O Giro Donne terminou com um sprint entre duas italianas, com Chiara Consonni (Valcar Travel & Service) terminou à frente de Rachele Barbieri (Liv Racing Xstra) e Emma Norsgaard (Movistar). Consonni e Barbieri abriram espaço na curva final, que veio pouco antes da linha, e Consonni saiu na frente, conquistando sua primeira vitória no Giro Donne. Annemiek van Vleuten permaneceu segura e garantiu sua Maglia Rosa, tornando-se Tricampeã no Giro Donne em sua ilustre carreira.

Chiara Consonni venceu a última etapa do Giro Donne 22

A ação principal

A etapa final do Giro Donne foi plana: a GC foi decidida nas montanhas e agora era uma oportunidade final para as velocistas. Largando de Abano Terme a Pádua e terminando na praça Prata della Valle, a maior praça da Itália.

Eva Maria Gatscher (Team Mendelspeck) foi a primeira a atacar, mas foi apanhada a 10 km. Houve uma subida categorizada, Rovolon, no início da etapa. Elise Chabbey (Canyon–SRAM) atacou, somando o máximo de pontos, mas não foi suficiente para recuperar a liderança na competição pela Rainha das Montanhas; Kristen Faulkner (Bike Exchange) segurou a Camisa. O pelotão foi reduzido para 35 ciclistas durante a subida, mas o pódio da GC ainda estava seguro.

Niamh Fisher-Black (SD Worx), Victoire Berteau (Cofidis Women Team) e Sara Poidevin (EF Education Tibco SVB) foram para um ataque, mas foram pegas a 5 km. A dupla Krista Doebel-Hickok (EF-Education Tibco SVB) e Alessia Vigilia (Top Girls Fassa Bortolo) foram mais bem sucedidas: rapidamente conseguiram uma vantagem de 1’30”. Doebel-Hickok e Vigilia conquistaram o primeiro e o segundo pontos intermediários do sprint, mas Kristen Faulkner atacou do pelotão para levar o ponto final.

Pódio final da #GC: com Annemiek van Vleuten em primeiro, Marta Cavalli em segundo e Mavi Garcia em terceiro

Em pequena subida, Francesca Baroni (Aromitalia – Basso Bikes – Vaiano) atacou, seguida pela Campeã Nacional da Letónia, Anastasia Carbonari (Valcar Travel & Service). Elas não conseguiram no entanto, preencher a lacuna para os líderes e foram pegas nos próximos 10 km. Doebel-Hickok e Vigilia continuaram sozinhos, mas a diferença sempre pareceu administrável para as equipes em busca de um sprint: Trek-Segafredo e DSM estavam na frente do pelotão, pressionando a dupla.

Doebel-Hickok e Vigilia foram pegas com 4km para o final, e as equipes começaram a se alinhar, preparando-se para o sprint. Jumbo-Visma estava na frente com força a 2km do final; então a Trek-Segafredo assumiu o comando. Charlotte Kool, Lotte Kopecky e Elisa Balsamo estavam todas pairando perto da frente mas, há 400m do fim, a Valcar Travel & Service subiu para a dianteira. Consonni partiu cedo e, junto com Barbieri, elas voaram na curva final – que veio pouco antes da linha – e ficaram de fora das outras velocistas. Tudo se resumiu as duas italianas, e Consonni superou Barbieri na linha, conquistando sua quarta vitória nesta temporada.

Resultados

Como esperado, não houve mudanças na Classificação Geral no último dia: Annemiek van Vleuten (Movistar) venceu na Geral, com Marta Cavalli (FDJ Nouvelle-Aquitaine) em segundo e Mavi Garcia (UAE Team ADQ) completando o pódio em terceiro.

Annemiek é tricampeã do Giro Donne


Ouça o nosso último Spaces BikeBlz com os destaque do Giro Donne 22.

Fonte: WoxWomen


Acompanhe o nosso #RACEDAY e siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram