Annemiek van Vleuten (Movistar) conquistou sua 100ª vitória da sua carreira profissional, na segunda etapa do Giro Donne, assumindo a liderança na Classificação Geral. Cecile Uttrup Ludwig (FDJ Suez) e Juliette Labous foram as mais rápidas do pequeno grupo de perseguição.

Após o cancelamento do prólogo de abertura, a Etapa 2 do Giro Donne 2023 foi uma oportunidade aberta para as ciclistas estabelecerem uma posição inicial na Classificação Geral. No entanto, sem intervalos de tempo para a corrida, as chances de qualquer fuga ser permitida até a linha de chegada eram mínimas. No entanto, Susanne Andersen (Uno-X Pro Cycling Team) e Irene Mendez Melgarejo (Bizkaia-Durango) formaram uma fuga precoce, construindo uma vantagem de mais de três minutos. O pelotão ficou feliz em segurar o intervalo a essa distância, antes de enrolá-los lentamente na abordagem da única subida do dia.

Chegando na base da subida, o pelotão aumentou o ritmo, reduzindo a vantagem da fuga para 1’30”. Ao mesmo tempo, um pouco ameaçadoramente depois das tempestades de ontem, a garoa começou a cair constantemente. A fuga foi pega pelo pelotão no meio do Passo della Colla. À medida que os ataques começaram a sair do pelotão, a falta de cobertura afetou a narrativa da corrida. Poucos minutos depois, tudo foi revelado quando Annemiek van Vleuten (Movistar) chegou ao topo solo, em uma jogada característica. Cerca de 30 segundos atrás dela, Marta Cavalli (FDJ Suez) e Gaia Realini (Lidl-Trek) perseguiram desesperadamente a descida.

Um grupo maior que estava um pouco mais atrás na subida alcançou Cavalli e Realini na descida. O grupo ofereceu reforço com companheiras de equipe para ambas as ciclistas: Longo-Borghini (Lidl-Trek) para Realini e Evita Muzic (FDJ Suez) e Cecile Uttrup Ludwig para Cavalli. Também no grupo estavam Veronica Ewers (EF Education Tibco SVB), Ane Santesteban (Jayco AlUla), Juliette Labous (DSM Firmenich), Erica Magnaldi (UAE Team ADQ) e Mavi Garcia (Liv Racing TeqFind).

Apesar de FDJ Suez e Lidl-Trek terem números na perseguição, a diferença para van Vleuten continuou a se estender na corrida plana para a linha. Van Vleuten ergueu os braços para marcar sua 100ª vitória na UCI. Cerca de 40 segundos atrás, Veronica Ewers liderou as coisas, mas Uttrup Ludwig e Labous deram a volta para ocupar os lugares do pódio.

Results powered by FirstCycling.com

Fonte: Vox Women
Foto: Giro Donne 


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 02.07.2023

ETAPA 3

Formigine > Modena

102,1 km / Plano

Instagram