A Eurobike é a principal feira mundial para o negócio das bicicletas e é durante este evento que a indústria se conecta a parceiros e a grande mídia especializada para mostrar os seus lançamentos e revelar suas tendências e inovações do setor.
Além de promover as bikes e seus produtos relacionados, o evento conta ainda com um painel para debates chamado BIKE BIZ REVOLUTION que se denomina ‘uma conferência para visionários’, com o objetivo de gerar sinergias entre a indústria de bicicletas e pensadores não convencionais. Sabe-se lá o que isso significa, mas tive a oportunidade de ir lá pela primeira vez conferir de perto este evento e o que me chamou mais atenção você confere agora aqui e também pela hashtag #junimbanaeurobike no Twitter.
1. Cargo Bikes
Na Europa uma das grandes diferenças que vi comparado com o mercado brasileiro é a diversidade de opções disponíveis na categoria das Cargo Bikes, que são aquelas bikes para transporte de carga, usadas por aqui principalmente pelos maiores hipsters da paróquia, mas que também são muito usadas por pais que preferem levar as crianças na caçamba da bike no lugar dos tradicionais carrinhos de bebês. Opções não faltam…
Me chamaram atenção as belas bikes da Johansson Bikes e a trike japonesa Stroke com uma solução muita engenhosa. A americana Tern apresentou sua linha para empresas e a startup alemã Carla Cargo seus reboques-caçambas.
2. Óculos com retrovisor acoplado
Essa é digna do Professor Pardal! O TriEye é um óculos para prática esportiva que vêm com um mini-retrovisor acoplado, ampliando assim o seu campo de visão numa simples troca de olhar. Testei e é preciso uma certa prática para usá-lo, mas a invenção ganhou diversos prêmios, inclusive o de destaque de público na própria Eurobike. Não é o mais lindo dos óculos, mas se é para você ter mais segurança, acho que vale o investimento, mas aviso logo que não é Eurostyle. 🙂
3. Bikes para crianças
Outro mercado que é enorme e super desenvolvido na Europa se comparado ao mercado brasileiro é o mercado das bikes infantis. Você têm diferentes soluções e uma gama praticamente interminável de modelos para todas as idades, tamanhos e estilos.
A Sandwich Bikes tem uma linda coleção de bikes de montar. E achei ainda outras invenções que lembram uma bike, mas no fundo não sei mais se são. 🙂
Mas o meu destaque aqui, fica para o incrível projeto chamado Leg & Go Bike. Uma bike de peças intercambiáveis e de simples montagem que se adapta ao crescimento de uma criança dos 6 meses aos 6 anos! Simplesmente maravilhoso! O projeto ganhou a medalha de ouro no IF Awards deste ano, o prêmio mais importante do Design Mundial.
4. O novo e esquisito sistema de transmissão
Um dos grandes destaques e que atraia os olhares mais curiosos da Feira, era sem dúvida o novo sistema de transmissão da Ceramic Speed. Ainda em fase de testes, os modelos apresentados eram ainda protótipos, mas pela primeira vez, o sistema também estava montado numa Mountain Bike (MTB). Eu não quero nem imaginar como isso funciona no barro, mas achei esquisito, barulhento e com muitas áreas cortantes. Eu acho que não vinga em lugar nenhum, mas serve como uma prova de que a indústria está buscando novas soluções para a velha e boa magrela. Confira a geringonça funcionando aqui.
5. Treino indoor
O crescimento do esporte para uso indoor se reflete também na quantidade de aplicações e novos lançamentos para quem gosta de treinar em casa. Seja em função do frio, da preguiça ou do tempo. E assim, novos produtos relacionados a esta atividade, começam a aparecer para também ‘compor melhor o ambiente’ e deixar a sua casa porque não, também toda no ‘Eurostyle’.
Um ventilador para chamar de seu
É o caso do Kickr Headwind. ‘O primeiro ventilador inteligente de todos os tempos (sic!) e projetado com o ciclista em mente’. Controlado por sensor, à medida que a velocidade ou a frequência cardíaca aumentam, o ventilador também aumenta sua potência e pode passar dos 48 km/h!! Prepare-se porque é capaz de você se se sentir descendo o Angliru dado o tanto de vento na cara.
Pranchas de treino
Se os gráficos dos simuladores de treino estão cada vez melhores, nem sempre pedalar no Roller traz a mesma sensação de estar pedalando na rua. E pra resolver esse problema a SARIS apresentou na Eurobike o que promete ser ‘o futuro do treino indoor’. A plataforma de treino chamada ‘MP1 Nfinity Trainer Platform’ atraiu muita atenção dos visitantes ao conseguir transformar a pedalada no rolo, muito próxima do movimento real de se pedalar solto na rua. Isso graças a sua movimentação em todos os eixos e direções. Realmente a sensação é muito bacana e muito próxima da real. Deve entrar muito em breve no mercado e já tem preço anunciado: US$ 1200. Confira o vídeo que eu filmei na Eurobike.
