Marianne Vos (Jumbo-Visma) venceu a sua segunda etapa do Tour de France Femmes, desta vez com a Camisa Amarela. Foi um dia montanhoso, sem muitos ataques, o que significou que a maioria das velocistas estavam lá para o final – com a notável exceção de Lorena Wiebes, que caiu em uma descida e perdeu sete minutos no final. Vos solidificou sua posição com a Camisa Amarela, levando dez segundos de bônus e ficando trinta segundos à frente de Silvia Persico (Valcar Travel & Service); embora seja improvável que ela mantenha a camisa nas montanhas neste fim de semana, ela claramente gostou de usá-la e a defendeu ferozmente.

Foi uma etapa montanhosa, com 129 km de Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim. Como sempre, foi um começo agressivo, com todas lutando para fazer a fuga do dia. Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) teve um começo de dia difícil: ela caiu na parte de trás do pelotão e teve uma dura perseguição de volta. Maike Boogaard (UAE Team ADQ) atacou, passando em primeiro na categoria quatro do Col d’Urbeis, com uma diferença de quinze segundos. Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) tirou o ponto de montanha restante do pelotão, continuando a montar uma forte defesa de sua camisa.

Etapa 6 com 129 km de Saint-Dié-des-Vosges a Rosheim

Com Boogaard de volta, os ataques continuaram a acontecer até que uma grande fuga se formou bem a tempo da cobertura televisiva: com quatorze fortes ciclistas, com quase todas as principais equipes representadas, incluindo Christine Majerus (SD Worx), Anna Henderson (Jumbo-Visma), Franziska Koch (Equipe DSM) e Audrey Cordon-Ragot (Trek-Segafredo). A responsabilidade de controlar a diferença caiu para Valcar Travel & Service e UAE Team ADQ, que perderam o intervalo. Valcar, em particular, queria manter a diferença baixa, alinhando-se na frente e recusando-se a deixar o intervalo ultrapassar 1’30”; Silvia Persico foi a segunda da GC, apenas vinte segundos atrás de Marianne Vos.

Joss Lowden (Uno-X) aproveitou a oportunidade para fazer incursões na Camisa de Bolinhas; ela liderou o intervalo na segunda e terceira subidas classificadas, subindo para a segunda na classificação de montanhas. Com 30 km para o final, a diferença para a fuga estava rapidamente caindo abaixo de um minuto; o grupo estava começando a fraturar, com Audrey Cordon-Ragot aplicando pressão na frente. Na subida final classificada, o grupo começou a desmoronar. Na descida, Anna Henderson e Christine Majerus usaram sua habilidade de descer para se distanciar. No grupo atrás, a pressão também aumentou: Grace Brown (FDJ Suez Futuroscope) atacou no topo da subida, com todos os grandes nomes disputando posição. Desastre para Lorena Wiebes: tendo se agarrado ao pelotão principal nas subidas, na esperança de uma vitória na etapa, ela caiu feio, acabando por chegar mais de sete minutos abaixo.

A fuga do dia

Por conta do acidente, a fuga teve um pouco mais de folga, mas a DSM passou para a frente, tentando fechar para Liane Lippert. Faltando 15km, Henderson atacou do resto da fuga, seguida por Marie Le Net (FDJ Suez Futuroscope) e Joss Lowden (Uno-X). Embora elas tenham trabalhado bem juntas, o pelotão estava chegando, e foi Marie Le Net quem atacou novamente, derrubando Henderson e Lowden e tentando contra-relógio até o final. No entanto, quando Ellen van Dijk (Trek-Segafredo), a atual recordista da hora, chegou à frente, ficou claro que ela seria iminentemente alcançada.

Liane Lippert (DSM) tentou um ataque, mas teve Elisa Longo Borghini (Trek-Segafredo) e Marianne Vos (Jumbo-Visma) em perseguição, fechando-a. Foi uma descida técnica, no encontro com a linha. Jumbo-Visma controlou, com Riejanne Markus na frente para Vos. Ao se aproximarem da flamme rouge, Vos ficou perto da frente, perfeitamente posicionada; ela tinha Karlijn Swinkels levando-a a frente, e então quando Swinkels saiu, Vos ficou na segunda roda atrás de Ellen van Dijk. Elisa Longo Borghini varreu uma curva para subir Elisa Balsamo, mas sem sucesso: quando Balsamo e Vos começaram o sprint, disputando a corrida entre si, mas Vos logo se afastou para a vitória.

Marianne Vos venceu o sprint final

Resultados

As dez primeiras da etapa de hoje são notáveis ​​por serem 7/10 italianos – Vos, Lotte Kopecky em terceiro e Kasia Niewiadoma em oitavo foram as únicas não italianas.

Vos continua a liderar tanto a Classificação Geral, quanto a Classificação por Pontos; ela agora tem uma vantagem decisiva sobre suas rivais mais próximas, Wiebes e Kopecky. O acidente de Wiebes hoje, e seu subsequente fracasso em disputar a etapa, podem ter feito perder qualquer chance de ganhar a Camisa Verde. Femke Gerritse continua a usar bolinhas – embora três subidas de categoria um esperem amanhã, com o Petit e o Grand Ballon. Julia Borgstrom (AG Insurance – NXTG Team) é a nova Camisa Branca, com Julie de Wilde caindo para o segundo lugar depois de chegar trinta segundos atrás hoje.

Fonte: WoxWomen
Fotos: A.S.O / Fabien Boukla, Thomas Maheux 


PRÓXIMA ETAPA

Sábado, 30.07.2022

ETAPA 7

SÉLESTAT > LE MARKSTEIN FELLERING
127,1 km / Alta montanha (1922 m)

Esta etapa marca o início da disputa nas montanhas e podemos esperar um dia brutal pela frente. Teremos três grandes montanhas categorizadas. A primeira delas, Petit Ballon (9,3Km, @8,1%), começa por volta do km 40. Caso a Classificação Geral já esteja mais definida, podemos ver algumas atletas buscarem a fuga. Possivelmente, os times das candidatas a Classificação Geral também tentem colocar alguém na fuga do dia. 

A segunda montanha do dia (Col du Platzerwasel, 7,1 km, @8,3%) começa logo após a descida do Petit Ballon e pode também servir como terreno de emboscada com seus trechos que batem 10% de inclinação. A subida final é o Grand Ballon (13,5 km, @6,7%), que vai testar as pernas das melhores escaladores antes da chegada em Le Markstein. 

→ Confira todas as etapas do Tour de France Femmes 2022

 


Onde assistir ao Tour de France Feminino 2022?

Nas redes sociais do BikeBlz: Youtube, Twitter, TwitchInstagram, Facebook e no #TacoPapo e Spaces BikeBlz

O BikeBlz fará uma cobertura super especial da prova, diretamente da França com o apoio da Clínica MOVE que permitirá que possamos estar lá ‘in loco’ para trazer para você ainda mais informação da corrida. Junimba e Adriana Nogueira serão os nossos correspondentes locais e por isso fiquem ainda mais ligados no BikeBlz para não perder nenhum detalhe deste evento que já é histórico.

Com o #TacoPapo, transmitimos AO VIVO todo Domingo às 18hs, mas também em episódios especiais, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, trazendo tudo sobre o Tour de France Femmes, além da nossa sala de aúdio no Twitter Spaces. Fique ligado na nossa programação divulgada primordialmente no Twitter.

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France Femmes também tem o seu Velogames e você já pode montar agora o seu time, então venha se divertir com a gente e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

→ Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE FEMMES 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos. E faremos uma cobertura especial e in loco da prova, direto da França com o apoio da Clínica MOVE.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram