Viçosa do Ceará é uma cidade de pouco mais de 60 mil habitantes que fica no noroeste Cearense há cerca de 350 km da capital Fortaleza. Localizada no alto da Serra da Ibiapaba, a região que no passado era habitada por índios Tabajaras, foi fundada em 1700 por padres jesuítas que a chamaram de “Aldeia da Ibiapaba”, onde hoje se situa a cidade. O clima frio em pleno Ceará provocado pela altitude e pela Mata Atlântica original lhe rendeu o curioso apelido de ‘Suíça Brasileira’, mas a região vem sofrendo com o desmatamento e consequentemente com a mudança do clima. Próximo a cidade existe ainda o Parque Nacional de Ubajara que guarda cachoeiras, lindas paisagens e grutas.
Mas eu só vim saber sobre tudo isso dessa região porque eu conheci o Paulo Trator. Apesar do apelido, Paulo gosta mesmo é de pedalar e ‘tunar’ bikes clássicas, muitas vezes com combinações e experimentos que dão a elas muita personalidade. Paulo é bacharel em Educação Física e não liga muito para as bikes modernas com freios a disco, ‘full suspensions’ e sistemas eletrônicos. ‘Parece que você está num sofá!’, se diverte tirando sarro das bikes atuais.
Ele diz que gosta mesmo é de ‘sentir a bike’. Muitas das vezes acompanhado da esposa, ele desbrava a Serra de Ibiapaba em single tracks morro abaixo a bordo de algumas das suas bikes reformadas, como a Barra Circular 1970 que instalou um ‘Garmin de Fusca’ ou com uma das primeiras MTB lançadas que apareceram lá pelo Ceará, a Monark MBike 1992 ou ainda a Caloi 10 que encontrou abandonada e que ficou com ar de cassino com uma roda roleta. Segundo ele a diversão é igual. Ou quem sabe, até melhor!
#CiclismoBR O juizo é bem bonzinho, 40km/h a monark 1970 (Olé) tava para se desmanchar 😂😂😂😂 pic.twitter.com/wFUbDt4bNJ
— Paulo Trator (@tratorpaulo) July 13, 2020
Você confere agora esse papo que tive com ele, recheado de histórias e descobertas sobre esta curiosa e pouco explorada região do Ceará e claro, sobre sua paixão por reformar e curtir as bikes antigas. Espero que curtam e se divirtam como eu e o Paulo nos divertimos. Força na bota e vamos em frente! Muito obrigado, Paulão!
Quem quiser acompanhar as aventuras do Paulo Trator por Viçosa do Ceará, basta seguí-lo no twitter ou ainda no seu blog.