Rollers de Treino
Os rollers claro também estão cada vez mais conectados, com respostas mais rápidas e fáceis de montar. A Tacx apresentou o seu NEO 2T Smart que foi totalmente redesenhado para dar mais torque, fazer menos barulho e principalmente com uma nova forma de encaixe, muito mais fácil de montar.
6. Folding e Compact Bikes
Eu diria que as bikes dobráveis estão começando uma segunda fase no seu desenvolvimento. Unindo a sua praticidade com os motores elétricos. Não é uma tarefa fácil, mas vi boas soluções e acho que este mercado atende cada vez mais pessoas que buscam um transporte fácil, leve e de simples locomoção.
Várias marcas chinesas apresentavam também seus produtos. Como a Feiwel e a bela solução da BESV. E achei até uma bike elétrica FIAT 500.
7. Acessórios
O mercado em torno da bike é interminável! E na Eurobike isso fica evidente na enorme quantidade de estandes e produtos apresentados que vão de pulseiras vibrantes com indicador de direção, como no caso da startup francesa onTracks, além de produtos específicos para o público feminino com no caso das sapatilhas da Giro, ou ainda os óculos Everysight, ‘o ciclo computador para pessoas, não bikes’ que traz com indicações gráficas que aparecem como miragem no visor.
Destaco ainda o protetor de dorso para Mountain Bikes (MTB) da POC e inúmeros modelos de capacetes, como este Aero 720 da BELL que provavelmente será o novo capacete do colombiano Nairo Quintana na sua nova equipe (Arkea) e observa-se que cada vez mais a nova tecnologia de proteção MIPS se espalha por diversos modelos e marcas. A EVOC, reconhecida marca de mala-bikes, apresentou a sua nova e enorme mala bike, o EVOC ROAD BIKE BAG PRO com um formato que deve fazer espanto no balcão do aeroporto. Haja dinheiro pra tudo isso!
8. Vestuário
As marcas de vestuário também não faltaram. E o marketing e a tecnologia embarcados em seus produtos fazem deles verdadeiros objetos de desejo. Me chamou particularmente atenção o estande da POC, uma marca que tem crescido cada vez mais neste mercado, com lindos e excelentes produtos.
9. Peter Sagan
Não se faz uma feira ou se promove um produto nesse esporte, se não tiver Peter Sagan como garoto propaganda. E foi com ele que a marca de óculos esportivos 100% aproveitou para anunciar o ‘Ultra Limited Edition Peter Sagan Speedtrap Featuring 24K’, um super óculos assinado pelo Tricampeão Mundial com uma impressionante lente de desempenho revestida a ouro de 24 quilates!!! E que terá todo o seu dinheiro arrecadado em prol da instituição de caridade Challenged Athletes Foundation (CAF). São apenas 50 unidades numeradas com cartões comemorativos assinados individualmente pelo Campeão. Segundo a marca, todos os rendimentos beneficiarão a Fundação e os óculos já estão sendo vendidos através de leilão. Quer arrematar um? Basta clicar aqui e abrir a carteira. O lance mínimo do próximo, de número #3, é de apenas US$ 1,650. Bela iniciativa! Parabéns Peter e 100%.
10. As Super Máquinas
Pra finalizar, claro não podiam ficar de fora as grandes atrações de um evento como este: As Super Bikes! Desejo de 10 entre 10 ciclistas pelo Mundo, as grandes marcas apresentaram seus lançamentos e deixaram todos de queixo caído. Destaque especial para o mercado em expansão das e-Bikes cada vez mais presentes tanto nas Roads quanto nas Mountain Bikes (MTB).
Destaques para as lindas italianas da De Rosa, como esta protótipo de Time Trial (TT) e a De Rosa SK projeto do estúdio de design responsável pelo desenho das Ferraris, o grande Pininfarina. Haviam também as sempre lindas Willier’s, como a Willier Trestina Cento 10 Híbrida, intitulada pela marca como ‘o futuro da e-Roads’ e que ganhou o prêmio de Melhor eROAD BIKE da feira. Realmente parece saída de um sonho.
Não podiam faltar claro, as verdes Bianchi (ou azul como preferir) com destaque para a bike de TT e Thriatlon Acquila CV, usada por Primoz Roglic ao vencer a etapa de Time Trial (TT) e se sagrar campeão da Vuelta da Espanha 2019.
Destaques ainda para a e-MTB Bianchi T-Tronik, ‘Para um verdadeiro MTBiker em busca dias épicos’ e também para a e-Road Bianchi Impulso. Mas incrível mesmo foi a Bianchi e-SUV Rally, com um desenho agressivo e chamada pela marca de a ‘e-MTB disruptiva’, com bateria de 720Wh seu quadro integra luzes, bateria e tudo mais que parece saída de um filme de Ficção Científica.
A Eurobike é realmente enorme! Para visitá-la você precisa de um mínimo de dois dias para conseguir ver todos os espaços e é capaz ainda de ficar algo de fora, mas sem dúvida alguma é o lugar ideal para todos que amam as bicicletas e se interessam por novidades deste setor.
Fotos: Junimba Simões.
Fotos de divulgação: Leg&Go Bikes e Kickr.