Foi a vitória de etapa de número 31 do Giro Donne para Marianne Vos (Jumbo-Visma), vingando-se de Elisa Balsamo (Trek-Segafredo), depois de perder por poucos centímetros na etapa de ontem. Vos eletrizou habilmente nos quilômetros finais, com a Jumbo-Visma não optando por assumir a frente como fizeram ontem e lançando Vos mais cedo, forçando Balsamo a seguir, embora ainda estivesse atrás de sua embaladora, Elisa Longo Borghini e Charlotte Kool (Team DSM) se espremeu no espaço para terminar entre as duas.

A ação principal

A terceira etapa do Giro Donne foi outro dia relativamente plano, projetado para velocistas, correndo ao longo da costa da Sardenha, de Cala Gonone a Olbia. As temperaturas estavam altas, com as ciclistas começando o dia com gelo em suas camisas.

A primeira fuga foi solo, com Lara Vieceli (Ceratizit – WNT Pro Cycling); ela conseguiu uma diferença de mais de trinta segundos, mas foi pega aos 35 km da etapa. A segunda fuga foi novamente dominada pelas equipes continentais italianas. Um grupo líder foi composto por Marketa Hajkova (Bepink), Asia Zontone (Isolmant – Premac – Vittoria) e Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo), que teve dois minutos no pelotão. Atrás deles, um grupo perseguidor de oito se formou: Lucia Gonzalez (Bizkaia Durango), Giulia Marchesini e Gemma Sernissi (ambas Armoitalia – Basso Bikes – Vaiano), Giorgia Vettorello (Bepink), Jennifer Ducuara (Colômbia Tierra de Atletas – GW – Shimano), Katia Ragusa (Liv Racing Xstra), Alessia Missiaggia (Team Mendelspeck) e Alessia Vigilia (Top Girls Fassa Bortolo), pairando cerca de trinta segundos atrás das líderes.

A Trek-Segafredo repetiu a tática de ontem de alinhar na frente do pelotão, controlando o ritmo e a distância, para tentar buscar mais uma vitória de etapa para a Maglia Rosa, Elisa Balsamo. Faltando 30km, a distância entre as líderes e as perseguidoras não diminuía, algumas do grupo de perseguidoras perderam a paciência. Vigilia atacou e foi seguida por Ragusa; juntas, elas passaram a liderar. Ficou claro, no entanto, que as estradas planas não ofereciam chance de fuga, e as equipes das velocistas estavam diminuindo rapidamente a diferença.

As perseguidoras foram pegas com 15km de distância; as líderes, depois de alguns ataques breves e condenados, foram pegas com 7 km de distância. Quando as favoritas chegaram à frente, o pelotão foi esticado, quase fraturando sob a pressão da velocidade. BikeExchange, Trek-Segafredo, Movistar e Valcar Travel & Service foram todas proeminentes na frente; notavelmente, Jumbo-Visma não replicou a tática de ontem de ter toda a equipe alinhada na frente. Em vez disso, Marianne Vos, liderada por uma ciclista da Jumbo-Visma, ficou atrás da liderança de outras equipes.

Na reta final, Franziska Koch colocou Charlotte Kool em posição; ambas são partes essenciais da liderança imaculada de Lorena Wiebes. Balsamo estava atrás de Elisa Longo Borghini, que a guiava até a linha de chegada, assim como ontem – e assim como ontem, Marianne Vos abriu o sprint mais cedo. Ao contrário de ontem, no entanto, Balsamo não conseguiu ficar atrás de Vos, em seu deslizamento, e não conseguiu passar por cima dela. Em vez disso, foi Vos quem conquistou uma extraordinária 31ª vitória no Giro Donne.

Resultados

Apesar de perder a vitória na etapa de hoje, o terceiro lugar de Balsamo e os segundos de bônus que o acompanham foram suficientes para manter a Maglia Rosa, com Vos subindo para o segundo atrás dela e Georgia Baker (BikeExchange) em terceiro. Annemiek Van Vleuten (Movistar) permanece segura no meio dos dez primeiros, com Cavalli (FDJ Nouvelle-Aquitaine) subindo para décimo.

Balsamo também lidera a Classificação por Pontos, com Vos também em segundo. Franziska Brausse (Ceratizit-WNT Pro Cycling), depois de mais um dia plano, continua a liderar a Classificação das Montanhas.

Amanhã é dia de descanso. A prova volta na segunda-feira (4).

Fonte: WoxWomen


PRÓXIMA ETAPA

04/07

Etapa 4 – Média montanha (1774 m)

Cesena > Cesena (121 km)

Depois de um dia de “descanso”, onde todo o circo do Giro Donne (atletas, staff, mecânicos e carros de apoio) deixa a Sardenha rumo à Emilia-Romana, o pelotão vai encarar a primeira etapa com potencial de balançar a Classificação Geral. Serão três montanhas categorizadas, duas delas bastante íngremes. A chegada também será numa leve subida.


Onde assistir o Giro Donne 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no YoutubeTwitter, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Giro Donne em programas especias com participação da equipe do site.

 

DSports/Sky Brasil

A transmissão oficial do Giro Donne para o Brasil será feita pela primeira vez esse ano pelo novo canal de assinatura streaming DSports, com a narração de Sidney White e comentários de Leandro Bittar. Será bonito de ver. Requer assinatura.

RAI Internacional

Canal Italiano presente em diversos pacotes de TV por assinatura no Brasil, a RAI faz a transmissão da prova há anos e na língua local.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start list

Confira a lista completa das ciclistas aqui →


Velogames

O Giro Donne tem também o seu Velogames, e você poder participar da nossa Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se →

Hastags da prova: #GiroDonne22#BikeBlz


Acompanhe o nosso #RACEDAY e siga o BikeBlz no YoutubeTwitterInstagramTwitch e Facebook

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que você ama.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram