A Etapa 1 caiu para 1º e 2º lugares para dois irmãos gêmeos, o primeiro na história do Tour de France. Adam e Simon Yates fizeram a final juntos. O vigoroso ciclista da UAE conquistou a vitória em Bilbao, enquanto seu companheiro de equipe Tadej Pogacar conquistou o terceiro lugar e quatro segundos de bônus em seu duelo com o atual campeão Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

A largada propriamente dita da 1ª etapa foi dada às 12h53. Cinco ciclistas decolaram rapidamente: Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty), Simon Guglielmi (Arkea-Samsic), Pascal Eenkhorn (Lotto-Dstny), Jonas Gregaard (Uno-X) e Valentin Ferron (TotalEnergies). Gregaard atacou para coroar a primeira subida categorizada na frente, 2’30” antes do pelotão, enquanto Eenkhorn conseguiu assumir o segundo lugar. Eenkhorn superou a subida de San Juan de Gaztelugatxae primeiro, à frente de Guglielmi, e assumiu a liderança virtual da Classificação KOM. Eenkhorn também venceu o sprint intermediário em Guernica, km 88, onde a diferença de tempo entre os cinco primeiros ciclistas e o pelotão caiu para um minuto. Jumbo-Visma, Alpecin-Deceuninck e Soudal-Quick Step foram as equipes mais ativas no comando do grupo.

Powless, primeiro Rei das Montanhas

Estavam perto de serem apanhados a 75km do fim, mas Guglielmi e Gregaard voltaram a acelerar e o grupo voltou a reunir-se com uma vantagem estável de 30”. O grupo estava lotado novamente com 50 km restantes. Os velocistas caíram na subida para Murga: Mark Cavendish (Astana), Alexander Kristoff (Uno-X), Caleb Ewan (Lotto–Dstny), Peter Sagan (Total Energies), Dylan Groenewegen (Jayco–AlUla), Fabio Jakobsen (Soudal–Quick-Step)… Jonas Abrahamsen conquistou um ponto KOM na liderança. Neilson Powless (EF Education-EasyPost) superou El Vivero na primeira posição, à frente de Georg Zimmerman (Intermarché-Circus-Wanty), o que significou levar a primeira Camisa de Bolinhas do Tour de France 2023. Seu companheiro de equipe Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) caiu na descida, junto com Enric Mas (Movistar), que se machucou e se tornou o primeiro homem a abandonar o 110º Tour de France.

Os gêmeos Yates fazem 1-2

Victor Lafay (Cofidis) foi o único ciclista capaz de acompanhar Tadej Pogacar (UAE) e Jonas Vingegaard (Jumob-Visma) até o topo da subida de Pike localizada a 9,6 km antes do final. Na descida, Adam e Simon Yates partiram após um pequeno reagrupamento. Eles percorreram os últimos 8 km juntos com uma vantagem de não mais que 15 segundos. Adam assumiu a liderança na subida final 400m antes da linha e manteve-se à frente enquanto seu companheiro de equipe Tadej Pogacar levantou os braços no ar, uma grande vitória para a UAE. 12 ciclistas, incluindo o atual Campeão Jonas Vingegaard, cruzaram a linha 12 segundos após o vencedor da etapa.

Fonte: Tour de France
Fotos: Pauline Ballet/Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Domingo, 02.07.2023

ETAPA 2

VITORIA-GASTEIZ > SAINT-SÉBASTIEN
208,9 km / Média montanha (2952 m)

Os familiarizados com o San Sebastián Classic encontrar-se-ão em território familiar, especialmente quando se trata dos oito quilómetros de subida do Jaizkibel, que sempre desempenham um papel decisivo na seleção durante esta prova. Além do cume, há uma queda de 20 quilômetros em Saint-Sébastien.

Hastags da prova: #TDF2023#BikeBlz

Siga o BikeBlz no Youtube, no TwitterTwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2023 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.

Instagram