Três anos após sua última vitória no Tour de France, Dylan Groenewegen (Bike Exchange) conquistou sua quinta vitória na etapa ao correr com sucesso em Sonderborg, derrotando Wout van Aert (Jumbo-Visma), Jasper Philipsen (Alpecin Deceuninck) e Peter Sagan (TotalEnergies) em uma final apertada. Van Aert seguirá com a Camisa Amarela para a França.

Magnus Cort saudado desde cedo por seus compatriotas

176 pilotos começaram a etapa 3 em Vejle e Magnus Cort (EF Education-Easypost) atacou logo cedo. Ninguém o seguiu. Ele alcançou uma vantagem de 6’40’’ após 20km de corrida. Mikkel Honoré (Quick Step-Alpha Vinyl) pegou as rédeas do pelotão para definir um ritmo constante, mais tarde retransmitido pelo veterano Philippe Gilbert (Lotto-Soudal).

Uma multidão nas ruas da Dinamarca tornou a festa ainda mais bonita

As equipes de velocistas mantiveram a diferença em torno de três minutos durante a maior parte da corrida, enquanto Cort ampliou sua liderança na classificação de Montanha em Koldingveg (km 27) e Heljsminde Strand (km 82), ambas Cat. 4, em que ele levou mais um ponto e ao longo de todo o tempo que ficou solo na fuga, levantou a multidão que acenava e vibrava com o ciclista da terra.

Magnus Cort ficou 130 km solo na fuga do dia

Van Aert primeiro no sprint intermediário, segundo no sprint final

Cort passou a linha do sprint intermediário em Christianfeld (km 90) 1’45’’ antes do pelotão. Wout van Aert venceu o sprint do grupo com Fabio Jakobsen (Quick Step-Alpha Vinyl) fechando em terceiro lugar, então o Belga ampliou sua vantagem na classificação por pontos.

Após esse esforço, a diferença de tempo foi inferior a um minuto (55’’), mas os perseguidores do pelotão decidiram abrandar e deixar Cort sozinho na liderança por mais alguns quilómetros. O Dinamarquês conquistou o sexto e último ponto KOM em disputa nas etapas realizadas em seu país e ampliou sua liderança na competição de escaladores. Ele foi alcançado com 52 km pro final, depois de 130 km na frente sozinho à frente de uma enorme multidão.

Quinta vitória do Tour de France para Groenewegen

Não houve tentativa de fuga para o restante da corrida. Sucessivamente, Alpecin-Deceuninck e Quick Step-Alpha Vinyl lideraram o grupo na corrida para o sprint do grupo após um acidente dividir o pelotão em duas partes. Todos os melhores velocistas estavam lá em cima. Michael Morkov (Quick Step-Alpha Vinyl) estava em posição perfeita na reta final de 800 metros, mas Fabio Jakobsen havia perdido a roda, então foi Christophe Laporte (Quick Step-Alpha Vinyl) quem deu a frente perfeita para van Aert. Peter Sagan tentou passar pelo lado direito, mas a diferença estava no meio do caminho, então Dylan Groenewegen, que tinha uma ótima velocidade máxima à sua disposição e escolheu o caminho certo para sua quinta vitória no Tour de France (depois de seus sucessos em 2018 e 2019). É seu grande retorno após o terrível acidente do Tour de Pologne 2020, que envolveu ele e Jakobsen. Ironicamente os dois primeiros vencedores dos sprints nessa edição do Tour de France.

Quinta vitória de etapa no Tour de France para Dylan Groenewegen

Hastags da prova: #TDF2022#BikeBlz
Fonte: Tour de France
Foto: ASO/Pauline Ballet, Charly Lopez


PRÓXIMA ETAPA

Terça, 05.07.2022

ETAPA 4

DUNKERQUE>CALAIS
171,5 km / Média montanha (1781 m)

Embora a etapa comece e termine no nível do mar, a quantidade de escaladas no meio, pode ser motivo de preocupação para os velocistas. O pelotão irá, por exemplo, dirigir-se às colinas de Flandres Ocidental e depois visitar as colinas de Boulonnais. É provável que haja muitos ataques de longo alcance, especialmente na seção final ao longo da costa, que pode ser ventosa: as subidas perto de Cap Gris-Nez e Cap Blanc-Nez podem ser decisivos.


 

Onde assistir ao Tour de France 2022?

#TacoPapo BikeBlz

Com programas transmitidos AO VIVO todo Domingo às 18hs, com participação de Junimba, Allan Almeida, Adriana Nogueira, Edwin Contreras e convidados, nos nossos canais no Twitter, Youtube, Twitch e Facebook, nós aqui do BikeBlz vamos cobrir o Tour de France em programas especias com participação da equipe do site.

 

ESPN 3/Star +

ESPN 3 / Star + é o canal a oficial da prova para o Brasil com excelentes narrações do garoto de ouro da casa Renan do Couto e comentários do já folclórico Celso Anderson. Requer pacote de assinatura de TV a cabo e/ou streaming.

GCN+

GCN+ é um pacote de assinatura exclusivo de ciclismo, com transmissão do canal Eurosport (disponível apenas em inglês, francês, alemão e italiano). Corridas ao vivo ou por demanda de todas as provas do calendário. Tanto as provas masculinas, quanto as femininas, incluindo a temporada de Cyclocross. As provas têm transmissão geralmente de dois ex-ciclista profissionais: o excelente Sean Kelly (9X campeão de Clássicas Monumento, vencedor da Vuelta a España de 1988 e várias vitórias no Giro di Lombardia, Milan-San Remo, Paris-Roubaix e Liège-Bastogne- Liège) e Brian Smith. Algumas provas recebem também a excelente comentarista holandesa, José Been. Para ver as provas no Brasil é necessário instalar um VPN no navegador/browser, para simular um IP, destravando assim o bloqueio de geolocalização. Não é necessário fazer a assinatura do VPN. A sua versão gratuita atende bem.

Tiz-Cycling

Tiz-Cycling é um site pirata que transmite ilegalmente e de graça o sinal de todas as provas de ciclismo do mundo. As Grandes Voltas (GTs), os campeonatos nacionais, as Clássicas Belgas, Paris-Roubaix, ciclismo feminino, cyclocross. Tudo! Veja a nossa ENTREVISTA EXCLUSIVA com 10 perguntas para o canal Tiz Cycling. Descobrimos que além de norte-coreano, apenas 3 pessoas são responsáveis pelo site. Todos malucos por ciclismo. Só pode.


Start List

Confira a lista completa dos atletas aqui →


Velogames

O Tour de France claro terá o seu Velogames e é sempre um dos mais animados e disputados, então venha se divertir com a gente. Monte agora o seu time e participe da nossa Liga BikeBlz > #13044627

Monte agora o seu time e divirta-se


Siga o BikeBlz no Youtube, no Twitter, TwitchInstagram e também no Facebook

Acompanhe tudo sobre o TOUR DE FRANCE 2022 no BikeBlz

Todo dia pela manhã, publicamos as informações do #RACEDAY para você ficar por dentro das corridas e das etapas do dia. Siga-nos nas nossa redes sociais e nunca mais perca uma corrida do esporte que tanto amamos.


Twitter @BikeBlz

[custom-twitter-feeds screenname = bikeblz]

Instagram