A Vuelta Femenina começou nesta segunda-feira com um emocionante contra-relógio por equipes em Torrevieja, no qual Jumbo-Visma liderou a classificação. A equipe holandesa estabeleceu o tempo mais rápido em 18’03” no percurso de 14,5 quilômetros. Um desempenho bom o suficiente para manter todos os seus rivais afastados. A Canyon//SRAM ficou apenas a um segundo de bater a Jumbo-Visma e teve de se contentar com o 2º lugar, enquanto a Trek-Segafredo terminou a 9” em 3º. A ciclista Britânica Anna Henderson foi a primeira atleta da Jumbo-Visma a cruzar a linha de chegada e, portanto, conquistou a Camisa Vermelha como primeira líder do GC deste evento que será retomado amanhã com uma etapa plana entre Orihuela e Pilar de la Horadada.

160 ciclistas distribuídas por 23 equipes largaram na 1ª etapa da La Vuelta Femenina 2023. A Sopela Women’s Team foi a primeira equipe na rampa de largada e também a primeira na linha de chegada com um tempo de 20’16” que foi superado minutos depois pela Massi-Tactic com 19’29”. A equipe catalã manteve-se firme no topo da classificação até que a primeira equipe feminina do WorldTour tomou a pista, com Israel PremierTech – Roland estabelecendo um novo tempo mais rápido em 19’03” que foi rapidamente superado pela St Michel-Mavic-Auber93 com 19’02”.

A Jumbo-Visma faturou todas as camisas da corrida na etapa 1

Uma disputa acirrada pela vitória

Tanto a Liv Racing–TeqFind quanto a Jayco–AlUla foram mais rápidas que St Michel–Mavic–Auber93 na linha de chegada, com 18’45” e 18’34” respectivamente. Mas não duraria muito no topo da classificação, já que a Jumbo-Visma acertou o cronômetro com 18’03” que nenhuma equipe conseguiu bater. No entanto, duas equipes chegaram perto: a Canyon//SRAM ficou a apenas um segundo de vencer a equipe holandesa, enquanto a Trek-Segafredo terminou nove segundos atrás do tempo da vitória. O Top5 foi completado pelo Movistar Team e pelo Team SD Worx, que foram 12” e 14” mais lentos que o Jumbo-Visma.

Estamos nas nuvens. Esta é a nossa primeira vitória da temporada. Estamos super felizes e super orgulhosas do que fizemos. Fizemos um reconhecimento de percurso muito bom e fizemos um plano muito bom junto com os treinadores da equipe. O trecho de subida de 5 km pro final foi a parte mais difícil do percurso. Colocamos Riejanne Markus, nossa especialista em TT, na frente para lidar com isso. Acreditámos umas nas outras e esta vitória é o resultado disso. Foi planejado para mim pegar a Camisa Vermelha? Eu nem deveria participar dessa corrida! Nos cem metros finais andei o mais rápido que pude, continuei indo e indo e me encontrei na primeira posição. E agora estou liderando a Vuelta, o que é incrível!”– Anna Henderson

Anna Henderson veste a primeira Camisa Vermelha da La Vuelta Feminina

Fonte: La Vuelta Feminina
Fotos: ASO


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 02.05.2023

ETAPA 2

Orihuela > Pilar de la Horadada

105,8 km / Plano

Etapa plana com início sinuoso, passando por vários povoados. Na sua parte final, as ciclistas terão de superar uma subida de 4ª categoria que determinará quem vestirá a primeira Camisa de Rainha da Montanha. Este desafio no final da etapa não deve impedir uma chegada em massa até a linha de chegada.



Onde assistir La Vuelta Feminina?

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming. A plataforma Star + reprisa as etapas.

RTVE

A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Nada que um VPN no navegador não resolva.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.



Velogames

O Giro d’Itália terá o seu Velogames, então venha se divertir com a gente! Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #372551612

→ Monte agora o seu time e divirta-se


 

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a La Vuelta Feminina no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram