Lorena Wiebes (SD Worx) venceu a Etapa 3 do Giro Donne com Marinne Vos (Jumbo Visma) e Chloé Dygert (Canyon//Sram Racing) completando o pódio, enquanto Annemiek van Vleuten (Movistar) manteve a liderança na Classificação Geral.

Como isso aconteceu

A etapa 3 do Giro Donne viu as ciclistas enfrentarem um percurso plano de 118 km de Formigine a Modena. Com a destacada velocista Lorena Wiebes (SD Worx) no pelotão, todos os olhos estavam voltados para SD Worx, mas várias outras equipes também estavam ansiosas para dar as velocista a oportunidade de vencer. Os primeiros ataques do dia vieram de Matilde Vitillo (BePink-Gold) e Iris Monticolo (Top Girls Fassa Bortolo) que rapidamente estabeleceram uma diferença de 30 segundos, a que se juntaram Noemi Lucrezia Eremite (GB Junior Team) e Sofia Rodriguez (Bizkaia-Durango). O quarteto aumentou sua vantagem para um minuto, antes de Rodriguez cair de volta para o pelotão.

Na perseguição, SD Worx surpreendentemente recuou, deixando outras equipes assumirem o controle, apesar de ter a ciclista mais rápido do pelotão. A pausa foi retomada na única subida categorizada do dia. A Movistar conseguiu a frente do pelotão para garantir que ninguém usasse a subida para escapar, mas Fem van Empel (Jumbo Visma) liderou e cruzou em primeira no topo, conquistando alguns pontos na Classificação de Rainha da Montanha (QOM).

Após a descida, houve um pouco de calmaria no pelotão, antes que uma série de novos ataques fosse lançada com cerca de 55 km restantes para o final. Giorgia Vettorello (BePink-Gold) conseguiu cortar o solo da frente. Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo) e Asia Zontone (Isolmant-Premac-Vittoria) cruzaram. A diferença para o trio pairou em torno de 30 segundos por um longo tempo, antes de se estender repentinamente para mais de um minuto.

Com o SD Worx ainda sentada, cabia a outras equipes trabalharem juntas para recuperar a brecha. O trio foi pego com cerca de 15 km do fim, e os trens da frente se alinharam nas estradas largas muito cedo. Fenix-Deceunink, DSM Firmintech e Movistar foram todas proeminentes e, com as velocidades altas, o pelotão estava muito tenso. Devido à complexidade da chegada, com estreitamento das estradas e paralelepípedos, havia sido previamente decidido que o tempo do GC seria de 1 km para o final, e nenhum segundo de bônus estaria disponível na linha de chegada.

Canyon // Sram Racing parecia forte, assumindo a frente para trazer Chloé Dygert para cima quando a estrada se estreitou. No final, foi uma finalização caótica, com o pelotão se dividindo e um pequeno grupo chegando à linha. Barbara Guarischi (SD Worx) lançou Wiebes para a frente, deu uma longa puxada e largou-a bem cedo, mas com grande velocidade. Wiebes não perdeu tempo em lançar sua corrida e, atrás dela, tudo o que alguém podia fazer era manter sua posição no turbilhão. Marianne Vos (Jumbo Visma) e Chloé Dygert (Canyon//Sram Racing) seguiram Wiebes para completar o pódio.

Results powered by FirstCycling.com

Fonte: Wox Women
Foto: Giro Donne


PRÓXIMA ETAPA

Segunda, 03.07.2023

ETAPA 4

Fidenza > Borgo Val di Taro

134,1 km / Média montanha (1825 m)

Instagram