Antonia Niedermaier (Canyon – SRAM) deixou todas as favoritas para trás na etapa rainha do 34º Giro d’Italia Donne (WWT 2) e venceu uma corrida no nível WorldTour pela primeira vez em sua carreira. A jovem de 20 anos de Bad Aibling, na Alemanha, decidiu a quinta etapa ao longo de 105,6 quilômetros de Salassa a Ceres após um ataque pouco antes do penúltimo cume do dia e uma subseqüente corrida solo de cerca de 24 segundos com uma vantagem de nove segundos sobre a atual campeão Annemiek van Vleuten (Movistar) para si.

A detentora da Camisa Rosa, que sofreu uma queda na última descida, aumentou a vantagem na Classificação Geral ao ser a segunda colocada do dia, em que Niedermaier recuperou 12 posições e agora está na segunda posição na Geral.

Estou maravilhada, este é meu primeiro Giro. Eu ainda sou tão jovem e não consigo perceber isso ainda. Duvidei até o final se iria conseguir, só na linha de chegada tive certeza, é uma sensação muito boa”, disse Niedermaier, que dedicou a vitória à avó, falecida este ano.

Numa forte queda, também na última descida, a vencedora de ontem Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) sofreu ferimentos leves, apesar da queda, mas conseguiu terminar a etapa. No entanto, a Campeão Italiana, até então segunda na Classificação Geral, perdeu quase oito minutos e ficou muito atrás na classificação.

A 1min26s de Niedermaier e van Vleuten, a neozelandesa Niamh Fisher-Black (SD Worx) garantiu o terceiro lugar no sprint do grupo de quatro perseguidoras à frente da francesa Juliette Labous (DSM – firmenich) e da americana Veronica Ewers (EF Education – Tibco –SVB), em sexto lugar ficou Gaia Realini, companheira de equipe de Longo Borghini (+1:32).

Na Classificação Geral, van Vleuten está agora 2:07 minutos à frente de Niedermaier e 2:18 minutos à frente de Ewers, Juliette segue exatamente três minutos atrás na quarta posição à frente de Realini (+3:14).

Foi um dia tão difícil, acho que você pode ver isso no meu rosto. Conseguimos nosso objetivo de defender a Rosa. No final, também lutei pela vitória da etapa, mas o mais importante é que consegui ganhar tempo frente as outras ciclistas da classe”, disse van Vleuten na entrevista final, que aparentemente não foi informado sobre a queda de Longo Borghini. no momento.

Van Vleuten também lidera os Pontos e agora também a Classificação de Montanhas, Niedermaier assumiu a primeira posição na Classificação Jovem do Giro Donne.

Fonte: Rad Sport News
Foto: Giro Donne


PRÓXIMA ETAPA

Quarta, 05.07.2023

ETAPA 6

Canelli > Canelli

133,1 km / Média montanha (1367 m)

Hastags da prova:#GiroDonne2023CiclismonoDSports#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o GIRO DONNE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram