Após um solo de 10 km de Nokereberg, Demi Vollering (SD Workx) adicionou a Dwars door Vlaanderen ao seu palmares de conquistas após a Strade Bianche no início desta temporada. A vencedora do ano passado, Chiara Consonni (UAE Team ADQ) chegou em segundo lugar, com Marianne Vos (Jumbo-Visma) completando o pódio.

As mulheres iniciaram a sua 11ª edição no hipódromo de Waregem. Um passeio de cerca de 115 km as esperava com oito colinas e sete trechos de paralelepípedos ao longo do caminho. A primeira fuga veio em Kanarieberg, a terceira subida do dia. Lá foi Marlen Reusser (Team SD Worx), vencedora do Gent-Wevelgem, quem acendeu o pavio. Entre outras, Lippert (Movistart Team Women), Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick-Step), Vos (Team Jumbo-Visma) e Vollering (Team SD Worx) responderam, mas a festa não durou.

A 60 km da linha, Francesca Barale (Team DSM) e Victoire Berteau (Cofidis) tentaram sua chance. As duas se juntaram mais adiante a Cecilie Uttrup Ludwig (FDJ-Suez) e Van Agt (Team Jumbo-Visma), mas esta último teve que desistir à frente em Knokteberg. Enquanto isso, na perseguição, um grupo de elite formado por Reusser e Vollering (Team SD Worx), Lippert (Team DSM), Mackaj (Movistar Team Women), Van Anrooij (Trek-Segafredo), Moolman-Pasio (AG Insurance-Soudal Quick -Step) e Vos (Equipe Jumbo-Visma).

Para Vos, as coisas não estavam indo rápido o suficiente e então ela atacou pouco antes do topo do Hotond. A resposta veio de Reusser. Nas pedras da Maria-Borrestraat, as duas se juntaram à frente. Barale foi o primeiro a largar na frente, e não muito depois as coisas correram muito rápido para Uttrup Ludwig e Berteau também.

Vos e Reusser defenderam uma vantagem de apenas 20 segundos sobre o grupo perseguidor que incluía Vollering, Van Anrooij, Lippert, Mackaij e Moolman-Pasio. A diferença entre a frente e as perseguidoras permaneceu pequena. Na primeira passagem na Herlegemstraat, tudo deveria ser refeito faltando 16 km. Mackaij tentou, mas sem sucesso. A 10 km da linha, Vollering considerou que seu momento havia chegado. No ápice da subida final, em Nokereberg, a Holandesa partiu para o ataque sozinha e buscou a primeira vitória em Waregem. Vos respondeu, mas mal conseguiu se segurar.

Parte do time SD Works na DDV23, a Campeão Demi Vollering, Misha Bredewold e Marlen Reusser

Sob a bandeira dos últimos 5 km, Lippert fez mais uma tentativa e Vos também reagiu. Não foi possível para escapar, então um sprint decidiria o segundo e o terceiro lugares. No Verbindingsweg, foi a vencedora do ano passado, Chiara Consonni, que subiu ao pódio à frente de Vos. Mas isso estava muito atrás de Vollering, que pouco antes foi autorizado a triunfar sozinha no Verbindingsweg em Waregem.

Hastags da prova: #DDV23Women, #BikeBlz
Fonte e imagens: Dwars door Vlaanderen

Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre a Dwars door Vlaanderen no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram