Italia

O ciclista da Trek-Segafredo, fazia parte de um pequeno grupo de fugados que não tinha candidatos à Classificação Geral e terminou bem à frente do segundo colocado, o Colombiano da Bahrain Santiago BuitragoCiccone foi o vencedor da Camisa de Montanhas da edição de 2019 do Grand Tour italiano. Em um dia tranquilo para a Classificação Geral, o líder Richard Carapaz ficou no pelotão principal, que continha todos os homens principais ciclistas que lutam pela GC e estava vários minutos atrás quando Ciccone cruzou.

Esta é a 3ª vitória de etapa de Giulio Ciccone no Giro d’Italia, após a etapa 10 para Sestola em 2016 e a etapa 16 para Ponte di Legno em 2019. É a 7ª vitória de Ciccone como profissional. A última foi no Trofeo Laigueglia em 16 de fevereiro de 2020.

Durante uma fase inicial agitada, o italiano se desgrudou do pelotão junto com 26 homens. À medida que a corrida avançava, Ciccone provou ser o escalador mais forte do grupo, então deixou seus últimos companheiros de fuga no pé da subida final. Não houve grandes ataques no grupo de favoritos, depois do emocionante dia de ontem. Apenas Guillaume Martin (Cofidis) aproveitou a penúltima subida para se desvencilhar e ganhar tempo.

“Esta é minha vitória mais bonita! É melhor que a Camisa Amarela no Tour de France, melhor que minhas primeiras vitórias no Giro, porque passei por momentos difíceis nos últimos dois anos, com quedas, doenças e Covid. Hoje me senti forte. Escolhi atacar sozinho com 19km pela frente porque era a parte mais íngreme da subida e não tinha certeza se conseguiria derrubar todos mais tarde.” – Giulio Ciccone

10ª Maglia Rosa para Richard Carapaz e 34º Maglia Ciclamino para Arnaud Démare. O francês detém o recorde entre os ciclistas ativos, à frente de Elia Viviani, com 33, e Mark Cavendish, com 23.

 

Richard Carapaz conquistou a Maglia Rosa na Etapa 14 e segue com ela

Tive um pequeno acidente no início do meu primeiro dia de Maglia Rosa, mas sem consequências. Só tive que trocar de bicicleta. Então foi tranquilo. O cenário da corrida foi muito bom. A primeira parte foi difícil. Então tivemos tudo sob controle.” – Richard Carapaz

Amanhã é dia de descanso pro Pelotão. O Giro volta na Terça.
Confira onde assistir e detalhes das próximas etapas do Giro d’Italia aqui.

Fotos: Alpozzi/D’Alberto/Ferrari/Paolone/LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 24.05.22

Etapa 16 – Alta montanha (5268 m)
SALÒ – APRICA

202 Km

A semana final é absolutamente brutal e os ciclistas vão se lançar nela com o dia mais pesado de escalada de toda a corrida, com 5250m de ganho de altitude. No centro desta etapa está o temível Mortirolo, mas essa nem é a parte mais difícil. A prova da etapa está há 1 7 km antes da linha de chegada e tem uma média de cerca de 10% nos últimos 6 km. Se alguém teve um dia de descanso difícil, então esta etapa é um assassino de corrida.

O PERCURSO
Uma etapa rainha nos Alpes, com mais de 5.000 m de ganho de altitude vertical. A etapa começa em Valsabbia, com uma longa subida (cerca de 30 km) até o Goletto di Cadino de 2.000 m. A rota desce no Val Camonica (com algumas passagens de nível ao longo do caminho) e sobe novamente, chegando a Edolo. A rota então aborda o Passo del Mortirolo vindo de Monno. Três quilômetros antes do cume, a estrada se estreita e os declives aumentam. Segue-se uma descida técnica, que conduz ao Grosio por estrada estreita (bastante íngreme em alguns pontos).

Depois de um trecho plano, a rota sobe novamente, em direção a Teglio (em estrada estreita, com inclinações superiores a 15% em alguns pontos), e depois desce rapidamente em direção a Tresenda, antes da subida final do Valico di Santa Cristina. A estrada larga e bem pavimentada na primeira parte (com dois túneis curtos ao longo do caminho), estreita-se assim que muda para o cume. A rota serpenteia em curvas pela floresta, com inclinações acentuadas, caindo brusca e rapidamente no final.

QUILÔMETROS FINAIS
A descida do Valico di Santa Cristina até o marco de 1.500 m é altamente técnica, em estrada estreita e com declives acentuados. No trecho de encerramento, o percurso sobe regularmente cerca de 3% até à meta (em cascalho).


Onde assistir ao Giro d’Itália?!

#TacoGiro BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro d’Italia em programas especias com participação da equipe do site.

Directv Go/Sky Brasil

Depois de quase duas décadas na ESPN, a transmissão oficial do Giro d’Italia para o Brasil, será feita este ano pelo novo canal de assinatura streaming Directv Go, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Horário da corrida

Horário local: 11:30h – 18h
Brasília: 6:30h – 13h

Start list

Confira a lista completa dos ciclistas aqui →


Velogames

Participe da nossa LIGA BikeBlz do Giro d’Itália no Velogames e venha se divertir com a gente com o melhor Fantasy Game de ciclismo. Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #Giro, #BikeBlz

Mas é legal divulgar canais não oficiais/piratas que fazem a transmissão das corridas?

Sinceramente não. O site BikeBlz recomenda a todos os seus seguidores que comprem os seus devidos pacotes de TV a Cabo ou assine um serviço de streaming disponível, principalmente para garantir a qualidade da transmissão, sem travamentos, imagens em HD e possibilidade de ver as provas quando você bem entender. Mas todos sabem que assistir ciclismo é uma tarefa por vezes hercúlea. Não passa em todo lugar, é difícil acompanhar…não é fácil.

Já foi bem pior pra falar a verdade, portanto por mais que não seja a mais legal das ações, acreditamos que assim, possibilitamos que mais gente tenha contato com o esporte e só assim ele poderá influenciar, crescer e atingir as massas. Em determinado momento, esse espectador passará a ser um seguidor e um consumidor do esporte. Comprará pacotes de TV ou streaming para ter mais qualidade de imagem. Contribuindo com toda a cadeia. Portanto dividir este conhecimento por agora, é o que mais achamos importante. Quanto mais gente tiver acesso ao esporte, seus incríveis atletas, suas lendas e histórias, mais gente ganha. Por isso que compartilhamos tudo isso aqui.


Siga o BikeBlz no Youtube, Twitter, Instagram, Twitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.

Instagram