Após conquistar sua segunda vitória individual contra o relógio hoje em Cesena e voltar a vestir a Maglia Rosa, com uma vantagem de 45” sobre Geraint Thomas, o Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), anunciou em comunicado em suas redes sociais, que estava abandonando o Giro d’Italia:

É com o coração pesado que anuncio que estou deixando o Giro d’Italia devido ao Covid 19. Depois de fazer um teste de rotina que, infelizmente, deu positivo. Minha experiência aqui foi muito especial e eu estava realmente ansioso para correr nas próximas duas semanas. Não posso agradecer o suficiente à equipe e aos pilotos, que sacrificaram tanto na preparação para o Giro. Estou orgulhoso de sair com duas vitórias de etapa e quatro camisas rosa. Grazie mille, Remco”, disse ele com tristeza. – Remco Evenepoel

Evenepoel liderava a Classificação Geral depois de ter vencido duas etapas: a primeira contra-relógio em Pescara e a deste domingo em Cesena. Não é o primeiro caso positivo no Giro, que há poucos dias teve Clemment Russo (Arkea-Samsic), Nicola Conci (Alpecin–Deceuninck), Giovanni Aleotti (Bora hansgrohe) e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers). Rigoberto Urán (EF-Education-EasyPost) neste domingo, também abandonou a corrida pelo mesmo motivo e um breve comunicado da equipe:

Rigoberto Urán testou positivo para Covid depois de apresentar sintomas esta tarde. Ele vai deixar o Giro e descansar antes de retomar a corrida”, explicou sua equipe, EF, em um breve comunicado.

Antes do maremoto, o furacão. O contrarrelógio da Etapa 9

Antes de Remco Evenepoel anunciar que estava abandonando a corrida por Covid, ele venceu o contrarrelógio de 35 km, por 1s e voltou a vestir a Maglia Rosa com uma vantagem de 45” sobre Thomas, 47” sobre Primoz Roglic e 50” sobre Geoghegan Hart, tornando-se um top 4 dos únicos vencedores gerais do Grand Tour antes do primeiro dia de descanso. Agora com o seu abandono, Geraint Thomas que estava em segundo, é o novo líder da Geral.

Após a corrida, Remco analisou a sua performance:

Eu não acho que eu andei muito bem. Comecei muito rápido e minha segunda parte não foi tão boa. Achei as pernas melhores na parte técnica porque consegui me recuperar um pouco. Não estava me sentindo muito bem na segunda parte com o vento contrário. É outra vitória de etapa, mas não foi meu melhor contra-relógio. Ir para as montanhas com a vantagem que tenho agora é muito bom, mas a Ineos com certeza terá alguns planos para me atacar. Mas temos uma equipe forte e muita confiança. Amanhã terei que me recuperar bem porque minhas duas últimas etapas não foram meus melhores dias. Em primeiro lugar, quero aproveitar esta vitória.” – Remco Evenepoel 

Mesmo com Covid, Remco venceu o ITT por 1s

Remco havia vencido o contra-relógio e está de regresso à Maglia Rosa, já que Andreas Leknessund (DSM) não conseguiu a impossível tarefa de defender o símbolo da liderança. Não voaram minutos entre os favoritos, como seria de esperar, mas apenas milésimos de segundo. Remco havia deixado para trás Geraint Thomas por apenas um segundo, e Tao Geoghegan Hart, distanciado por mais um segundo. Em suma, estávamos lidando com um contra-relógio individual com lacunas de tempo de sprint. Um caso bastante único.

Geraint Thomas é o novo líder do Giro

É exatamente por isso que Remco, como ele mesmo admitiu, não estava totalmente satisfeito com o sucesso: ele gostaria de ter ido para o primeiro dia de descanso com uma margem maior sobre seus rivais.

As duas últimas etapas não foram meus melhores dias, não dei meu melhor desempenho. Espero recuperar bem com o dia de descanso,” – Remco Evenepoel, visivelmente perturbado após a chegada.

Remco veste a Maglia Rosa pela última vez no Giro, antes de abandonar a corrida por Covid-19

Primož Roglič agora lutará contra a dupla Ineos Grenadiers, Thomas e Geoghegan Hart e entra na segunda semana em perfeitas condições físicas. Sem falar no indomável João Almeida, ainda perto o suficiente para ser considerado um candidato mais do que credível. Na terça-feira, em Scandiano, após o dia de descanso, Thomas agora é líder com Roglič a 2″, Geoghegan Hart a 5″ e Almeida a 22”, mas ainda estamos longe dos Alpes e será lá que toda a diferença será feita. E infelizmente agora sem Remco. Amanhã é dia de descanso no Giro.

Curiosidades

Remco Evenepoel é o primeiro Belga a vencer duas etapas em um único Giro desde 2015 (Philippe Gilbert em Monte Berico e Verbania). Levando em consideração o contra-relógio individual de mais de 10 km, este é o contra-relógio mais apertado do Giro d’Italia de todos os tempos, com os 4 primeiros ciclista em 4 segundos. Por apenas um segundo, Geraint Thomas perdeu a chance de se tornar o vencedor mais velho de um contra-relógio no Giro d’Italia.

Fonte: Giro d’Itália
Fotos: LaPresse


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 16.05.2023

ETAPA 10

Scandiano > Viareggio

196 km / Plano

Uma etapa ondulante que atravessa os Apeninos da Toscana, em direção ao Mar Tirreno. Seguindo ondulações cada vez mais longas, o percurso negocia a subida do Passo delle Radici, que, ao todo, pode ser considerada com quase 40 km de extensão. Com exceção dos últimos 3 km, os gradientes são fracos. Depois de uma descida rápida e técnica em Castelnuovo Garfagnana, a rota leva a uma curta subida até Monteperpoli. Uma longa descida falsa plana, passando nos arredores de Lucca, leva Camaiore até a costa e ao final.

Quilômetros finais
Os últimos 3 km são planos e retos ao longo da orla marítima, de Camaiore a Viareggio. A linha de chegada fica em uma estrada de asfalto de 8 m de largura.


Onde assistir o Giro d’Itália?

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro d Ítália este ano para o Brasil será feita pela primeira vez pelo novo canal de assinatura de streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Giro d’Itália terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o Giro d’Italia no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram